Os Invencíveis Azuis e Brancos: Fraco na táctica, mas com futuro.

Tradutor

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fraco na táctica, mas com futuro.




A imprensa da treta que idolatra ídolos de pés de barro, desde que os mesmos sejam das cores ou preferências dos jornalistas, tenta a todo o custo cavalgar a onda do descontentamento que alguns adeptos azuis e brancos manifestaram, após 2 empates e uma derrota, no ainda curto e imberbe reinado de Vítor Pereira, mesmo depois de uma categórica e expressiva vitória alcançada em Coimbra, contra uma das melhores equipas deste campeonato.

A insistência na tecla de que 55% do inquiridos azuis e brancos, se sentem ainda insatisfeitos, é a prova de que se pretende a todo o custo criar confusão e descrença, numa casa que nos últimos anos esmaga e de que maneira, os concorrentes diretos e representantes da capital do outrora império português, quer em termos de conquistas efetivas de troféus nacionais, quer internacionais.

Este tipo de comunicação, nesta altura da inversão do trajeto descendente da equipa e principalmente do seu técnico principal, não é inocente.
Não se pretende informar, pois caso contrário a notícia teria que nos enquadrar no critério do arranque desta época competitiva, bem como no período curto da analise dos acontecimentos, e da valia dos competidores em disputa, bem como na escolha de Vítor Pereira, dando o corpo às balas, aceitou o desafio de assumir o projeto do qual antecipadamente outros tinham preparado, mas que fugiram do mesmo a sete pés, por medo e complexos de inferioridade perante o papão Barcelona.

Na nossa opinião, aceita e mitiga este tipo de notícias, quem for mesmo distraído e não pensar pela sua cabeça, deixando-se influenciar por pseudo defensores da verdade, mas que não são mais do que meros bonecos e moços de recados, na persecução da estratégia dos adversários e inimigos do F.C.Porto.

Um verdadeiro portista, não se deve esquecer que Vítor Pereira demonstrou uma verdadeira coragem de líder, num momento tão conturbado para a vida da sua equipa principal de futebol, ao colocar o convite do Presidente em primeiro lugar, quando teria sido muito mais cómodo ter seguido o seu anterior chefe para um principesco lugar como adjunto do Chelsea.

Para quem nunca treinou um clube da primeira divisão, nem tem a experiência de ter servido como adjunto do “Special One” durante 10 anos, Vítor Pereira tem vindo a demonstrar ter capacidades mais que suficientes, para conseguir levar esta empreitada a bom porto.
Não é reconhecido como o mestre da táctica por 44,5% dos inquiridos, pois também não o poderia ser, já que esse título está entregue ao seu adversário de encarnado vestido. Não se esqueça, é que para quem está a começar, ter já o reconhecimento de 36,9%, de como faz uma boa leitura táctica, é já um bom indicador, e com um pouco mais de calma, e principalmente de sorte, poderá chegar ao topo, fazendo os mesmos ou melhores números que o seu antecessor.

Se nos lembrar-mos da quantidade de bolas aos ferros, bem como algumas defesas impossíveis como aquela que Artur faz ao primeiro remate de Hulk, hoje não estaríamos a ver este tipo de inquéritos mas se calhar a questionar, como é que é possível o FCP, voltar a acertar em cheio na contratação de mais um treinador, enquanto questionaríamos a Jorge Jesus, ou de Domingos.

Quanto a Vítor Pereira e na nossa opinião, o mesmo ainda assim cometeu erros. Mas isso é normal, quando temos cabeça e queremos pensar pela nossa, em vez de facilmente copiar o que outros fazem, ou fizeram.

Arriscou e deu-se mal? É natural, pois tentou que a equipa fizesse aquilo que os adversários nunca esperariam, e acima de tudo fizesse algo de novo em tão pouco espaço de tempo.

Mas qual foi o seu maior pecado até ao momento?
O de não ter percebido que no F.C.Porto a cultura de vitória está tão enraizada que qualquer jogo é disputado como se de uma final se tratasse, e que por isso não existe tempo para testar e consolidar novos processos, já que a vitória e sempre a vitória, é o que mais interessa.

Em conclusão.
Este inquérito demonstra que a concorrência está a ficar nervosa, pois a estrutura Azul e Branca abanou, mas não caiu, e V.P. mostrou que aprendeu e adaptou-se rapidamente.
O jogo em Coimbra, é exemplo disso mesmo. Processos simples, e comodidade em defender mais atrás, obrigando o adversário a avançar e a expor o seu último reduto. Falta ainda ganhar o aspecto físico, já que o desgaste acumulado nos primeiros jogos do campeonato e da supertaça europeia, foram demasiados.

No fundo, este estudo mais não é do que a demonstração de que a estratégia delineada pelos adversários durante o defeso, em que alguns já consideravam uma vitória fácil no campeonato, após a fuga do principal e vitorioso treinador, bem como do principal goleador do F.C.Porto, lhes iria permitir ultrapassar facilmente a grande desvantagem que tiveram no passado recente para com o F.C.Porto, está contudo presa por mosquitos, e que mais cedo ou mais tarde, irá ruir que nem um castelo de areia.

Esta notícia, num dos jornais de maior tiragem, revela já algum desnorte por parte da concorrência, pois o F.C.Porto para alcançar e manter o primeiro lugar da liga, ainda não teve que apresentar um índice de competitividade e velocidade tão elevado como os seus concorrentes diretos, que já se encontram no máximo da sua forma física, e que com o continuar do campeonato em moldes normais, lá para o meio ou no ultimo terço, se venham a revelar em lesões complicadas dos seus jogadores, como aconteceu no passado recente.

Assim se V.P. conseguir vencer este campeonato, como tudo parece indicar ,devido à quantidade e qualidade inquestionável de alguns reforços que ainda não foram utilizados, será mais um enorme elefante que terão que engolir, pois esta vitória, mais não é, do que uma aposta pessoal de Pinto da Costa, essa personagem tão mal interpretada e odiada pela maioria do povo português adversário das cores Azuis e Brancas.

Acreditamos e desejamos que V.P., nestas ultimas semanas algo conturbadas, tenha percebido quem são os seus amigos e apoios, bem como deva ter percebido, que no futebol e como em tudo na vida, é preciso ter muita sorte, e que nesse aspecto o seu anterior chefe, lhe levava alguma vantagem.

Para isso e se nos permite meu caro V.P., para que a sorte também lhe sorria, apareça mais sorridente e com ar mais desinibido, e não tão zangado e circunspecto, pois essa sua postura causará estranheza no adversário, bem como transmitirá também mais confiança aos seus jogadores, que mais não são do que uns meninos mimados à espera de reconhecimento pelas excelentes acrobacias que fazem com a bola, e pode ser que a sorte lhe retribua o seu sorriso, com uma grande fezada.

1 comentário:

  1. Muito bom post, pontos todos tocados, com clarividência e conhecimento. Apenas acrescento que eles sabem muito bem que o tempo corre a nosso favor... Com tranquilidade e cabecinhas no lugar, vamos, é minha convicção, aparecer a um nível alto e atingir os objectivos propostos.

    Vou colocar o link no meu blog

    Abraço

    ResponderEliminar