Os Invencíveis Azuis e Brancos: O mítico "Jogador à Porto".

Tradutor

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O mítico "Jogador à Porto".

Um dos momentos altos da expressão um jogador à Porto, teve lugar em Abril de 2008, quando Pinto da Costa concedeu uma entrevista à revista Visão; Na altura o presidente portista disse não cobiçar nenhum jogador do Benfica, mas notou que em Alvalade, havia um João Moutinho à Porto. A mudança do jogador internacional português viria a consumar-se no verão de 2010, e com ele chegava a expectativa de se perceber se o médio conseguiria identificar-se com a famosa frase, e principalmente com a cultura do seu novo clube.

Para já, João Moutinho tem encarnado muito bem essa mística, tendo sido durante a vigência do técnico Vilas Boas, o verdadeiro dínamo da equipa. Nas equipas do F.C.Porto, tem como papel primordial ou função, o de equilibrar os sectores atacante e defensivo da equipa, demonstrando a verdadeira essência do “jogador à Porto”, com uma atitude de que “ antes quebrar do que torcer”.

Contudo e na verdade, João Moutinho tem ainda que demonstrar muito mais, para se chegar a afirmar como um grande exemplo, entre as recordações dos maiores exemplos do protótipo de “jogador à Porto”. Nesta cadeia de valores, existe um nome verdadeiramente incontornável neste últimos anos; João Pinto.

Todas as glórias portistas, o elegem como o exemplo máximo. Para Jaime Pacheco, João Pinto é mesmo um dos maiores exemplos, por não ter sido um sobredotado, mas por ter conseguido realizar uma carreira excecional, dando forma ao verdadeiro espírito de ser um “jogador à Porto”. Temos também o Gomes, o André, bem como outros mais recentes, como sejam o Jorge Costa, o Baia, o Pepe, o Bruno Alves, o Lisandro, o Falcão.

Por sua vez, uma antiga glória das equipas do F.C.Porto, dos finais de setenta, Seninho, referiu ainda outros nomes, como por exemplo o guarda-redes Rui, o Rolando e o Pavão, terminando com a afirmação; “Quando sentíamos estar perante estes tipo de jogadores, sabíamos que era preciso aproveitar.”

Mandamentos do “Jogador à Porto”

1- Colocar o colectivo acima do individuo, e usar o individual para potenciar o colectivo.

2- Ter comportamento integrador e potenciador do grande espírito de grupo.

3- Ser discreto, solidário, rigoroso e profissional.

4- Tentar jogar sempre bem, para ganhar, e com imposição do estilo de jogo da equipa.

5- Ser competidor implacável e nunca virar a cara à luta, nem desistir.

6- Crescer nas dificuldades.

7- Respeitar profundamente as hierarquias e as regras do clube.

8- Ser apaixonado pelo treino, tanto como pelo jogo.

9- Estar sempre disponível em qualquer circunstância.

10- Saber identificar-se com a cultura do Norte e do clube e ser defensor dos seus valores.

1 comentário:

  1. Se este antigo jogador do FCPorto estivesse englobado nesta equipa técnica de certeza que não estaríamos a passar por tantos altos e baixos. Conheço João Pinto, e ainda hoje é um homem humilde, que não gosta de se colocar em picos de pés, como ainda ontem se viu, num exacerbado Paulo Bento, exigindo um novo contrato como seleccionador.

    ResponderEliminar