Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2011-11-06

Tradutor

sábado, 12 de novembro de 2011

Como perder 140 mil euros!


O Olhanense, depois de um jogo super em que encarou “olhos nos olhos”, o campeão F.C. do Porto, perdeu na última 4ª feira à noite, a hipótese de passar à nova fase de discussão da Taça da Liga, por não ter levado de vencida uma equipa do escalão inferior, mais propriamente o Estoril de Praia.

Como é que uma equipa que 3 dias antes tinha realizado um jogo altamente competitivo, apresentando uma força física invejável, concentração competitiva, rapidez na marcação individual e de execução nas suas desmultiplicações e saídas para o ataque, apresentou nesta 4ª feira um jogo lento e complicativo para levar de vencida o seu opositor da linha do Estoril?

Para além da sua postura competitiva e empenhada, não nos esqueçamos que no final do jogo contra o F. C. Porto, o seu técnico principal, apareceu nas conferências de imprensa, imensamente orgulhoso pelo trabalho desenvolvido, afirmando para quem o quis ouvir, que até tinha desenvolvido um novo sistema táctico, ou seja o famoso 4-6-0.

Tanta adrenalina, excitação e competitividade, pela loucura de ter conseguido bloquear o campeão F. C. Porto, e 4 dias depois, numa eliminatória, importantíssima contra um clube de menor dimensão, este mesmo grupo de trabalho, deixou-se empatar a zeros depois de ter perdido por 4-3 em casa do seu opositor, num jogo pastoso, colocando as finanças do seu clube, sobre grande pressão deficitária.

A situação foi tão grave, que obrigou o Presidente do Olhanense a vir a público, após a derrota com o Estoril, lamentar-se com o resultado alcançado pela sua equipa, deixando a seguinte afirmação; “Não se admite o resultado que obtivemos. “Descuramos esta competição! Não acautelamos da melhor forma esta eliminatória, pelo que estou bastante desagradado.”

Ainda enérgico, o Presidente exigiu, “que o grupo passe a ter mais responsabilidade e empenho, nos jogos que se seguem, caso contrário terá que alterar o seu comportamento, para com os elementos da equipa.”

Segundo as palavras do Presidente da Olhanense, o clube teve um rombo significativo nas suas contas, ou perder este encaixe considerável que poderia atingir os 140 mil euros, ou seja 40 mil directamente e 100 mil indirectos, pela realização dos jogos seguintes, da competição da Taça da Liga.

Sintomático, que na ânsia de aparecer em tudo que é comunicação social, com aberturas de telejornais, entrevistas em autocarros, ou presença dos técnicos e jogadores nos programas da TV, quando se joga e se leva de vencida o F. C. Porto, que alguns sejam levados a esgotar as energias e a esquecer confrontos seguintes, colocando em causa o alcançar dos objectivos dos seus Clubes, e de quem vos paga.

Tivessem a postura competitiva normal que apresentam, nos confrontos com outros clubes, que até os leva a sofrer golos nos primeiros segundos ou minutos do inicio dos desafios, e muitas equipas seriam completamente cilindradas, nos confrontos com o F. C. Porto.


http://portodragoinfire.blogspot.com/

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O roubo da prosperidade.


Para aqueles que batem no treinador, nos jogadores, no preparador e em tudo que mexe e que de azul e branco esteja vestido, tenho dúvidas que tenham verdadeiramente alma de portistas.

Recentemente estive num fórum sobre as novas tendências do cliente do futuro, e um dos oradores mundialmente famoso, virou-se e soltou a seguinte afirmação;

Se vocês não estiverem atentos à linguagem não verbal dos clientes, nunca os irão entender pois os mesmos são “esquizofrénicos e mentirosos”.

Depois desta bombástica afirmação, em que o mesmo nos deixou com variados exemplos, sobre o porquê da sua afirmação, terminou a prelecção com o seguinte;

“Vivemos num mundo contaminado pelas más notícias, e senão tomarmos o devido cuidado, essas más noticias influenciar-nos-ão ao ponto de nos roubarem a prosperidade”.

Portanto, vamos lá a ter calma e a apresentar soluções concretas para as dificuldades que estamos a passar, em vez de abrir brechas e dar ânimo aos inimigos, que necessitam deste azedume e mal-estar no F.C.Porto como de ar para viver, e esconder as suas próprias infelicidades e derrotas.
Ao Sr. Reinaldo Teles, as nossas sentidas condolências por este seu infortúnio, e que seja mais um motivo de forte união de todos aqueles que vivem e vibram com as cores do nosso clube.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Porque falha o futebol deste F.C.Porto, de Vítor Pereira?

Analisando estatisticamente o novo sistema de jogo do F.C.Porto chegamos a alguns factos curiosos, relativamente à comparação com a equipa que quase tudo venceu em 2010-2011.

Facto;
Quando um dos sectores da equipa, está bem…é o outro que vacila.
Tanta mudança na defesa, ou no meio campo, tem vindo a originar estas exibições menos conseguidas, parecendo que a equipa está sempre curta, não ocupando a totalidade dos espaços concedidos pelas equipas adversárias.
Facto; O modelo táctico do F.C.Porto, é preferencialmente o 4-3-3, e até a data o único utilizado durante os jogos realizados em 2011.
Teoricamente com dois laterais que podem dar profundidade à equipa, mas , na prática os corredores não estão a ter o devido uso, que este sistema permite.
As estatísticas provam, que os Dragões são apenas a sétima equipa da prova com mais cruzamentos efectuados, (152 ) sendo suepradas, por equipas como Académica, V.Guimaraes, V.Setubal e U.Leiria. Estes valores dão que pensar.
Facto; 64% de posse de bola no último jogo, disputado em Olhão.
Uma supremacia temporal, que não teve utilidade nenhuma, nas acções ofensivas da equipa.
Facto; 79 bolas jogadas por Álvaro Pereira, que o tornou o Dragão mais interventivo no jogo contra a Olhanense, ao longo dos 90 minutos.
Curiosamente os seus colegas da defesa Mangala e Maicon, também foram os que mais lances disputaram, com 73 intervenções cada um. Questiona-se; E Rolando? Foi um dos que menos transportou a bola.
Facto; 41 ataques pelo lado direito, que teve o central Maicon adaptado a lateral, como um dos protagonistas. Engraçado que do lado contrário, ou seja no corredor esquerdo e com Palito e James, só se iniciaram, 29 jogadas de ataque.
Facto; Com 22 golos à 8 jornada, esta equipa é uma das mais concretizadoras do historial do F.C.Porto.
Engraçado que muitos que opinam sobre tudo e mais alguma coisa, nada mencionam ou lembram estes registos.
Facto; Quando a média de remates desta equipa anda pelos 20, no jogo contra o Olhanense, o F.C.Porto só fez 11 remates à baliza, em que apenas 3, é que levaram a direcção certa à baliza do guarda redes Fabiano. Não esquecer, que um deles foi na marcação de uma grande penalidade.
Ora, é neste problema, falta de pontaria, que esta equipa tem vindo a esbarrar nos resultados finais dos jogos que disputa. A falta de confiança de alguns dos elementos da equipa, bem como a marcação cerrada movida a outros que tudo fazem para aumentar o nº de remates à baliza, como seja Hulk, tem colocado um travão à capacidade concretizadora desta equipa. Falta aqui um plano B, pois os treinadores adversários já perceberam, como funcionam as movimentações dos nossos médios e defesas laterais, bloqueando, precisamente os terrenos que estes pisam. Para que este sistema não fique bloqueado como aconteceu em Olhão e na liga dos Campeões contra o Apoel, falta nesta equipa um médio com as características de Aimar ou Hugo Viana, e que não tenha medo de transportar a bola, fazendo a ligação entre linhas, ou que se façam mais cruzamentos, ou passes longos. Tem a palavra o treinador Vitor Pereira.
Para mim, nesta função de ligação entre linhas, utilizaria o Sousa, como já o provou na primeira parte do jogo contra o contra o Barcelona.

Resumindo; Depois de ver e ouvir tanta asneira pegada, inclusive de doutos colunáveis, sobre as capacidades técnicas de Vítor Pereira, bem como sobre a capacidade dos jogadores desta equipa, que tudo quase venceu num passado recente, os números não nos deixam mentir.
São francamente mais positivos que no passado recente.
Quem quiser ter o trabalho de os consultar que os procure, e os estude e depois sim, omita a sua opinião.
É tudo uma questão de pormenores, como seja utilização dos cruzamentos, ou um médio tipo box to box, mais avançado na linha tradicional que estes ocupam, no sistema 4-3-3 deste F.C.Porto, ou o apuramento da pontaria de meia distância.
Como já se viu, jogos com 2 autocarros em frente à baliza, é o que mais vai ser utilizado para parar este F.C.Porto.
Por outro lado, e para terminar com um pouco de humor; “Sei que as dificuldades me ajudam a crescer, mas já estou batendo com a cabeça no tecto”.


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Factos do Futebol Clube do Porto

É preciso ter calma!

Coloque-se a chaleira ao lume e a água a ferver. Deixem-se as ervas em infusão, de preferência tília ou camomila, pelas suas propriedades calmantes. Os números do fecho do primeiro terço do campeonato, até convidam a alguns ataques de nervos. Mas, quando muitos advinham o que o pior ainda está para vir, de nada nos serve, começar já por arrancar cabelos, ou a cabeça do dito cujo.
Facto; O primeiro terço bem como alguns resultados foram de facto muito maus. Quanto a isto já nada há a fazer, pois é passado.
Facto; Este ano o adepto e consumidor do F.C.Porto, está mais inseguro, cauteloso e a refrear como nunca os seus incentivos e apoios, bem como a disponibilidade na concessão de mais tempo, para o “menino” (sistema táctico) crescer.
Por isso todas as estratégias jornalísticas e do contra, têm tido de uma forma ou de outra, passado pela nota artística, mesmo quando o resultado é uma goleada.
Facto; Este ano, a Champions League, talvez não seja a galinha dos ovos de ouro.
 Diz a sabedoria popular que, “ Quem sofre por antecipação, morre de véspera como o peru” Assim foi, nas últimas chicotadas psicológicas, lá para as bandas do eixo Antas-Dragão.
Por isso o melhor é mesmo manter a calma, não perder a racionalidade e, acima de tudo, não embarcar em loucuras que possam hipotecar o futuro. Resta afinar sempre que necessário o sistema táctico, e apresentar a melhor proposta de valor artístico, bem como novos artistas, para navegar por este período turbulento.
Por muito que custe a alguns adeptos azuis e brancos entenderem que o Futebol, é um negócio, em que todos mas todos os clubes ganham, que atente nos últimos números apresentados sobre, espectadores presentes nos estádios de futebol, neste primeiro terço do campeonato.

domingo, 6 de novembro de 2011

Dois Reis, na mesma equipa de Xadrez.

Depois de ver o jogo de ontem, mais uma vez o F.C.Porto demonstrou que nas suas peças ou seja nos seus jogadores falta alguém que faça o papel igual ao que a peça do Bispo faz num tabuleiro de Xadrez.

Neste naipe de jogadores não existem jogadores com a capacidade de tocar a bola na diagonal avançar e receber mais a frente, ganhando metros de terreno e aparecendo nas costas da defesa adversária.

Por outro lado sobram jogadores que fazem o papel de peões, de torres e de reis. Sim este F.C.Porto tem um xadrez com duas peças que fazem o papel de Rei, e por isso se nota dificuldades em saber o que se deve fazer durante os 90 minutos e principalmente quando a equipa tem a bola para iniciar o ataque.

Hulk e Vítor Pereira tentam encarnar essa peça de Xadrez, no desenvolvimento e organização táctica dos métodos de jogo. Enquanto Vítor pereira pretende um jogo aberto nos extremos, e cruzamentos para a área, Hulk encarrega-se de tentar fazer tudo sozinho, e ao mesmo tempo fugir do corredor, flectindo para dentro, para tentar fazer o remate de meia distância e frontal à baliza. Com este tipo de jogadas, Hulk arrasta o defesa direito, bem como o médio de cobertura das suas posições para a zona central do terreno já de si miuto congestionada, em vez de procurar as tabelas com a entrada de um colega junto à linha lateral, apanhando assim em contra pé a defesa contrária.

Esta indisciplina táctica de Hulk, tem colocado a equipa em constantes sobressaltos, bem como a bater em constantes muralhas de homens que são colocados à entrada da defesa adversária, assim como deixa o ponta de lança sem jogo. Por isso o treinador do Olhanense orgulhosamente afirmava no final do encontro, que tinha inventado a tatica do 4-6-0, porque este F.C.Porto não trabalha as linhas laterais e não busca a linha do fundo para poder entrar por esse sítio.

A dificuldade em jogar em troca de bola, mas em progressão é demasiado evidente que este F.C.Porto não o consegue fazer, pois só sabem utilizar os passes laterais e perpendiculares, facilitando assim a vida às equipas adversárias, Basta as equipas manterem a sua posição no terreno e não se perderem nas marcações, que este FCP, revela uma dificuldade atroz em progredir, sendo obrigado a atrasar a bola para os seus centrais ou para o seu guarda redes.

No jogo de ontem, foi por demais evidente o papel das duas peças fulcrais deste F.C.Porto, no desenvolvimento do seu papel de Reis da equipa. Nesta história e pelo avolumar dos maus resultados nota-se que a corda irá partir para o Rei que se encontra sentado no banco, porque não teve coragem nem vontade de manter a sua posição, após o jogo do F.C.Porto-Paços de Ferreira, ao ter retirado Hulk do jogo.

Ontem, antes da marcação do penálti que foi assinalado aos 2 minutos de jogo, Hulk olha para o guarda redes do Olhanense, pisca-lhe o olho direito e ao fazer o remate na marcação da grande penalidade, envia a bola para o mesmo lado, originando um grande brilharete ao guarda redes do Olhanense, pela grande defesa que efetuou, ao seu remate.

Não contente, e apesar de ter chegado à bola em boas condições de poder recarregar com êxito, marcando assim o golo, Hulk, faz o mais difícil, voltando a falhar, por ter optado por enviar a bola para o poste mais distante da baliza de Olhão, com a mesma a sair muito ao lado.

Tudo isto é triste e está a tornar-se no fado deste F.C.Porto 2011-2012, quando tudo se previa que fosse mais um hino de glórias e conquistas para as vestes de azul e branco.

Esta história tem que ser travada pelo chefe maior da tribo, pois a sua frase, de Hulk e mais dez, faz-me lembrar uma célebre frase de um sonhador da bola, que um dia apareceu a treinar o F.C.Porto, e que afirmou; Neste Porto, é Gomes e mais dez…e não queiram saber como terminou essa época, com uma das maiores derrotas do Porto a nível internacional.

Por isso, das duas uma. Ou e equipa leva um banho de humildade com Hulk e companhia a serem colocados no lseu devido lugar de funcionários do clube, passando a desempenhar o papel das outras peças de xadrez, ou o Rei que deveria ser único e que se deveria encontrar no banco a comandar a sua equipa, é exonerado do cargo, entrando alguém mais duro e disciplinador.

Aguardemos.
http://portodragoinfire.blogspot.com/