Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-04-15

Tradutor

sábado, 21 de abril de 2012

FC Porto não cede à pressão dos adversários, e caminha em segurança


O FC Porto venceu em casa o Beira-Mar, por 3-0, dando mais um importante passo rumo à renovação do título na Liga portuguesa. O Benfica recebeu o Marítimo e venceu por claros 4-1, mantendo-se a quatro pontos do líder.
O primeiro golo no Estádio do Dragão foi apontado aos 33 minutos, após uma grande penalidade convertida por Hulk, a punir falta de Ricardo Dias sobre Săpunaru. No segundo tempo, o conjunto orientado por Vítor Pereira aproveitou para fazer o 2-0 aos 51 minutos, por Janko, com Hulk a bisar na partida três minutos depois. Com este triunfo, os "azuis-e-brancos" mantêm o primeiro lugar, com os mesmos quatro pontos de vantagem face ao Benfica.

O avançado do FC Porto Hulk, autor de dois golos e uma assistência na vitória frente ao Beira-Mar (3-0), assegurou que os jogadores do FC Porto sabem que ainda não ganharam nada e que ainda faltam disputar mais três finais.
«Ainda não ganhámos nada. Faltam mais três jogos temos de continuar com os pés no chão porque ainda não ganhámos nada. Estamos moralizados e sabemos das dificuldades que vamos encontrar frente ao Marítimo», afirmou Hulk, em declarações à TVI.

Bonita a homenagem quer da superior norte quer dos super dragões, na comemoração dos 30 anos do presidente Pinto da Costa.

Não resistimos a colocar esta prosa jornalística sobre o jogo desta noite no Dragão entre o FC Porto e os aveirenses do Beira Mar. Para nós mais uma vez fica demonstrado que a treta tantas vezes reclamada e propalada no inicio desta época competitiva sobre a nota artística, em que tudo tem que ser perfeito, tem provocado alguma confusão psicológica nesta equipa do FC Porto. 
Felizmente quando a equipa se acalma e confia nas suas capacidades, é capaz de executar jogadas ao primeiro toque de uma rara beleza artística, como foi o caso do golo do Janko.

Aqui fica a prosa;
Tão perto da felicidade e, ao mesmo tempo, tão receosa de ser feliz. É uma forma de viver perigosa, até angustiante. Uma coisa, mais aceitável, seria constatar debilidades graves no plantel, sublinhar lacunas irreversíveis e defeitos crónicos. Não é este o caso.
Há qualidade, há elementos de nível inatacável e há a aproximação evidente ao maior objetivo da temporada. Então, porquê tanta dificuldade em explorar o adversário, no caso o Beira-Mar, desde o primeiro segundo?
É verdade que a concentração de atletas aveirenses na faixa central (Hugo, Bura, Jaime e Dias) tornava essa zona mais apertada do que o metro de Moscovo em hora de ponta. Mas, afinal, existem as faixas laterais e talento para as agarrar.
Só mais tarde, quando a tranquilidade pousou no relvado, o F.C. Porto levou a mão à consciência e jogou como pode e sabe.

Ecos do Dragão, e a curva Pinto da Costa



Para quem se deslocar hoje ao estádio do Dragão para assistir ao FC Porto frente ao Beira Mar, ao minuto 30 do jogo voltem a vossa atenção para a curva sul, onde normalmente se encontra a claque dos Super Dragões.
Nesse minuto será dado o inicio da coreografia protagonizada pelos presentes, que servirá de homenagem e comemoração dos 30 anos do consulado do presidente Pinto da Costa.
Para assinalar e efectivar a efeméride, a bancada sul será baptizada nessa altura do jogo, como curva Pinto da Costa.
Que seja hoje, na presença de muito público e com a equipa de luxo do FC Porto na máxima força, a oferecer a todos os adeptos e apoiantes Portistas uma excelente noite de futebol, o inicio da arrancada definitiva para a ambicionada conquista na concentração máxima deste campeonato extremamente competitivo, e complexo.

Ps; Na próxima 2ª feira Pinto da Costa dará uma entrevista ao JN, com o tema - Conheça o Homem por detrás do Dragão, onde será apresentado o lado mais pessoal e intimista do incontornavel dirigente do FC Porto, nos últimos 30 anos.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ambição total do FC Porto, frente ao Beira Mar.

«Se tivéssemos 30 pontos estaríamos bastante melhor, mas se não tivéssemos os 26 estaríamos menos bem do que agora. Essa marca não pode, todavia, servir de conforto que nos faça relaxar ou desligar do objectivo de cada jogo. O Beira Mar tem como meta principal a manutenção e, a partir daí, o maior numero de pontos possíveis», começou por dizer o técnico do Beira Mar, no lançamento da partida.

Ulisses reconhece, contudo, as diferentes armas e argumentos de cada equipa, assumindo, com toda a naturalidade, que preparou o grupo para lutar por dois desfechos para este encontro. E como sempre acontece, até o empate poderá saber a pouco. Ou ser uma grande conquista. Ver-se-á no final da partida.


Quando o nosso adversário tem um discurso destes, só podemos responder com uma entrada de Dragão, mal o árbitro apite para o inicio do jogo. Se os deixamos crescer, podemos correr riscos desnecessários, para os quais poderemos não ter respostas efectivas durante o desenrolar do desafio. É preciso cerrar fileiras, ser objectivo e estar preparado para imprimir velocidade e um ritmo alucinante para desmanchar os dois autocarros que se irão plantar na frente da baliza do nosso adversário. Hulk, Lucho e companhia, tem aqui a oportunidade de encomendar desde já as faixas de 2011-2012.


«O importante era encurtá-las ao máximo, criando uma dimensão maior em cada um de nós. Não nos assustarmos com a realidade, mas transformá-la num cenário de maior dificuldade, não para nós, mas, esperamos, para o adversário. Há dois resultados que nos interessam, é nesse cenário que nós trabalhamos para este jogo.”

O nosso adversário sabe muito bem que estes 90 minutos que se vão disputar frente ao FC Porto, podem ser a rampa de lançamento que tanto ambicionam para elevar as suas medianas carreiras desportivas, e transforma-los em heróis nacionais, com uma visibilidade na comunicação social, que tão cedo não terão nova oportunidade.
É importante que Vítor Pereira e os seus apaniguados jogadores da equipa do FC Porto, interiorizem muito bem nas suas cabecinhas, que as vitórias começam a ser construídas desde o primeiro minuto e não na 2ª parte, como habitualmente o tem realizado. Não temos mais tempo nem espaço para adiar a nossa ambição.

Esperamos que a imagem aqui colocada, não tenha sido só colocada para motivar e incentivar a paixão dos adeptos e apoiantes do FC Porto, mas sejam a razão e a resposta da nossa equipa, no próximo desafio.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

E tudo poderia ter sido mais fácil para o FC Porto.


Radamel Falcao estabeleceu o resultado final em 4-1 aos 78 minutos, com o seu décimo golo na prova, numa jogada espectacular.

Sabemos que não é a altura certa para o afirmar novamente, já que o FC Porto tem que estar unido e concentrado em alcançar o título de campeão nacional de futebol. MAs mesmo assim não resistimos em colocar a nossa opinião.

Pelo que se viu hoje, na exibição de Falcao, só um distraído não admite a falta que este tipo faz ao FC Porto actual. 

Pois mas a culpa é do Vítor, não o tal que ainda não movimentou um dedo que seja na direcção do Cristóvão que não o Colombo, mas o outro o que treina o FC Porto, e dizem ser muito fraquinho.

Contudo, mais uma vez a marca FC Porto a marcar a diferença, e a estar de parabéns pela qualidade acima de qualquer suspeita, no produto que vende a excelente preço.

Sabemos que queremos chegar ao título, mas ainda faltam quatro jogos.


O treinador Vítor Pereira disse nesta quinta-feira que ainda não se sente campeão, mas admitiu que uma vitória no sábado frente ao Beira-Mar, em jogo da 27.ª jornada da Liga de futebol, deixa o FC Porto mais perto do título.
Vítor Pereira, que falava na antevisão do jogo com o Beira-Mar, no Olival, em Vila Nova de Gaia, defendeu que a equipa está “alerta”, “tranquila”, com a “máxima confiança” e “focada” para atingir esse objectivo.
“Os quatro jogos que faltam são de grau de dificuldade superior e este com o Beira-Mar não vai fugir à regra”, referiu Vítor Pereira, lembrando que o FC Porto vai defrontar uma equipa que luta pela manutenção e vai querer conquistar pontos no Dragão.
Ainda de acordo com o treinador portista, o Beira-Mar possui uma equipa “bem organizada, agressiva, que actua com um bloco baixo e tenta tirar rendimento no contra-ataque da velocidade dos seus jogadores”.

Vítor Pereira adiantou que “estes serão os argumentos do Beira-Mar para contrariar o jogo do FC Porto”, que terá de jogar de forma concentrada, para garantir os três pontos e proporcionar mais uma alegria aos adeptos”.
Questionado sobre se já se imaginava a comemorar o título, Vítor Pereira disse que nunca foi muito de sonhar, dado que é mais agarrado à realidade, e adiantou que ainda faltam quatro jogos.


“A equipa está apenas focada no próximo adversário, que é o Beira-Mar, somar no sábado os três pontos e aproximar-se do objectivo concreto que é a conquista do título nacional”, adiantou Vítor Pereira.
O treinador descartou ainda comparações com outras situações vividas no campeonato, de perda de pontos após conquistas importantes, como aconteceu com a Académica, referindo que “todos os jogos são diferentes, bem como os momentos em que se disputam”.
“Estamos a quatro jornadas do fim e estamos na frente. Sabemos que queremos chegar ao título, mas ainda faltam quatro jogos”, defendeu Vítor Pereira, tecendo ainda críticas às tentativas de desvalorização do nível competitivo da prova.

O treinador estranhou que “em 15 dias”, ou seja, depois de o FC Porto ter ampliado a vantagem na liderança, “se tenha passado de um campeonato competitivo para um fraco e que digam que este FC Porto seja o mais fraco das últimas épocas”.
Ainda segundo o treinador, “o discurso de há duas semanas era um, seguia no sentido de um grande mérito da equipa que ganhasse o campeonato, e agora, embora ainda não esteja ganho, há uma inversão do discurso”.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Obrigado Presidente Pinto da Costa, por tantas emoções e vitórias.


Ao fim de 30 anos na presidência do FC Porto, Pinto da Costa engrossou o rol de conquistas do clube, colocando-o, sobretudo o seu futebol, num patamar de gestão desportiva tida por exemplar.

O foco da direcção do clube esteve apontado, na última das três décadas, para uma reestruturação de género empresarial, fazendo hoje sentido falar-se em “Grupo FC Porto”, tal a forma como as funcionalidades transversais se tornaram relevantes nos objectivos de todos os sectores do clube, da SAD do futebol às modalidades.

No capítulo desportivo, além de tornar o FC Porto o clube português com mais títulos, ultrapassou o recorde do espanhol Santiago Bernabéu, mítico presidente do Real Madrid, que venceu 16 campeonatos nacionais em 35 anos de regência, menos dois que os conquistados de Pinto da Costa em menos cinco anos.
Eleito pela primeira vez a 17 de Abril de 1982 e efectivamente mandatado nove dias depois, Jorge Nuno Pinto da Costa, de 74 anos, cedo começou a interessar-se pelo clube, até se tornar no seu 33.º presidente.Um foi mesmo motivo de polémicas à custa de uma edição em livro, que conta, na primeira pessoa, a versão da ex-companheira Carolina Salgado (“Eu Carolina”), e cujo conteúdo motivou uma investigação judicial por alegada falta de transparência no futebol e alegados contactos promíscuos com árbitros e outros dirigentes.

Saiu incólume dos vários processos da Justiça civil em que se viu envolvido, de 2004 a 2006, entre os quais o muito mediático “Apito Dourado”.
Hábil nas relações com os outros “grandes” e eficaz gestor no (e do) palco mediático, o actual presidente portista semeou ódios e amores durante três décadas, e comprou e vendeu “guerras”. Ganhou quase sempre.


A Pinto da Costa se deve a criação do troféu “Dragões de Ouro”, que consagra desportistas e personalidades ligadas ao FC Porto, e o empenho na implantação das Lojas Azuis e da Revista “Dragões”.
Em pleno momento de viragem no paradigma do “negócio” futebol, a 5 de Agosto de 1997, o clube torna-se o principal accionista da sociedade desportiva “FC Porto, Futebol SAD”, passo fundamental para os novos trilhos de gestão financeira e económica.
Pelo caminho, inaugurou várias “casas” do clube em Portugal e no estrangeiro, e publicou em 2005 a sua autobiografia, com prefácio de Lennart Johansson, na altura presidente da UEFA. O título, “Largos dias têm cem anos”, recorda a expressão utilizada em 1976 numa conversa entre amigos e que o lançou para o mandato mais longo da história do futebol português.

Principais conquistas do FC Porto durante os 30 anos de presidência de Pinto da Costa

Futebol
2 Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, (1987 e 2004)
2 Liga Europa/Taça UEFA, (2003 e 2011)
1 Supertaça Europeia, (1987)
2 Taça Intercontinental, (1987 e 2004)
18 Campeonatos nacionais
12 Taça de Portugal
18 Supertaça Cândido de Oliveira
Andebol
6 Campeonatos nacionais
3 Taças de Portugal
Basquetebol
5 Campeonatos nacionais
11 Taças de Portugal
Hóquei em patins
2 Taça dos Campeões Europeus, (1986 e 1990)
2 Taça das Taças, (1982 e 1990)
20 Campeonatos nacionais
13 Taças de Portugal

Presidente Pinto da Costa, até quando haverá novos episódios para contar?


Faz hoje 30 anos que Pinto da Costa ganhou as eleições para a presidência, e o FC Porto nunca mais voltou a ser o mesmo clube. Foram três décadas de muitos sucessos, de muitos protagonistas além do protagonista principal, mas também de muitas histórias para contar. 

O JOGO foi atrás desses episódios e neste dia conta-lhe três que tiveram como atores secundários alguns dos principais ícones do clube: João Pinto, Vítor Baía e Deco. Cada um encontrou, à sua maneira, uma história que ajuda a explicar tanto sucesso, assente, inevitavelmente, na liderança de Pinto da Costa.

Mais do que as palavras, ficam os números, neste caso os 54 títulos contabilizados só no futebol sénior, sete dos quais internacionais, durante estes últimos 30 anos. Para melhor se perceber a dimensão dos feitos, refira-se que Pinto da Costa já conseguiu triplicar, nestas três décadas, o número de títulos conquistados pelo FC Porto nos 89 anos de história que o antecederem (apenas 16). 

Mais há mais: durante a era de Pinto da Costa, os dragões passaram apenas duas épocas sem conquistar um título no futebol; aconteceu em 1988/89 e, mais recentemente, em 2001/02, curiosamente na temporada que acabou por ditar a contratação de José Mourinho, que chegou para substituir Octávio Machado.
Neste jogo de conquistas e histórias, falta apenas responder a uma pergunta: até quando haverá novos episódios para contar?

domingo, 15 de abril de 2012

Lema do Lampião


Porto afasta Sporting da luta pelo título.


Um parcial de 1-8 no início da 2.ª parte catapultou o FC Porto para um triunfo importante sobre o Sporting, em Lisboa, que o deixou mais perto do título.

Os “dragões” chegaram a liderar por 15 (18-33) no Pavilhão Municipal Casal Vistoso e acabaram por vencer por 21-33.

A derrota afastou os “leões” da discussão do título, apesar de ainda faltarem cinco jornadas.
Dario Andrade, com oito golos em oito remates, foi o melhor marcador dos "azuis e brancos", que marcaram 15 golos de contra-ataque. Daniel Muresan foi o mais concretizador do Sporting, com cinco golos.
O FC Porto (45) lidera com seis pontos de vantagem sobre o Benfica (39). O Madeira SAD tem 38 e o Sporting 37.

Para que a época fosse excelente e terminasse em beleza, só faltou terem feito na final da Taça de Portugal contra este mesmo adversário, o mesmo que hoje fizeram.

Contudo o título de campeão, é sempre o troféu mais importante de qualquer competição. Força rapazes, pois estamos cada vez mais perto do tão ambicionado.