Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-01-15

Tradutor

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Devaneios, a meio da época desportiva.

Tanta gente a dar tanta importância aos jornais desportivos, e os adeptos do FC Porto, realmente não conseguem ver o que se passa?

Questionem os cronistas das cores encarnadas, desta praça à beira tejo, que eles vos esclarecem o que se está a passar este ano no FC Porto. Foram eles, mais ela que desenhou e comunicou, após o jogo do apagão, quais as etapas a seguir, para boicotar e bloquear a máquina do FC Porto.

A Sad do FC Porto adormeceu na forma e nunca imaginou que os tipos tivessem a coragem assombrosa de meter os pés a caminho, e de saltar dos túneis para os gabinetes onde se negoceiam o futuro. O fundo que gere os jogadores encarnados, deu-lhes esse poder. 

Sintomático a discussão pelo valor de Rodrigo, a inscrever nesse fundo.

A negociação do Danilo, é bem exemplo dessa guerra extra campo de futebol. As constantes viagens de um determinado presidente ao Brasil, encareceu e de que maneira, um jogador que o porto queria, bem como a luta por uma das parcerias BMG se revelou extramente agressiva. Enquanto estávamos virados para as américas, a gastar o que dava para comprar um defesa e um ponta de lança, pela porta dos fundos entrou alguém, também amigo de uma determinada cor, para nos roubar um dos abonos dos golos, conforme preconizava a mulher das pinhas.

Quando quisemos reagir, já era tarde, pois o mercado estava a fechar, e estávamos sem tostão.

Foi uma jogada de mestre, e que lhes tem dado excelentes resultados. Colocaram-nos fora da Liga dos campeões, fora do comando da liga, fora da taça de Portugal, com os adeptos contra o treinador e por sua vez contra o presidente, e ainda com ligeiras dificuldades financeiras, para retocar a equipa.

Inebriados pelos festejos, adormecemos e acordamos com uma ressaca do caraças, e com uma valente dor na pinha.

E a coisa continuou semana após semana, sem se ver o fim. As comunicações diárias de jornais e de empresários de possíveis interessados no concurso dos jogadores do FC Porto, tem mantido este estado de coisas. Os jogadores julgam que vão fazer o contrato da sua vida, e não se entregam nem disputam os lances com medo de se lesionarem e perderem a sua oportunidade. 

Jogam aborrecidos, ou jogam para si na vão esperança de marcar o tal golo que fará a diferença.

Por sua vez, na casa do rival, esta tudo bem organizado e satisfeito. Raras são as comunicações de possíveis interessados no concurso dos seus jogadores. Estes estão a 100% com o seu clube e muito mais com o mestre da tática. Até são aumentados os seus salários por ultrapassarem os objetivos, como ainda recentemente se viu com o Tacuara, que ninguém persegue ou contrata. Até o Baba, se foi, e Cardozo continua de pedra e cal…Sintomático.

É preciso cerrar fileiras e responder com força e categoria, para demonstrar que dentro e fora do campo, na escolha e contratações de jogadores, manda a equipa do FC Porto.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pinto da Costa, volta a ganhar.


O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu, esta segunda-feira, Pinto da Costa do crime de ofensa a pessoa colectiva. Em causa, estavam declarações do dirigente do F.C. Porto consideradas pelo tribunal como exercício da liberdade de expressão.

O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu, esta segunda-feira de manhã, Pinto da Costa, bem como a jornalista Felícia Cabrita, ambos arguidos no processo por ofensa a pessoa colectiva, acusados pelo Ministério Público.

Em causa, estavam as declarações do presidente do F.C. Porto na biografia «Luzes e Sombras de um Dragão», escrito pelas jornalistas Felícia Cabrita e Ana Sofia Fonseca, na qual Pinto da Costa compara o Ministério Público à PIDE.

"Não estou para viver num país onde a revolução de Abril acabou com a PIDE para agora a ver substituída pelo Ministério Público", afirma Pinto da Costa no livro.

Esta segunda-feira, o Tribunal Criminal de Lisboa considerou as declarações feitas no âmbito da prerrogativa da liberdade de expressão, referindo-se não a factos, mas um juízo de valor.

Quando em Dezembro de 2006, foi publicado o livro "Eu Carolina", da autoria da ex-namorada do presidente do FC Porto, com a colaboração de uma professora e da jornalista Leonor Pinhão, o procurador-geral da Republica, tendo conhecimento da obra, resolveu criar uma equipa especial para investigar todos os casos do famoso "Apito Dourado". A para desta decisão o procurador determinou que todos os procuradores do Ministério Público, deveriam recorrer de todas as decisões dos juízes contrárias às teses da Procuradoria. Todos estes casos com acusação do MP, acabaram arquivados pelos juízes na fase de instrução, ou confirmados na relação. 

Apesar destas 5 vitórias, caso FC Porto-E.Amadora, Beira - FC Porto, Nacional-Benfica, Bofetada em Carolina, e agora o mais recente no crime de ofensa ao MP, fica ainda pendente um sexto caso referente ao inquérito por alegados crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, que também é decorrente dos relatos de Carolina Salgado, envolvendo a transferência de jogadores da era Mourinho, e supostos depósitos de dinheiro na Suíça e off-shores. 

Em 2009, a Procuradora especial explicou que a investigação seria muito complexa, prevendo-se uma duração de três anos, terminando o prazo em 2012.

Continua assim, a saga de Pinto da Costa e do FC Porto, na luta pela defesa da sua honra pessoal e do clube por si dirigido, nos anos das mais prestigiadas conquistas, protagonizadas por uma equipa de futebol, em Portugal.

Um dia, na história deste fantástico País, ficarão registadas com orgulho, as grandes epopeias e valorosos feitos protagonizados por uma equipa de azul e branca vestidos, quais habitantes de uma aldeia gaulesa, rodeada pelas tropas romanas.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pressão? Quem tem um El Bandido, só pode vencer.


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto:
«Fizemos o nosso trabalho, vencemos, somámos três pontos, por isso vamos continuar o nosso caminho e a colocar pressão em que vai na frente. Sinto que temos uma palavra a dizer e vamos continuar a fazer a nossa parte.»

O FC Porto voltou ao trabalho nesta segunda-feira com Hulk em tratamentos. O avançado brasileiro lesionou-se no decorrer do jogo com o Rio Ave e, de acordo com os portistas, sofre de uma distensão muscular na coxa esquerda.


Na véspera, os azuis e brancos informaram que Hulk estava a contas com uma mialgia, mas nesta segunda-feira remetem para uma distensão, um problema um pouco mais grave. O FC Porto não indicou tempo de paragem.

Guarín, Emídio Rafael e Djalma estiveram ausentes da sessão, embora por motivos diferentes. O colombiano esteve limitado ao ginásio, o português em repouso e o angolano está ao serviço da selecção, que prepara a Taça Africana das Nações.

Nesta terça-feira, o treinador Vítor Pereira orienta novo treino, pelas 10h30, no Olival e à porta fechada. Às 13h00, o técnico vai abordar a partida com o Estoril, a contar para a Taça da Liga.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Fabuloso James, a marcar a diferença.


Pouco habituado, nos últimos tempos, a olhar para o cimo da tabela classificativa e encontrar lá alguém, o FC Porto reagiu da melhor maneira à liderança no campeonato perdida na semana passada, vencendo o Rio Ave, por 2-0, num jogo em que começou com cinco pontos de atraso para o Benfica, que minutos antes havia derrotado o Vitória de Setúbal. O resultado da Luz não afectou os campeões nacionais, nem mesmo as ausências de João Moutinho, castigado, e Djalma, que partiu para a CAN. Vítor Pereira apostou em Defour para o lugar do internacional português, enquanto James rendeu o angolano. O belga começou, inclusive, por ser um dos mais dinâmicos no passe e na construção de jogo, e o colombiano foi sempre um quebra-cabeças para a defensiva vila-condense.

Apesar de ter mais jogadores no meio-campo, o Rio Ave jogou com o quarteto defensivo muito adiantado, provocando enormes desequilíbrios, bem aproveitados pelo FC Porto. Com James de um lado e Cristian Rodríguez do outro, a equipa de Vítor Pereira tentou aproveitar os espaços, procurando a velocidade de Hulk, ficando a sensação que o primeiro golo poderia ser uma questão de minutos. Porém, perto da meia hora de jogo os dragões perderam o Incrível. Uma lesão afastou-o do jogo, obrigando o treinador portista a mexer na equipa. Entrou Kléber, mantendo-se o desenho táctico, mas com menos velocidade e menor capacidade de explosão. Apesar disso, o FC Porto quis demonstrar que não estava Hulkdependente. Continuou a praticar um futebol ofensivo, com maior posse de bola e, mesmo com Belluschi e Defour pouco agressivos na hora de recuperar bolas, viram o adversário com enorme dificuldade para chegar à baliza de Helton.

O golo de James acalmou os adeptos portistas e percebeu-se logo que, ou o Rio Ave aparecia transfigurado na segunda parte, ou arriscava sofrer mais alguns golos.
Com o FC Porto cada vez mais ofensivo e à procura do 2-0, o Rio Ave continuou a sentir os mesmos problemas. Já sem um apagado Jorginho - ovacionado pelos adeptos do FC Porto no regresso ao Dragão -, a equipa de Vila do Conde nunca conseguiu assumir o comando do jogo. Helton passou mais tempo a jogar com as mãos do que com os pés, e João Tomás, apesar do esforço, jogou mais fora do que dentro da área portista. Raramente servido em condições de tentar o golo, o ponta-de-lança só teve uma ocasião para tentar o golo, num lance no período de descontos e que originou a expulsão de Rolando. Antes disso, muito antes, já os dragões tinham chegado ao 2-0, num lance concretizado por James. O colombiano aliou a inteligência ao talento e, numa combinação com os dois pés, deixou Tiago Pinto pelo caminho e voltou a bater o brasileiro Huanderson. Mais um belo momento do esquerdino.

Com o segundo golo, ficou novamente a sensação que o FC Porto podia embalar para um resultado mais volumoso, mas a falta de pontaria ou as intervenções do guarda-redes do Rio Ave impediram um resultado que daria uma maior e mais justa expressão do que aconteceu ao longo do jogo. Os dragões bem tentaram, perante um adversário que pouco fez e que, curiosamente, não conseguiu um único canto ao longo do jogo. Com este triunfo, o FC Porto não só impediu que o líder fugisse, como registou o 54º jogo sem perder no campeonato.

Continua a perseguição ao líder.


Video resumo do jogo;http://www.youtube.com/watch?v=mJ8X83WEqP8