Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2011-12-18

Tradutor

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Kléber, admite que não se sente feliz!


Kléber partiu esta quinta-feira de férias, mas não levou o sorriso estampado no rosto. O avançado brasileiro sentia que teve uma oportunidade de ouro para se impor no F.C. Porto, após a saída de Falcao, e que não a agarrou completamente. Por isso admite com humildade que não está feliz com o que fez.

O início de época até permitiu a chamada à selecção brasileira, mas não chega. «Pessoalmente é um pouco negativo, porque esperava um pouquinho mais de mim. Mas acredito que ano novo, vida nova. Posso render muito mais com a camisola do F.C. Porto e espero que o ano de 2012 seja mais feliz para mim.» 

Kléber garantiu de resto que entrega da titularidade desde o início da temporada, e o peso de ter de substituir um goleador como Falcao, não servem de desculpa para meio ano menos feliz. «Na verdade fiquei surpreendido pelo Falcao ter saído. Toda a gente ficou surpreendida», referiu aos jornalistas. 

«Mas até comecei bem a época, comecei ao meu nível. Só que depois baixei esse mesmo nível, o que é também normal para qualquer jogador. Acredito que quando voltar vou jogar o meu futebol, porque fui contratado para jogar o futebol que sei e poder brilhar com a camisola do F.C. Porto.».

Ora também por isso, e nesta altura, fala-se da necessidade do F.C. Porto contratar um ponta-de-lança. O que é normal. «É bom que cheguem jogadores para ajudar. Aumenta a concorrência. É importante é que o FC Porto continue a vencer. Eu vou continuar sempre a trabalhar para ter o meu espaço e ser titular».

Fonte; Maisfutebol

Mais um que achou que não seria preciso trabalhar no duro, para se impor nesta equipa do FC Porto, porque deve ter pensado que teria lugar cativo por ser o único ponta de lança apoiado pela equipa técnica.

No jogo a contar para a Taça da Liga entre o Paços de Ferreira, e o FC Porto, se voltou a notar poucos ou nenhuns progressos no seu entrosamento com a restante equipa. 
Os seus movimentos de ruptura ou de desmarcação, são contrários aos que a restante equipa adopta. Quando poderia aproveitar a sua altura, para efectivamente se impor, por exemplo na marcação dos cantos, acaba constantemente ultrapassado pelos movimentos dos seus colegas da defesa, como foi o caso de Mangala, ou de Otamendi.

Num dos poucos passes que a equipa lhe endereçou, em vez de partir rápido e direto para a bola, como Hulk o faz, preferiu deixar passar o defesa, e depois aproximar-se da bola, logicamente sem sucesso, pois o defesa fez corpo para proteger o esférico, gorando-se assim a oportunidade.

Luta muito pouco, desiste facilmente dos lances e nem sequer procura ganhar posição abrindo os braços ou fazendo carga de ombro, para derrotar os adversários. Pode ser fruto de alguma descrença psicológica, ao saber que não é, nem será a primeira escolha, para o lugar de ponta de lança.

Revela ainda muito ingenuidade para se afirmar numa equipa como o FC Porto, que luta contra os defesas mais duros, que utilizam todo o tipo de estratagemas para parar os ataques do FC Porto, nem que seja em faltas, a que muitas das vezes os árbitros fecham os olhos.

Pelo que se viu, Kléber tem ainda muito que trabalhar, e principalmente que dialogar com os seus colegas, para aprimorarem a comunicação a utilizar no momento das desmarcações.

Kléber, vai ter que se esforçar e muito, para na 2ª volta do campeonato, voltar a ser a primeira escolha para a posição nº 9. 
Contudo, as últimas noticias que aparecem na comunicação social, sobre o interesse do FC Porto em Teófilo Gutiérrez, também não o devem ajudar muito.



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Falcao nomeado na World Soccer.


Radamel Falcao, foi nomeado como uma das personalidades de 2011, na consagrada revista de futebol mundial, World Soccer.

Falcao tem como companhia nesta nomeação, jogadores da craveira de Ronaldo, Messi, David Villa, Diego Forlan, Ronaldinho, Luis Saurez, que tiveram desempenhos fulgurantes na conquista de alguns troféus pelas suas equipas, ou pelas suas seleções nacionais.

Se dúvidas existissem, fica assim mais uma vez demonstrada a importância que Falcao tinha, na passada equipa do FC Porto, que quase tudo venceu em 2010-2011, faltando a famosa taça da liga, bem como a supertaça europeia, para realizar o pleno, nas competições em que estiveram envolvidos.

A preponderância de Radamel Falcao, na concretização das jogadas em golos era de tal ordem, que ainda hoje a atual equipa do FC Porto, continua ansiosamente a procurar jogadores e a inventar sistemas de jogo, para colmatar a sua ausência, como sendo a referência de goleador da equipa.

Esta ilustre referência, com fotografia e tudo, nesta revista de renome mundial, só vem reforçar um pouco mais, a opinião daqueles que acharam muito estranha a escolha que o jogador fez, em rapidamente abandonar o FC Porto, e se transferir para uma equipa como o Atlético de Madrid, que luta por objetivos desportivos muito inferiores em valor e notoriedade, em comparação com a equipa Portuguesa.

Vejamos o que Radamel Falcao conseguirá realizar em 2011-12, quer em termos individuais, quer em termos coletivos, para saber se esta transferência se resume simplesmente, a uma procura da melhoria salarial do referido jogador..

Ao menos, Falcao poderia ter seguido a escolha que Lisandro Lopez fez ao abandonar o FC Porto para o Lyon, que tem como objetivo anual lutar pelo título de campeão nacional de futebol francês, bem como ser uma presença habitual na Champions League. valores nada comparados com os do Atlético de Madrid.

Esperamos é que esta atual passagem de Falcao pelo Atlético de Madrid, não seja simplesmente um ponto de viragem, para a sua futura transferência para um dos principais concorrentes do FC Porto no campeonato português, e que tão ansiosamente desesperava no ano passado, pelos golos, que o mesmo marcava, envergando a camisola azul e branca.