Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-01-01

Tradutor

sábado, 7 de janeiro de 2012

Vítor Pereira, pode hoje ganhar o ouro!


O campeonato estava quase decidido quando o FC Porto visitou um Benfica que já jogava só para defender a honra do convento. O jogo começou com grave lesão de Silvino, aos  5 minutos de jogo, contraída em choque ( ? )  com Mauro Airez. Como Vítor Baía estava lesionado, avançou Vítor Novoa para a baliza.

A águia adiantou-se por Valdo, de grande penalidade, mas o dragão empataria por esse fabuloso jogador de nome Emerson, aos 51 minutos. Infelizmente, e uma vez mais numa das suas costumeiras diabruras, João Vieira Pinto recolocaria a águia novamente na frente do marcador, consumando o 2-1, que selaria o fim de um ciclo de 53 jogos portistas sem conhecer a derrota, em ano e meio de magia, proporcionada por Bobby Robson.

Booby Robson, fez história e magia em Portugal;

1994-95; 24 vitórias, 3 empates e 0 derrotas.

1995-96; 22 vitórias, 4 empates, 0 derrotas.

Num total de 53 jogos, o FC Porto contabiliza;

 46 Vitórias, 7 empates e 0 derrotas.

Para além de colocar o Dragão a vencer constantemente os jogos disputados, deliciou os adeptos do FC porto, com um futebol de ataque constante às redes adversárias. Mal se iniciavam as partidas, a equipa do FC Porto colocava em prática a saída da bola para o ataque, procurando assim apanhar desprevenidos os adversários, o mais cedo possível, quando ainda se encontrava a organizar nas suas posições para tapara os caminhos para a sua baliza.

Estávamos num tempo, em que os adeptos do FC Porto entravam a tempo e horas para o estádio, em que muitas das vezes nem se sentavam, pois sabiam que nos primeiros 5 minutos de jogo, teriam que se levantar para festejar os golos do FC Porto.

Era um espetáculo, ver a atuação de Bobby Robson, com os seus constantes gritos de incentivo, para que os seus jogadores marcassem mais e mais golos, para deliciar e satisfazer os adeptos do FC Porto, que quase se silenciava, para ouvir e venerar o carismático treinador.
Depois da sua passagem como treinador principal do FC Porto, o nível de exigência dos adeptos azuis e brancos, nunca mais voltaria a ser o mesmo, já que tinham subido a níveis altíssimos, pela qualidade dos espetáculos organizados e dirigidos por este fleumático e empolgante desportista inglês de nome Bobby Robson.

Caros jogadores do FC Porto; Se não vos chega o motivo de continuar a liderar o campeonato, para perseguirem e obterem a vitória neste desafio contra umas lagartixas que comem cérelac, ao menos que a vitória seja um objetivo, para que o FC Porto consiga igualar o record de jogos sem derrotas, que pertence a um grande senhor do futebol Mundial, de nome Bobby Robson, que merece o maior respeito, consideração e carinho, de todos os adeptos e simpatizantes do FC Porto.

Arreganho, fé, crença, e muita cabeça fria, e nada de entrar no jogo rasteiro que vos vais ser feito, pois vocês são muito superiores, quer em técnica quer em vitórias e trofeus.

Este é um jogo, em que a equipa do FC Porto, tem uma das grandiosas e raras oportunidade de, ao puxar dos seus galões e saber, marcar claramente a sua diferença para melhor, empurrando o adversário de hoje, bem como o outro que estará a jogar por fora, para um canto, afim de um sarar e lamber as feridas de uma derrota que o afastará da corrida ao título, e ao outro que o deixará a pensar que isto ainda não acabou, nem será tão fácil.

Allez...Porto Allez!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O contorcionismo de Danilo.


Hulk, João Moutinho, Sapunaru, Guarim, Fucille, James, Cristian Rodriguez, Álvaro Pereira…a lista é imensa e não param as notícias de possíveis saídas. A lista já cobre quase metade do plantel, mas promete engrossar com o decorrer do mês. Estamos a falar de jogadores que têm sido notícia um pouco por toda a Europa por causa da reabertura do mercado de transferência.

Grita afanosamente a nossa comunicação social. Foi assim no verão, e tem sido assim neste inverno. As notícias têm sido constantes, com mentidos e desmentidos à vontade do freguês, causando um certo desconforto e desassossego na cabeça dos adeptos portistas, mais sugestionáveis, levando alguns a clamar e a exigir, por desmentidos da Sad, para serenar o caudal noticioso. Com tanta confusão noticiosa, a Sad do FC Porto, não faria mais nada diariamente, do que estar de manhã à tarde, à retificar noticias que outros avançam, como quem bebe um copo de água, no meio de um deserto.

A coisa é tão caricata, que chegam ao cúmulo de num dia, afirmarem em todos os jornais diários que o jogador brasileiro Danilo, “estaria por um fio, por falta do devido pagamento por parte do FC Porto, e nessa noite apareciam já com as primeiras fotografias e noticias, de que o dito jogador teria aterrado no aeroporto Sá Carneiro, a caminho da sua apresentação no estádio do Dragão.

Meus caros, vivemos numa era, em que a notícia deixa de ser com base em informação clara, mas sim com base em especulações de ditos e contraditos, na ânsia de criar no público em geral um apetite imensurável e voraz, sobre o que é a verdadeira verdade dos fatos, com o fito puro do aumento das vendas de jornais tv e afins.

Mas, há sempre um mas nestas coisas, ao que à primeira vista parece ser uma correta e atempada disponibilização da informação, ou uma possível estratégia de aumento de vendas, mais não é do que uma bem organizada e orquestrada guerra psicológica, sobre os defensores e apoiantes dos nossos adversários, na ânsia de protegermos aqueles de quem mais gostamos, e defendemos.

Por isso e no caso do FC Porto, compete aos seus apoiantes e simpatizantes, começarem a ter a correta noção e conhecimento, dos que constantemente prometem a compra e venda dos jogadores azuis e brancos, por possíveis emblemas de clubes mundiais, para começar a fazer a correta distinção entre o trigo e o joio.

Porque se assim não o fizerem, mais do que defender e a apoiar o seu clube, passam a ser veículos de propagação dos boatos que determinados setores mais não fazem do que criar a oportunidade favorável á destabilização e desconforto psicológico dos jogadores do FC Porto, de maneira que os mesmos se deixem também distrair pelo canto das sereias, em vez de estarem compenetrados e totalmente focados, nos desafios e adversários que terão que enfrentar.

Este caso do Danilo, comprova corretamente a postura de alguns que se intitulam a sagrada escritura diária da comunicação social, que são capazes de em 24 horas fazerem um contorcionismo espetacular de meter inveja a qualquer superdotado, da dita arte circense.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Relembrar o passado, é inteligente.

Hulk; Relembrar o passado, é inteligência da nossa parte!


“Hulk à Bolt, deixa um rasto de amarelos e vermelhos”. Foi assim que o jornal, Record, descreveu a exibição do brasileiro na sua primeira visita ao estádio de Alvalade. Apesar de ter sido expulso, na sequência de uma simulação, o Inv«crível mereceu uma oportuna comparação com o fantástico velocista jamaicano, tal a potencia do seu sprint. Foram 70 metros que o levaram desde o meio campo do FC Porto, até a área do Sporting, com os estragos já referidos anteriormente. O vermelho foi arrancado a Marco Caneira, ao passo que o Amarelo foi visto por Polga. O primeiro já deixou de fazer parte da realidade sportinguista há muito tempo. O central pode ajustar contas com o portista.”

Nesta pequena notícia, e depois de tanto tempo passado sobre o dito acontecimento, ficamos ainda com a nítida sensação, de que tudo se mantêm atualmente na mesma. Os que usam e abusam das pancadarias e obstruções,  abaixo do permitido pelas leis normais do jogo, continuam a poder fazer o mesmo, apesar dos jogadores mudarem de nome, mas não na forma de fazer ou obter as coisas, mantendo o seu nível na mediocridade vigente e idolatrada por uma elite, que só porque vive na capital de um reino passado, se acha acima dos demais.

Hulk, esse continuou sereno e em crescendo, estravazando já os limites físicos e intemporais da história do futebol português, colocando-se como o jogador mais precioso pelo que consegue realizar, quer em jogadas individuais ou coletivas, quer nos inúmeros golos marcados com a camisola azul e branca, acabando assim por ter a maior clausula de rescisão, alguma vez vista por estas bandas.

Mas nesta pequena alusão a um acontecimento passado, podemos prever com sobejada pontaria, o que veremos no próximo sábado.

Hulk a querer fazer as suas belas jogadas e a ser constantemente marcado e massacrado, pelos do costume, e com o árbitro a fazer vista grossa. Mas se Hulk se queixar ou responder às constantes picardias, o dignissimo juíz da partida lá estará, para solicito e sagaz, mostrar o devido cartão pela falta de fair play do jogador brasileiro, não se coibindo caso as coisas aqueçam contra os da casa, de vislumbrar o mais pequeno dos “chega para lá”, para expulsar Hulk, ou um qualquer jogador de azul e branco vestidos.

No jogo do próximo sábado, e na minha opinião, decide-se o rumo do campeonato de 2011-2012. Este não será um jogo Sporting, Porto, mas sim um jogo de um país exarcebado entre o verde e vermelho, contra aqueles que apesar de constantemente perseguidos e enxovalhados, tem conseguido ser os maiores vencedores de Portugal, e que não sendo devidamente reconhecidos e respeitados internamente, o tem sido sobejamente reconhecidos a nível europeu e mundial, pelos seus méritos desportivos e organizacionais.

Que Hulk e o FC Porto, estejam psicologicamente bem preparados, para aguentar o ambiente nefasto que vai rodear este jogo, quer fora quer dentro do campo, já previamente treinado, conforme se viu no ultimo jogo em Alvalade contra o Marítimo, nos acessos aos balneários.

Acima de tudo, que Hulk e o FC porto mantenham a calma e a lucidez suficiente para se esquivar das provocações, pois em termos de jogo jogado e de conquistas e vitórias, não existe comparação possível, entre estas duas equipas.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Fabuloso Hulk; eleito Samba de Bronze 2011

Destaque no FC Porto, atacante pode ir para o Chelsea na próxima temporada
Pela primeira vez em quatro edições, um jogador que atua no futebol português foi eleito um dos três melhores brasileiros na Europa. O Samba de Bronze de 2011 vai para o atacante Hulk, do Porto. O Paraibano foi eleito por um júri formado pelos leitores do Sambafoot, especialistas do mundo da bola e ex-jogadores da Seleção Brasileira.
De Campina Grande para o mundo
O Paraibano Givanildo Vieira de Souza, 25 anos, o Hulk, foi revelado pelo Vitória em 2004. Após duas partidas pela equipe principal, foi emprestado ao Kawasaki Frontale no ano seguinte. Alguns meses depois, o time japonês comprou o seu passe. Atuando pouco, foi emprestado para o Consadale Sapporo, onde em 41 jogos marcou 26 gols, terminando na vice-artilharia da segunda divisão japonesa.
Em 2007, já no Tokyo Verdy, balançou as redes 37 vezes em 42 partidas, terminando na artilharia e ajudando a equipe a retornar à elite do futebol japonês. Após um ótimo primeiro semestre de 2008, chamou a atenção do mercado europeu e acabou tendo metade dos direitos econômicos comprados pelo Porto por 5,5 milhões de euros.
Em agosto de 2009, apesar de ter marcado poucos gols na temporada renovou seu contrato com o Porto, que iria até 2012, por mais dois anos Além disso, sua multa rescisória subiu para 100 milhões de euros, tornando-se a mais alta da história do futebol português.
No dia 14 de novembro de 2009, Hulk fez sua estreia na Seleção Brasileira. Convocado pelo então técnico Dunga para o amistoso contra a Inglaterra, o atacante entrou no decorrer do segundo tempo.

Um 2011 brilhante leva Hulk ao Samba de Bronze
A temporada foi perfeita para o atacante Hulk e para o Porto. Campeão português 2010/2011 de forma invicta (27 vitórias e três empates), o super-herói ainda foi o artilheiro da competição com 23 gols.
Em maio, o atacante conquistou a Liga Europa. O Porto venceu o Braga por 1 a 0 na final e Hulk terminou a segunda maior competição do futebol europeu com 5 gols. Ainda nesta temporada, foi campeão da Taça de Portugal e da Supertaça de Portugal.
Contabilizando as temporadas 2010/2011 e 2011/2012, Hulk disputou 86 partidas e marcou 57 gols.
Na Seleção Brasileira, Hulk passou a ser convocado pelo técnico Mano Menezes para a maioria dos amistosos de 2011. Ao todo, já são oito convocações.
Enfim, foi um ano fantástico para um grande finalizador, técnico e guerreiro jogador, que encerra o ano com o Samba de Bronze de 2011, o terceiro melhor jogador brasileiro na Europa.

Votos dos especialistas e ex-jogadores.
Entre os ex-jogadores da Seleção Brasileira, Hulk foi considerado o terceiro melhor brasileiro na Europa em 2011. Para o ex-lateral-direito Jorginho (camisa 2 na Copa do Mundo de 1994), o atacante do Porto foi o grande destaque.
- Sem nem olhar aqui porque eu já sei que ele está indicado eu escolho o Hulk, do Porto. Fez uma temporada maravilhosa, não podia ser melhor. Vem sendo assim o futebol dele, já tem algum tempo que o Hulk vem sendo um dos melhores jogadores do Campeonato Português e fazendo uma grande campanha – decretou.
Entre os jornalistas e especialistas da bola, Hulk teve um desempenho ainda melhor.. Oito dos onze consultados o apontaram como um dos três primeiros, e Walquir Mota e Andy Brassel o apontaram como Samba de Ouro.
- Ele marcou 36 gols em todas as competições da temporada passada e fez 20 assistências. Nesta temporada está seguindo a mesma linha. É incrível – declarou Andy Brassel, jornalista da BBC.

fonte;http://www.sambafoot.com/pt/