Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-03-18

Tradutor

sexta-feira, 23 de março de 2012

Afinal em Olhão, sempre existem bloqueios.


O Benfica igualou provisoriamente o FC Porto na liderança da Liga portuguesa, isto apesar de não ter ido além de um nulo no terreno do Olhanense. Pablo Aimar foi expulso.

Mais um ano que passa e o Benfica confirma que vencer em Olhão é um calvário. 

Dos grandes. FC Porto e Sporting também ‘empancaram’ na cidade com vista para a Ria Formosa e dali só levaram um ponto. Só os Guerreiros do Minho ganharam, à tangente (4-3). 

Os encarnados podiam ficar até domingo na liderança, pressionando o FC Porto e o Sporting de Braga, seu adversário na próxima jornada, mas saem do Algarve a pedir um milagre.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Com bloqueio ou sem bloqueio, alguém faltou à verdade!


Jorge Jesus negou qualquer estratégia. «O Benfica não faz bloqueios, os meus jogadores não treinam isso. Não há aqui nada de estratégico», disse o técnico no final do jogo.

Gaspar, que foi treinado por Jorge Jesus no Belenenses, contesta a versão do técnico encarnado. E lembra que não é de agora que se preocupa com situações do género.

«Treinávamos bloqueios no Belenenses. O treinador indicava, por assim dizer, o elo mais fraco do adversário e apontávamos para aí. Por isso, não há de ser agora no Benfica que vão deixar de treinar. Aliás, basta ver os jogos. Não é algo que acontece uma ou duas vezes. São duzentas, trezentas. Não digam que não é estratégia, porque é. Se querem atirar areia para os olhos...», afirma o central.

Todos os treinadores que Gaspar teve treinavam este tipo de lances. Nenhum como Jorge Jesus. «Era o mais meticuloso de todos, sem dúvida. Chegava ao ponto de parar o exercício e corrigir o posicionamento de um jogador que estava um metro ao lado do sítio que ele queria», explica.

Como Jesus «bloqueava» o...Benfica
Gaspar e Cláudio também estão de acordo noutro ponto: esta ação não é nova no Benfica. «Se reparar, há um ano ou dois, sobretudo nas bolas paradas defensivas, os jogadores até davam as mãos para formar uma corrente», lembra Gaspar. Cláudio usa o mesmo exemplo: «Eles faziam essa corrente mas não o podem usar para impedir que um jogador passe. Aí é falta.»

Gaspar pede que os árbitros estejam atentos: «Se marcam obstruções em vários lances, porque não marcar nestes? Há lances em que os jogadores estão de costas para a bola. Não me venham dizer que têm intenção de a discutir.»

Meus amigos, depois desta polémica toda aposto que o primeiro clube a sofrer consequências pelas marcações e bloqueios dentro da área, na marcação de livres ou de cantos, será o mesmo de sempre, quando se testam novas abordagens ao jogo.

terça-feira, 20 de março de 2012

A estranha forma que o FC Porto tem, de dizer adeus a um troféu.


Obrigado Sr. Presidente; Você pediu, e o nosso treinador cumpriu. 

Parece que este ano, é o ano dos quase…Vá lá que já ganhamos a supertaça.

Quando deveríamos ter pressionado para vencer, tiramos o pé do acelerador, e demos vantagem ao nosso rival, que apresentou mais e melhores soluções para os últimos 20 minutos do jogo.

Nesse período apareceu um Porto atabalhoado no último terço do campo, que foi dando espaços no seu meio campo defensivo, a uma equipa demasiado prática que mal tem a bola, só tem olhos na baliza, não lateralizando, e que nem que jogue às tabelas, chuta para a baliza para atingir o golo.

Um clube como o FC Porto com o historial de vitórias que apresenta, e que entrando numa competição em que chegando às suas meias finais e a um passo de se apurar para a final, têm um Presidente que resolvendo falar fora do tempo certo, vem afirmar aos seus técnicos e jogadores que este jogo não era importante, mas sim o próximo, não lembra a ninguém e muito menos é sinal de respeito para com os seus adeptos sócios e simpatizantes.

Estas coisas de que só alguns troféus é que são importantes e do gosto do Presidente, mexem em demasia com o nosso empolgamento e sentimento para com estes novos tempos que varrem o nosso FC Porto. Desde que me conheço, que nos habituamos a ver e a sentir, que qualquer desafio encarado pelo FC Porto, o que mais interessava era a vitória e a conquista de troféus, fossem eles quais fossem. E então em jogos contra o Benfica, nem em tom de brincadeira se admitia uma coisa destas. E agora é isto? Pelos vistos, ando muito enganado.

Quanto ao jogo, e depois de ter a vitória do mesmo na mão, não fomos capazes de ter a esperteza e sagacidade, para matar de vez, com o mesmo. A saída de Lucho, foi o canto do cisne, e o sinal de que era mais importante resguardar para o próximo, do que vencer este.

O técnico adversário, que esteve perto de ser mais uma vez ridicularizado, e se calhar amplamente contestado pelos das suas cores, agradeceu a oferta, e sacando de Saviola, abriu o caminho entre os centrais do Porto, para chegar ao 3º da sua equipa, desempatando o resultado.

Quase que nos apetecia dizer…Então Jesus? Quem foi teu amigo quem foi?

Quanto ao jogo propriamente dito;
O jogo começou bem para o Benfica, que viu Maxi Pereira inaugurar o marcador no primeiro lance de perigo junto da baliza de Bracali.
Mas a resposta portista não demorou e Luxo empatou, dando início a um período de domínio dos “dragões”.

A supremacia “azul e branca” materializou-se num segundo golo, saído da cabeça de Mangala, e só se dissipou, já muito perto do intervalo, quando Nolito empatou a partida poucos minutos antes do intervalo.

Na segunda parte, e com os dois treinadores a colocarem em campo alguns dos jogadores que costumam ser titulares, o Benfica ganhou algum ascendente e viu Cardozo apontar o golo da vitória.

Com 3-2 no marcador, o Benfica elimina o FC Porto da Taça da Liga e garante a presença na final da competição, ficando agora à espera do desfecho da outra meia-final, que coloca frente a frente o Gil Vicente e o Sp. Braga.

Pronto. Adeus Taça Sr Lucilio Batista, feudo do Benfica, que em 5 anos conquista a sua 4ª presença na final. 

Clássico para o FC Porto? Quero é o campeonato.


Hulk e Varela estão de regresso à lista de eleitos do treinador do FC Porto Vítor Pereira, para o jogo das meias-finais da Taça da Liga de futebol, frente ao Benfica, na terça-feira, no Estádio da Luz.

Hulk não defrontou o Nacional, na sexta-feira, por ter cumprido um jogo de suspensão, enquanto Varela falhou o encontro da 23.ª jornada da Liga devido a lesão muscular.
Entre as ausências, destaque para as “poupanças” do guarda-redes Helton, substituído na lista pelo júnior Kadu, e do uruguaio Cristian Rodriguez.

Convocados


Guarda-redes; Bracali e Kadu.

Defesas; Maicon, Álvaro Pereira, Rolando, Sapunaru, Mangala, Alex Sandro e Otamendi.

Médios; Lucho Gonzalez, João Moutinho e Defour.


Avançados; Hulk, Varela, Kléber, James Rodriguez, Iturbe e Janko. 

Vítor Pereira admite alterações na equipa titular. "Vamos gerir o plantel da forma que acharmos mais adequada", revelou. "Viemos de um encontro complicado e temos outro no domingo. Para esta meia-final, temos que fazer uma gestão inteligente. Vamos para ganhar. 

Não acredito no condicionamento das equipas pelo que se passou anteriormente."
Hulk e Silvestre Varela estão de regresso aos convocados, o primeiro após castigo e o segundo após lesão. A ausência de Helton irá permitir a titularidade de Rafael Bracali, enquanto Danilo, Djalma e Emídio Rafael continuam entregues ao departamento médico.

Com tantos cuidados e paninhos quentes, nem sei porque nos demos ao trabalho de viajar a caminho de Lisboa. 

A vitória deve ser encarada como único objectivo em todo e qualquer jogo que o FC Porto disputa. Isto, porque apesar de não estar interessado na taça Lucílio Baptista, desde a sua criação, o FC Porto joga aqui uma carta psicológica importantíssima, já que derrotando mais uma vez um dos seus mais temíveis e ferozes adversários, lhe poderá criar desequilíbrios fortes, nas suas capacidades anímicas para os próximos jogos do campeonato. 

Por isso e nesta fase da disputa, todo e qualquer ascendente que se possa ganhar sobre os adversários directos, é factor preponderante para encarar o futuro, ou com mais alegria e raça, ou com mais sofreguidão e tristeza. 

Vamos a ver qual dos papeis o FC Porto irá escolher para desempenhar no desfio de mais logo.



domingo, 18 de março de 2012

FC Porto conquista mais um troféu, no dia de mais uma obra prima de Falcao.


Caro leitor, por esta altura já deve ter visto o vídeo. Se não viu, faça-nos um favor e veja. Nós esperamos um pouco e encontramos-nos na próxima linha.
Ora cá estamos.



Radamel Falcao. Pois, aí está ele, a encher de nostalgia e saudade os adeptos do F.C. Porto. Apesar da derrota do Atlético Madrid, El Tigre foi capaz de capitalizar, uma vez mais, o seu talento e fazer um golo brilhante. Trabalho incrível à entrada da área do Maiorca e um chapéu perfeito sobre o guarda-redes Aouate.
Pronto, o que é preciso é continuar a bater na equipa e no treinador atual do FC Porto, como se eles fossem os únicos culpados de Falcao ter batido com a porta, e ter forçado a sua saída, poucos dias antes do fecho do mercado de verão.

Mas na próxima 3ª feira, lá estaremos com toda a paixão, e com todo o empenho a apoiar a nossa equipa, o FC Porto, nem que fossem os juniores contra os "mais melhores do mundo".

Pinto da Costa: "Temos uma semana difícil"

Pinto da Costa assistiu à vitória do FC Porto na Taça de Portugal de basquetebol, mas, no final, não deixou de falar de futebol. 
Questionado se gostaria de ganhar a Taça da Liga, afinal o único troféu que nunca venceu, o presidente portista foi claro quanto às prioridades. "Penso em tentar ganhar o campeonato. Temos uma semana difícil com três saídas complicadas. 
A do Nacional, agora à Luz e depois ao Paços de Ferreira. Ninguém se pode admirar que a nossa aposta não seja o jogo de terça-feira".

Quanto ao basquetebol, e após a conquista de mais um brilhante troféu pelo FC Porto, como é a taça de Portugal, é isto que se lê nos sites da especialidade;

"O FC Porto conquistou este domingo a 13ª Taça de Portugal de basquetebol ao vencer a Académica, por 58-47, no Pavilhão Multiusos de Fafe.

Com 16 pontos e 10 ressaltos, o portista Gregory Stempin foi eleito o jogador mais valioso da final."

Obrigado malta, e em especial ao nosso técnico Moncho López.
"É uma satisfação ganhar mais uma final, pois estivemos presentes em todas, nesta época."