Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-03-04

Tradutor

sábado, 10 de março de 2012

FC Porto em velocidade de passeio, quase que se estampava.


A equipa de Vítor Pereira esteve a perder mas acabou por empatar em casa frente à Académica. O golo só surgiu nas compensações, de penalti.

O FC Porto não entrou muito bem na partida, jogando a um ritmo muito baixo. A Académica apresentou-se numa postura expectante, apostada em aproveitar um erro do adversário para partir rapidamente para o contra-ataque.

O prémio para a equipa de Pedro Emanuel chegou aos 39’, quando Edinho fez o golo da equipa de Coimbra. O passe foi de Saulo, e o avançado internacional português, de cabeça, bateu Helton.

Quando se viu em desvantagem, o FC Porto arriscou. Vítor Pereira trocou Sapunaru por Djalma (53’) e Rolando por Kléber (61’) e os “dragões” aproximaram-se mais da baliza da Académica.


No entanto, o último passe saiu sempre mal aos “azuis e brancos”, que não criaram ocasiões flagrantes de perigo. O melhor lance surgiu aos 67’, quando João Moutinho, na transformação de um livre, levou a bola à trave da baliza de Peiser.


O relógio caminhava para o final, e o FC Porto arriscava sofrer a terceira derrota no campeonato. Mas já no tempo de compensação, Pape Sow fez mão e deu grande penalidade para os “dragões”. Hulk não deu hipóteses e fez o 1-1 (90+3’).

A pressão sobre os árbitros através do "castigo" a Pedro Proença surtiu efeito. Há um penalty claríssimo sobre Hulk que o árbitro transforma num amarelo que o coloca de fora do próximo jogo. 

No final da primeira parte Hulk fica isolado e é marcado um fora-de-jogo inexistente... o lance daria certamente o 1-1 ainda antes do intervalo. O Porto perde por culpa própria pois não entrou com a garra que devia, mas a arbitragem teve um papel fundamental, por claro medo de ser acusada de "beneficiar" o Porto. Enfim... o habitual. Parabéns ao Benfica, através das suas jogadas de bastidores e completamente imune aos castigos da Liga, certamente ainda poderá lutar para ser campeão.

Com tanta cerimónia por parte do FC Porto, que até parecia que queriam imitar a famosa equipa que dos anos 68/69, que ao perder em casa como a Académica, entregou o titulo de campeão de bandeja ao suspeito do costume, ou seja ao Benfica.

Só mais uma achega; Vítor Pereira não conseguiu resistir aos aclamados vips, e fez-lhes a vontade ao colocar de inicio o James Rodrigues, que como se veio a comprovar, nada acrescentou ao jogo. James nada acrescenta, porque a zona que mais gosta de utilizar estava preenchida por Lucho. Só quando Lucho recuou no terreno para junto de Moutinho, é que James ganhou preponderância no desenrolar do jogo do FC Porto, pois foi ocupar a zona por trás dos dois pontas de lança. 

Esta é e será uma situação a rever e a corrigir, pela equipa técnica que não deve ceder perante as críticas. Primeiro a equipa e o resultado, e depois os jogadores.  Perante equipas que se fecham tanto como a Académica, o FC Porto, tem que utilizar toda a largura de terreno e em especial os dois corredores. 

Esperemos que não haja mais sobressaltos iguais aos de hoje, para o restos dos jogos do campeonato, e que de uma vez por todas se corrija a mania de dar 45 minutos de avanço aos adversários.

A agressividade com que a Académica disputou este jogo, fica nem patente na imagem que anexamos ao post.








sexta-feira, 9 de março de 2012

FC Porto deverá lembrar-se da eliminação da Taça de Portugal.

O treinador do FC Porto afirmou nesta quinta-feira que vencer na recepção à Académica, na 22.ª jornada da Liga portuguesa de futebol é “fundamental” para revalidar o título, objectivo para o qual o grupo está cada vez mais “focado”.

“Este jogo, por todos os motivos e mais alguns, deve lembrar-nos de uma eliminação da Taça de Portugal, que nos custou muito. Um momento que não podemos deixar de recordar [derrota por 3-0, em Coimbra]. A Académica tem bons jogadores e está bem organizada. Vem ao Dragão para fazer o seu jogo, dificultar ao máximo a nossa tarefa”, advertiu Vítor Pereira, em conferência de imprensa.
Os “dragões” venceram em Coimbra para a Liga, por 3-0, mas na Taça de Portugal foram eliminados pelo mesmo resultado, facto que obriga o FC Porto a estar “bem focado, em estado de alerta”.
“Neste momento, temos um FC Porto determinado, concentradíssimo no objectivo fundamental da época que é vencer o campeonato. Acredito que conquistar os três pontos no jogo de sábado – numa altura decisiva do campeonato - será fundamental. Devemos entrar fortes e assim continuar todo o jogo. Com muita confiança e apoio dos nossos adeptos, venceremos”, salientou.
Vítor Pereira garantiu que o triunfo na visita ao Benfica, por 3-2, que permitiu recuperar a liderança isolada, não mudou nada nos hábitos do grupo de trabalho, que “sempre acreditou no título”.
“Estamos conscientes de que há três equipas a disputar o título, que temos muitas dificuldades e jogos complicados pela frente, mas estamos muito confiantes e determinados. Sabemos que o jogo se prepara durante a semana com ritmo forte de treino”, frisou.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Teófilo Cubillas faz hoje 63 anos.


Conhecido por “el Nene” (o Bebé), Cubillas nasceu em Puente Piedra, Lima, a 8 de Março de 1949. Aos 16 anos começou a carreira no Alianza Lima, e cedo despontou como uma referência do grande clube da capital ao serviço do qual foi o melhor marcador do campeonato em 1966 e 1970.

Depois de um mundial fantástico (México 1970) onde apontou golos em todos os jogos, tendo inclusive bisado numa partida, foi considerado um dos melhores jogadores da competição e o próprio Pelé considerou que Cubillas era o seu provável sucessor. Dois anos depois, recebeu o prémio atribuído ao melhor jogador da América do Sul e foi o melhor marcador da Taça Libertadores.

O salto para a Europa

Em Julho de 1973 deu o salto para a Europa e assinou pelo Basel da Suíça. Mas duraria pouco tempo a sua experiência helvética, desanimado que estava com o amadorismo do Campeonato e com a vida que levava em Basileia. 

Não estranhou que no verão seguinte mudou-se de armas e bagagens para a cidade invicta onde vestiu a camisola azul-e-branca do FC Porto a troco de 5600 contos pelo passe e 125 contos por mês – uma fortuna para a época – durante três épocas.

As suas portentosas exibições e os golos apontados ao serviço dos dragões fizeram de Cubillas um ídolo da massa associativa do clube, rivalizando com Eusébio e Yazalde em popularidade. Em 1977 decidiu voltar a casa e ao seu Alianza Lima onde conquistou o bi-campeonato.

Os nossos parabéns a Teófilo Cubillas, e os desejos de muitas e muitas felicidades, a este grande senhor do futebol mundial.

Taça da Liga: Benfica - FC Porto marcado para dia 20


O clássico entre Benfica e FC Porto das meias-finais da Taça da Liga vai ser disputado na terça-feira, 20 de Março, às 20h45, no Estádio da Luz, em Lisboa, anunciou nesta quinta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Segundo o site oficial da LPFP na Internet, o encontro entre os 'encarnados', vencedores do Grupo B, e 'dragões', vitoriosos no agrupamento D, vai anteceder a outra meia-final, entre Gil Vicente e Sporting de Braga, agendada para quinta-feira, 22 de Março.

A formação de Barcelos, que venceu o Grupo A, disputa a presença na final frente aos bracarenses, vencedores da "poule" C, no Estádio Cidade de Barcelos, a partir das 20h15

Se calhar foram fantasmas e não os jogadores do FC Porto que venceram na Luz


Fernando considerou que, com a vantagem de três pontos na liderança da Liga, “o FC Porto fica mais perto da revalidação do título”, mas falta ainda “muito trabalho” e “disputar nove finais”.

O defesa brasileiro disse que “o FC Porto está focado na conquista do título”, sem descurar a hipótese de conquistar a Taça da Liga, troféu que nunca venceu e o vai levar novamente à Luz, e anteviu “um jogo complicado” com a Académica.

Fernando recordou a “excelente partida” do FC Porto na Luz, que permitiu aos “dragões”, com uma vitória frente a um concorrente directo (3-2), assumir o comando isolado da Liga, e desvalorizou o golo alegadamente em posição irregular de Maicon.

“Penso que pode acontecer para qualquer um dos lados. O árbitro é um ser humano e, como tal, pode errar. Mas, independentemente do que aconteceu, nós estávamos focados para ganhar e conseguimos”, disse.

Quanto às insinuações do treinador do Benfica, Jorge Jesus, de que o FC Porto venceu devido a outras situações, Fernando contrapõe: “Se calhar, foram fantasmas que venceram na Luz”.

“Fizemos uma excelente partida e o que as outras pessoas falam para nós fica indiferente. O que importa é o que fazemos aqui dentro e vamos continuar a trabalhar para conseguir o objectivo de ganhar o campeonato”, sustentou o médio.
Confrontado com a tendência recente de o FC Porto festejar na Luz, e se esses triunfos tinham um gosto especial, Fernando respondeu que o objectivo é ganhar sempre.

“Quer seja ao Benfica ou a outro qualquer adversário, o FC Porto procura sempre vencer”, disse Fernando, acrescentando que o objectivo dos “dragões” é o mesmo de sempre, ou seja, “ganhar jogos”.
Com o triunfo alcançado na sexta-feira na Luz, o FC Porto isolou-se na liderança da Liga, recuperando em três jogos uma desvantagem de cinco pontos para o Benfica, mas Fernando não considera que agora seja mais favorito.

“O FC Porto, desde o começo da época, é sempre favorito. Pode estar um ponto atrás ou três na frente, mas é sempre favorito e agora com três pontos de avanço fica mais perto do título”, reconheceu Fernando.
Ainda de acordo com o jogador, “o FC Porto tem ainda que trabalhar muito, pois faltam muitos jogos até ao final do campeonato, e tem que demonstrar muita humildade para concretizar o objectivo de ser campeão”.

A Académica é o próximo adversário dos “dragões”, em jogo a disputar no sábado e referente à 22.ª jornada da liga, e Fernando recorda que os “estudantes” já tiraram muitos pontos aos “grandes”.
“É complicado, sabemos que é difícil jogar contra eles. Temos que entrar focados desde o começo até ao final do jogo, para conseguirmos ganhar”, defendeu Fernando.

Fernando desvalorizou o facto de a continuidade do Benfica na Liga dos Campeões poder trazer maior desgaste aos “encarnados”, considerando que são competições completamente distintas.

Questionado se a vitória na Luz podia valer o campeonato, Fernando sublinhou: “Todos os triunfos podem. Conseguir três pontos frente a um concorrente directo é muito importante, mas ainda faltam nove jogos e temos que vencer essas nove finais”.

Continua a destabilização da compra e venda!

James Rodríguez garante que a sua cabeça está unicamente no F.C. Porto, mas, numa altura, em que se vai falando da possibilidade de rumar a outras paragens, com o Manchester United à cabeça, o jovem colombiano não esconde a ambição.

«Para já penso no
F.C. Porto, em ser campeão e estou muito feliz cá. Agora, se essa opção surgir, não vou negar que gostaria de jogar num clube como esse», afirmou o jogador, ao jornal colombiano Nuevo Estadio, referindo-se à equipa de Alex Ferguson.


terça-feira, 6 de março de 2012

Ainda a vitória do FC Porto, no apagão da luz.


De um momento para o outro conseguiram arranjar um motivo para cantar vitória, e sacudir a pressão, depois de com desculpas esfarrapas tentarem mas sem o conseguir efetivamente, esconder o banho de bola que levaram no ultimo encontro contra o FC Porto.

A negação da oferta da Olivedesportos, difundida hoje pela comunicação social até à exaustão, é assim utilizada como mais uma vitória da grande estrutura vencedora, que não cede nem é derrotada por qualquer um.

Que lutem com unhas e dentes, e com toda a força por valores monetários mais elevados, pois quanto mais lutarem e discutirem, mais o FC Porto poderá ganhar. Mais uma vez, e sem ter dado nada em troca, o FC Porto poderá sair como o supremo vencedor desta luta entre o clube do “apagão” e a Olivedesportos, ao garantir que 80% da receita acordada entre eles, seja endereçada à soma do valor que foi acordado com o FC Porto. Mais uma excelente jogada, de Pinto da Costa.

Mas, e voltando ainda ao passado clássico, é confrangedora a miopia e o sectarismo da dita comunicação social, que não consegue, ou não quer efectivamente despir a camisola de um dos clubes envolvidos, quando analisa as incidências do jogo, entre o S.L.B. e o FC Porto. Tanta algazarra, levando alguns a pensar que sim senhor foi a arbitragem que derrotou o clube da agremiação, quando no fundo, pretendem esconder alguns fatos curiosos.

Como por exemplo; Terem sido derrotados por uma equipa jovem como a do actual FC Porto, que estando ainda a 50% do que pode efectivamente alcançar, e dirigida por um treinador de seu nome Vítor Pereira, que se encontra a dar os primeiros passos na primeira liga na sua jovem carreira, foi capaz de superiormente os ter empurrado para dentro da sua baliza, após um vendável de 20 minutos finais de futebol do mais fino recorte técnico, dando a volta ao resultado.

Outro exemplo; Andaram tão distraídos com a sua fanfarronice e glória, que nem foram capazes de ver que o FC Porto nos jogos anteriores ao confronto com o SLB, andou a ensaiar e testar as jogadas tácticas, que Vítor Pereira aplicou nos últimos minutos finais do jogo, com os resultados que se viram.

E ainda mais outro exemplo; Para alguém que ainda recentemente afirmava a plenos pulmões que a entrada de Lucho no FC Porto, não acrescentava nada a equipa, e depois da derrota que lhe foi oferecida, só teria que vir a público assumir que se tinha enganado. É que não percebeu, que Lucho é a reserva emocional e a estabilidade táctica do verdadeiro El Comandante, na actual equipa do FC Porto. 

Com a presença de Lucho, vejam o quanto Fernando (o polvo ) cresceu na capacidade de avançar no terreno, rompendo as linhas do meio campo adversário, criando a possibilidade de adicionar mais uma unidade ao meio campo criativo do FC Porto. Isso é feito, porque Fernando sabe, que caso seja preciso, Lucho estará lá para lhe ocupar os espaços com a sua disciplina táctica, e não deixar a equipa descompensada, como aconteceu com o Benfica no segundo golo do FC Porto. Até nisso o catedrático e muitos portistas do tipo VIP, andaram distraídos. Pois é!!! É mais fácil criticar do que ajudar a construir.

Com tantos e tantos exemplos para se preencherem programas da tv, que na verdade permitissem os espectadores enriquecerem os seus conhecimentos sobre a beleza da movimentação dos jogadores, quer em termos individuais quer em termos colectivos, assiste-se a uma redundância de programas carregados de ditas personalidades, com um único propósito; Terá o arbitro influenciado a vitória do FC Porto?

Ainda bem que eles  assim são, pois é sinónimo que não vão evoluir e se avizinham mais e mais vitórias dos azuis e brancos do FC Porto, nos próximos anos.

segunda-feira, 5 de março de 2012

FC Porto e o rápido crescimento e libertação de Vítor Pereira.

Que diferença entre Pinto da Costa do FC Porto, e o magnata esbanjador do Chelsea FC. 
O FC Porto é mesmo um clube de outra galáxia.

A vitória na Luz até foi, provavelmente, o momento mais saboroso da carreira do técnico portista (pelo menos enquanto líder de um grupo). Foi a noite em que agarrou verdadeiramente a equipa. A noite em que conquistou os adeptos azuis e brancos.

Há muito mérito na forma como os «dragões» entram no jogo, a comandar as operações, a impedir que o Benfica alimentasse as unidades mais criativas. E depois, na segunda parte, apareceu um atrevimento pouco comum em Vítor Pereira.

Desde logo ao abdicar de Rolando para a entrada de James, confiando em Djalma para fechar o corredor direito. A coragem do técnico portista saiu reforçada a seis minutos do fim, com a troca de Moutinho por Kléber. É verdade que o Benfica estava reduzido a dez elementos e que o golo da vitória apareceu de bola parada, e de forma irregular, mas isso não é responsabilidade de Vítor Pereira, nem reduz a sua audácia.

A palavra corajoso não é, pois, a que melhor se ajusta ao que Vítor Pereira fez na Luz.
O enorme mérito do treinador do F.C. Porto foi a preparação da equipa para o jogo. O campeão entrou no tom certo. Fez o golo, tomou conta do palco.
Para isso contribuiu muito o posicionamento dos três médios, sim, mas sobretudo a atitude dos avançados. Olhando para a estatística do jogo, Janko foi o mais faltoso. Djalma também cometeu quatro faltas e até Hulk assinou três.

A forma como o F.C. Porto pressionou o Benfica, no momento de construção de jogo, foi uma das chaves da partida. Parece simples, ainda mais quando é escrito. Mas para resultar são necessárias pelo menos duas condições básicas: bom posicionamento e espírito de equipa.
O F.C. Porto teve ambos.


O posicionamento só pode advir de um bom estudo do adversário e da escolha das melhores opções. Aliás, no Dragão parece haver um conhecimento perfeito sobre as ideias de Jesus. Isso deve ajudar a explicar o número de vezes que o treinador «encarnado» já foi derrotado pelos azuis-e-brancos desde que está na Luz. De resto, na época passada, na Supertaça, o F.C. Porto venceu o Benfica porque anulou o adversário. Dessa vez falou-se em André Villas-Boas, o «espião». Na sexta-feira o mérito maior deve ser dado a Vítor Pereira.

A segunda condição,a pressão coletiva como a uma única voz, só é possível se a equipa acreditar no plano de jogo do treinador. E o F.C. Porto acreditou. No início, quando o domínio foi evidente, e depois, quando Djalma recuou para lateral. Mérito, também aqui, de Vítor Pereira.

Resumindo, acho que a palavra corajoso não é adequada para definir Vítor Pereira na Luz. Ele foi sobretudo competente, o que para um treinador é muito mais importante.
Vítor Pereira pode dizer que foi influente naquela que é até agora a vitória portista mais importante da época 2011/12. E a mais significativa na carreira do treinador.

Sobre Vítor Pereira, há que referir ainda que o seu tirocinio tem sido realizado sobre fogo constante e cerrado de muitos dos ditos entendidos do futebol, que de concreto pouco podem apresentar, a não ser terem sido convidados a botar conversa na comunicação social, e sempre em determinado sentido.

Para além da vitória do meu clube, foi a vitória de Vitor Pereira, que deu um nó cego ao catedrático espalha brasas, bem como de um homem, que sempre defendeu a sua escolha contra tudo e contra todos, e que aprendeu em boa hora com os erros de 2005, Pinto da Costa. A vitória do FC Porto em pleno estádio da luz, é também mais uma enorme vitória de Pinto da Costa, que contra todos as pressões manteve a sua escolha no lugar, e procedeu de mansinho a uma limpeza de balneário, retirando todos os obstaculos internos ao desenvolvimento das capacidades do seu técnico. 


O FC Porto, atravessa um excelente momento de forma a todos os níveis, e com o balneário blindado com a presença de Lucho coadjuvado por Helton os mais experientes.

Se dúvidas existissem sobres estes factos, bastava ter presenciado o abraço de Hulk a Vítor Pereira na comemoração do primeiro golo do FC Porto, para dissipar toda e qualquer dúvida.

domingo, 4 de março de 2012

As imagens do SLB-FC Porto assim como o algodão, não enganam.



Se dúvidas existissem sobre os lances “abafados” pela comunicação social imparcial, que defende com unhas e dentes a dita verdade desportiva, aqui ficam algumas das imagens dos lances polémicos, afim de esclarecer algumas das mentes mais distraídas.


Veja, e retire por si todas as ilações necessárias sobre os posteriores acontecimentos, em que responsáveis e treinadores de uma das equipas envolvidas no desafio, teceram os maiores comentários negativos, ao trabalho do árbitro Pedro Proença, por não ter assinalado um fora de jogo milimétrico. Na nossa opinião é um fora de jogo difícil de descortinar já que no meio de um amontoado de jogadores das duas equipas e na rapidez com que o mesmo foi marcado, foi propicio a dificultar a visão da equipa de arbitragem em especial do juiz de linha.

Para além do penalti cometido por Cardozo, ao ajeitar a bola dentro da grande área, existe outro que foi cometido sobre Hulk, logo nos primeiros minutos de jogo, como afirmou e muito bem Pinto da Costa.

Mas como diria o saudoso Pôncio Monteiro, " Penaltis? Não foram penaltis porque o árbitro não os assinalou"

Villas-Boas diz adeus ao Chelsea.


O Chelsea anunciou neste domingo a saída de André Villas-Boas, devido aos maus resultados do treinador português, e defende que a "única opção" era efectuar esta mudança agora.

O italiano Roberto di Matteo, que era adjunto de Villas-Boas, assume o cargo de treinador do Chelsea até ao final da época.

"O Chelsea e André Villas-Boas separaram-se hoje. A administração gostaria de registar a gratidão pelo seu trabalho e expressar a desilusão por esta relação ter terminado tão cedo”, lê-se num comunicado do Chelsea.
O comunicado do clube londrino não explica claramente de quem partiu a iniciativa da rescisão de contrato, mas Villas-Boas sempre disse que não se demitiria.

“Infelizmente, os resultados e as exibições da equipa não estavam a ser suficientemente boas e não mostravam sinais de melhoria numa fase crucial da época”, acrescenta o mesmo comunicado, sublinhando que o clube tem ambições na Liga dos Campeões e na Taça de Inglaterra.

"Sentimos que a nossa única opção era fazer esta mudança agora", dizem os responsáveis do clube inglês.
Villas-Boas sai depois da derrota frente ao Wigan (1-0), que deixou o Chelsea a três pontos do quarto lugar na Liga inglesa.

A equipa londrina está ainda envolvida na Taça de Inglaterra, jogando na terça-feira um jogo de desempate com o Birmigham nos oitavos-de-final, e também na Liga dos Campeões, defrontando o Nápoles no dia 14 deste mês, na segunda mão dos oitavos-de-final, depois de ter perdido por 3-1 em Itália.

Villas-Boas deixa o Chelsea oito meses e meio depois de Roman Abramovich ter pago 15 milhões de euros ao FC Porto, tornando-o o treinador mais caro da história do futebol.
O português é o sexto treinador despedido por Abramovich desde que comprou o Chelsea, em Junho de 2003, juntando-se a Claudio Ranieri, José Mourinho, Avram Grant, Luiz Felipe Scolari e Carlo Ancelotti.

Enquanto em Portugal o seu antigo adjunto Vítor Pereira, assume a liderança do campeonato da liga de futebol, com uma brilhante jogada táctica, Villas-Boas perde a sua cadeira milionária.
Como dizia o outro...É  a vidita!