Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-01-08

Tradutor

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Varela e Iturbe, de retorno aos escolhidos.


Iturbe e Varela regressaram à lista de convocados do FC Porto para a recepção ao Rio Ave, enquanto o brasileiro Danilo ficou fora das opções.

Os dois avançados ocupam as vagas de João Moutinho, suspenso devido a acumulação de cartões amarelos, e Djalma, ao serviço da selecção de Angola, a disputar a Taça Africana das Nações.
O defesa Danilo, contratado ao Santos (Brasil), permanece de fora das opções, apesar de já treinar há uma semana com os portistas. O FC Porto ainda espera o certificado internacional do brasileiro.
Para a 15.ª e última jornada da primeira volta da Liga, Vítor Pereira conta com todos os restantes jogadores que defrontaram o Sporting e empataram em Alvalade.
O jogo com o Rio Ave disputa-se no Estádio do Dragão, sábado, às 20h30, e será arbitrado por Marco Ferreira, da Associação de Futebol da Madeira.

Convocados
Guarda-redes: Helton e Bracali.
Defesas: Maicon, Álvaro Pereira, Rolando, Mangala, Alex Sandro e Otamendi.
Médios: Belluschi, Cristian Rodriguez, Souza, Fernando e Defour.
Avançados: Kléber, Hulk, Varela, James e Iturbe.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Hulk, e a cumplicidade de um goleador.


Hulk e Falcao, constituíram uma dupla maravilhosa e histórica, que não tiveram paralelo na já longa caminhada desportiva do FC Porto, já que os dois goleadores em conjunto, foram agressivamente letais, para as defesas adversárias.

Esta dupla, passou a época de 2010-2011 a colocar a bola no fundo das balizas adversárias, assim como com a mesma alegria, a festejar o sucesso do companheiro, o que também não é muito comum, no mundo atual do futebol.

Para que no final ambos ficassem contentes, o colombiano foi o rei dos marcadores da Liga Europa, e o brasileiro da Liga Portuguesa.
Ao todo, esta dupla fantástica foi responsável por 74 golos.

Houve colaboração e cumplicidade entre ambos, na procura da obtenção dos melhores resultados quer em termos de equipa quer em termos pessoais, que lhes permitiu entenderem-se às mil maravilhas.

Na atual equipa do FC Porto, com qual dos jogadores Hulk poderia fazer uma parelha que lhe permitisse atingir o sucesso, que atingiu com Falcao?

C.Rodriguez? Pelo pouco que tem jogado, este necessita de marcar golos, para se afirmar em termos individuais, a fim de poder melhorar a sua situação contratual, e tornar-se mais “vendável”, já que está em fim de contrato.

Varela? Este desapareceu, e no pouco que jogou, nem deu a marcar nem marcou.

Djalma? Igual a C.Rodriguez, pois quer marcar golos de maneira a não ser descartado para o banco ou para a bancada.

James? Por ser ainda muito jovem, nota-se que também se quer afirmar, para melhorar o seu estatuto dentro da equipa, de maneira a que se torne uma das escolhas naturais do onze principal. Sintomático que na final da taça de Portugal do ano transato, tenha sido ele a concretizar em quase todas as jogadas que Hulk desenvolveu.

Como se pode verificar, os municiadores de jogo para o ponta de lança, atravessam todos uma crise de afirmação, que lhes conduz a pensarem em primeira estância em termos individuais, em vez de o fazerem para o conjunto. A todos estes problemas, acrescentamos a ansia que se vive neste FC Porto, que o transforma no bulhão das entradas e saídas de jogadores.

Por isso a questão do ponta de lança continuará a subsistir venha o mais pintado que vier. Ou resolvemos muito bem estes casos das linhas laterais, ou então continuaremos a viver desse extraordinário jogador de nome Hulk, que viverá dos lances fabricados por si, ou pelos seus companheiros da linha média, com preponderância para João Moutinho.

Gerir egos, não é fácil. Que o diga Villas Boas, e neste caso Vítor Pereira.

A rotação constante dos jogadores acima mencionados, na ânsia de a todos agradar, é que conduziu à situação que o FC Porto tem vivido, e que teve o seu expoente máximo no jogo da taça de Portugal, contra a Académica.

Novamente como exemplo;
Como ontem referimos, para que Messi, seja o supremo goleador e ganhe bolas de ouro, para além das suas capacidades e veia goleadora que o têm, necessita que outro colega se sacrifique e lhe conceda a preferência na concretização, não sendo individualista nem guloso.
Por isso, e na nossa opinião, mais do que Messi, quem deveria ter recebido a bola de Ouro deste ano, era Xavi, pela sua capacidade nata de jogar, de criar jogadas de golo, e de ter o elevado fair-play, de podendo arriscar no um contra um e marcar, conceder essa honra ao seu amigo Messi.

Outro exemplo, e agora no FC Porto;
Jardel marcou que se fartou no FC Porto, porque Capucho e Drulovic, não se importaram de ser os seus escudeiros. 
Isto porque se calhar houve alguém na organização, que os deve ter mentalizado, valorizado e acarinhado, para que o sucesso da equipa fosse alcançado. 

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FC Porto, e a razão do 2º lugar!


Depois de dissecado, o grande jogo de sábado passado, entre o Sporting e o FC Porto, e para além das nuances da intervenção do árbitro, no normal desenrolar do desafio com influência no resultado final do mesmo, urge rapidamente proceder à correção técnica, de como funciona a equipa do FC Porto, e o jogador Hulk, com este a jogar na posição nº 9.

Estivesse este jogador mais bem preparado para jogar na posição nº 9, sendo mais rápido nas tomadas das decisões, sem hesitações ou tendências para aplicar a finta, quando o normal seria entrar direto no espaço, e o FC Porto poderia ter vencido o jogo com alguma margem folgada.

Como ponta de lança, Hulk pode fazer e ser muito melhor, se souber rapidamente corrigir um pormenor, que no jogo de Alvalade se traduziu num grande problema, já que em 3 possíveis oportunidades, a técnica e o timing a aplicar nos caminhos a percorrer, não foram os melhores para a sua posição.

Hulk tem que saber que a amplitude de terrenos que deve percorrer, bem como a rapidez a aplicar na condução da bola, a jogar na posição nº 9, são muito diferentes da sua posição normal, como extremo como movimentos da linha para o interior.

Deve procurar caminhos mais diretos e rápidos, e não tanto a contemporização na espera do posicionamento da defesa, para nesse momento arrancar para a finta do mesmo, numa derivação lateral como aconteceu em quase todos os remates que efetuou, contra o Sporting. 

Num deles, e ainda na primeira parte do jogo, tentou fintar todos os defesas que lhe apareceram pela frente, percorrendo a toda a largura frontal, a linha da grande área da baliza, no sentido da direita para a esquerda, desenquadrando-se com a mesma, e já sem angulo e sem força, rematar. Rui Patrício agradeceu, tão inofensivo e fraco foi o remate.

Como nº 9, os seus limites de espaço, tem que ser a projeção das linhas da pequena área, zona frontal à baliza, e não tanto as faixas laterias da grande área. Não se pode perder em fintas desnecessárias ou na procura de espaços laterais. Desgasta-se fisicamente, e a equipa pouco ganha com isso. Essa função caberá aos extremos ou laterais, para lhe entregarem a bola, mais perto da baliza. A jogar da maneira como o FC Porto joga, estamos a pedir que Hulk, seja 2 jogadores ao mesmo tempo. Um que jogue como 12, transportando a bola para o ataque, e ao mesmo tempo que finalize como 9. As constantes faltas das defesas, ( Polga por exemplo, abusou e de que maneira) não lhe dão tempo nem espaço para embalar e ser devastador, e fazer as 2 posições em simultâneo. Polga passou a marcar Hulk a todo o campo, conforme se viu na falta que lhe daria o 2ª amarelo, e consequente expulsão.

Quando joga na linha, é mais letal, porque consegue executar o seu bom movimento da direita para a esquerda. Tem mais espaço para virar para dentro ou para fora. Pode parar o movimento, contemporizar, ou executar o mesmo com a costumeira bicicleta sobre a bola, na ânsia de enganar o defesa, porque nesses espaço, só terá um defesa a marca-lo, enquanto como nº 9, terá os dois centrais e ainda o trinco da equipa adversária para lhe fechar o caminho.

Como nº 9, aplicando a mesma técnica de extremo, acaba por não ter espaço suficiente para ganhar velocidade e potência necessárias para aplicar o seu remate, de maneira a bater o guarda-redes adversário. Para isso tem que entrar rapidamente dentro da área, coisa que raramente faz, e marcar o golo em jeito e não tanto em potência.

Das duas, uma. 
Ou vai mais rápido e direto à baliza, com o FC Porto a passar a jogar com um jogador mais perto do nº 9, James por exemplo, tipo 4-4-2, para que Hulk não tenha que perder força, desgastando-se em fintas, mas fazendo a tabelinha diretamente, para que Hulk apareça em velocidade de trás para a frente, passando pelos dois centrais, como tão bem faz o Barcelona, quer com Fabregás quer com Messi. Se não for possível, então que o nosso meio campo deixe de ser de posse, e passe a jogar em passes diretos para a desmarcação de Hulk, como aconteceu na Ucrânia contra o Donestek.

O que não se pode pedir a Hulk, é que o mesmo produza o que produziu no ano passado com 38 golos, e ainda tenha tempo para fazer a parte de Falcao mais direto e finalizador, que foram de 36 golos. É aqui que a porca torce o rabo. Messi marca que se farta, porque para além de conquistar o seu espaço, tem um tipo chamado Xavi, que lhe transporta o jogo e lhe oferece as suas oportunidades, para que Messi brilhe e concretize. Messi assim o admitiu, quando ontem partilhou com Xavi a sua 3ª bola de ouro.

E o FC Porto, quem tem a fazer de Xavi? Não será por ventura o Hulk?

E para fazer de Messi? Não será também Hulk?

Enquanto uns pedem um ponta de lança, nós achamos que falta ao FC Porto, um bom extremo, que transporte e rompa as linhas, e faça jogo com Hulk. Porque desapareceu Varela?
Será Danilo a resposta à nossa questão?

Enquanto uns tem maior poder de fogo, e aumentaram o seu nº de golos, o FC Porto reduziu para metade o poder de fogo do ano que tudo lhe garantiu, e não conseguiu criar opções diferentes.

Vítor Pereira, Hulk, e o FC Porto, têm a palavra nos restantes jogos deste campeonato.