Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-04-22

Tradutor

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pinto da Costa e a saída de Pepe Guardiola do Barcelona.

Com a saída hoje anunciada de Pepe Guardiola do comando técnico do Barcelona, Pinto da Costa mais uma vez acertou em pleno. Quando em julho de 2011 na despedida de Villas Boas do comando técnico do FC Porto, a caminho do cantar da sereia do Chelsea FC, Pinto da Costa preconizou que Villas Boas deveria ter continuado como técnico principal, pois possivelmente até poderia ser indicado para a substituição de Pepe Guardiola no ano seguinte, ninguém ou muito poucos, o levaram em consideração. Deveria ser mais um delírio ou um devaneio do invejado Presidente.

Afinal, nem 12 meses depois o que Pinto da Costa preconizou no ano anterior acabou mesmo por acontecer e deixar o mundo inteiro estupefacto com excepção de quem o tinha afirmado um ano antes. Neste momento Villas Boas deve estar amplamente e amargamente arrependido de não ter seguido as indicações do Presidente do FC Porto, já que ao ter aceitado aquilo que à partida lhe parecia um doce convite, acabou no fim por se tornar numa amarga e dolorosa experiência, que queimou parte ou a totalidade do prestígio alcançado enquanto treinador dos azuis e brancos do FC Porto, onde tudo tinha vencido.
Como diria o outro. “Largos dias tem cem anos”.

Aqui fica a despedida de Guardiola do comando técnico do Barcelona FC, onde será substituído por Tito Vilanova.


Alguma história de Guardiola;
Foram quatro épocas de bons e leais serviços na Catalunha.
Pep Guardiola abandona os comandos do FC Barcelona. O anúncio oficial foi feito esta sexta-feira pelo presidente do clube, Sandro Rosell.
Depois de o Barça ter sido eliminado, nas meias-finais, da Liga dos Campeões – batido pelo Chelsea – aumentaram as especulações em torno do futuro do treinador. Tanto mais que o Barcelona perdeu também, no sábado, o jogo contra o Real Madrid, afastando-se cada vez mais do título da Liga espanhol – troféu que o Barça ganhou nos últimos três anos.
Em quatro épocas, Pep Guardiola ofereceu 13 troféus ao clube catalão.






quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ricardo quer dificultar a vida ao FC Porto


Chegou o jogo da final tão ambicionada pelos jogadores e Presidente afectos ao Marítimo. Protagonismo e tempo de antena não lhes vai faltar, desde que afirmem com toda a convicção que é seu propósito derrotar o FC Porto, e facilitar a aproximação do outro clube que todos sabemos qual é.


A poucos dias de receber o FCPorto, o presidente do Marítimo voltou a referir-se ao caso Kléber, reafirmando a vontade de continuar a defender a sua posição até ser ressarcido. “Há uma contratualização que deve ser respeitada, pelo que o Marítimo vai defendê-la até às últimas consequências e até onde lhe for possível. Nem o Kléber nem o FC Porto terão paz, enquanto não resolverem este diferendo com o Marítimo, que apenas está a defender os seus interesses”, garantiu Carlos Pereira.
As duas derrotas pesadas sofridas recentemente não retiram a confiança ao Marítimo. Quem o garante é o jovem guarda-redes Ricardo, que ontem deu conta do estado de espírito da equipa antes da recepção ao FCPorto.

“São poucas as equipas que criam as oportunidades de golo que o Marítimo conseguiu na Luz e isso demonstrou bem a qualidade da equipa e o porquê do que temos vindo a fazer esta época”, considerou, recusando assim uma quebra colectiva. Ricardo, de 21 anos, tem noção da qualidade do FC Porto, mas adverte que este “não terá uma tarefa fácil nos Barreiros, pois não vamos facilitar em nada e queremos ganhar”.

Com afirmações destas, só resta ao FC Porto encarar o próximo desafio frente ao Marítimo como se de uma final da Liga dos Campeões se tratasse.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Chelsea a paixão, orgulho, e o desejo de chegar à final da Liga dos Campeões.


FC Barcelona 2-2 Chelsea FC.
Pormenores de uma derrota do Barcelona, em que poucos acreditariam ser possível nesta Liga dos Campeões, e muito menos frente a equipa do Chelsea.
Comentários soltos;

Uma segunda parte inesquecível, que pôs a nu a quebra de forma que o Barcelona vem mostrando nas últimas semanas e que premeia o espírito de sacrifício do Chelsea, decisivo na eliminatória.

Os visitantes cerraram fileiras e, com uma exibição muito solidária, apostaram em fazer fugas rápidas para o contra-ataque, conseguindo assim dois golos que entram para a história, cada um no final de uma parte.

Fernando Torres, avançado do Chelsea: “O futebol é assim; a melhor equipa, ou a equipa favorita, nem sempre ganha. Temos muito respeito pelo Barcelona, porque é a melhor equipa do mundo. Não tentámos superá-los no jogo deles, porque sabíamos que isso não ia correr bem”.

Em média, a posse de bola do Chelsea frente aos catalães, nas duas mãos, foi de 18,3 %. É a média mais baixa de qualquer equipa na UEFA Champions League nesta temporada – a segunda mais baixa é do FC Viktoria Plzeň, de 23%, também frente ao Barcelona.

66 ataques contra 14. Mas os jogadores do Barça saberão que peecisavam de ter feito mais para bater a compacta defensiva dos "blues"

Um pormenor curioso do jogo desta noite: Xavi Hernández, sozinho, tem mais passes completos do que toda a equipa do Chelsea - 169 contra 145.

Isaac Cuenca, avançado do Barcelona: “Lutámos até ao fim. Lamento muito, pelos nossos adeptos. Voltaremos a erguer-nos, com a ajuda deles”.

Parabéns aos ex-jogadores do Fc Porto actualmente no Chelsea, por mais um enorme feito nas suas carreiras desportivas.

No país que odeia vencedores


por PEDRO MARQUES LOPES
Jorge Nuno Pinto da Costa completou na última terça-feira trinta anos como presidente da mais bem sucedida instituição portuguesa da nossa história recente: o Futebol Clube do Porto.
Em nenhum sector de actividade uma organização conseguiu sequer aproximar-se do desempenho nacional e internacional do clube nortenho. Até o mais distraído dos cidadãos não ignora as sistemáticas vitórias do Futebol Clube do Porto no plano interno em todos os desportos profissionais ou semiprofissionais e os êxitos retumbantes a nível internacional. Desde 1964, o único clube de futebol português a ganhar provas europeias e mundiais foi o FC Porto. Ganhou sete, batendo-se de igual para igual com clubes representativos de cidades e países com muitíssimas mais capacidades financeiras e com uma capacidade de recrutamento de jogadores e treinadores quase ilimitada - não vale a pena perder tempo referindo os campeonatos e taças dentro de fronteiras, o espaço nesta página é demasiado pequeno.
A pergunta impõe-se: que empresa portuguesa, que instituição, foi a melhor da Europa, no seu ramo de actividade, por duas vezes ou, pelo menos, chegou perto disso nos últimos trinta anos? Pois...
Os sócios e adeptos do FC Porto, o desporto português e a comunidade portuguesa devem todos esses feitos a uma pessoa: Pinto da Costa. Claro que nenhum homem sozinho seria capaz de tão espantosa obra, mas foi, de facto, ele o grande motor, o grande líder duma das mais extraordinárias histórias de sucesso duma organização portuguesa.
Pinto da Costa é, sem sombra de dúvida, o mais brilhante gestor português e, no seu sector, um dos melhores do mundo, senão o melhor (é o presidente dum clube, no mundo inteiro, com mais títulos ganhos). Em qualquer país que não estivesse minado pela inveja, que não vivesse obcecado pela intriga e não odiasse vencedores, o presidente do FC do Porto seria um autêntico herói nacional. O exemplo de alguém que com parcos recursos, liderando uma organização originária duma região pobre da Europa, conseguiu, à custa de trabalho, capacidade de organização e uma dedicação sem limites transformar um clube como muitos outros num dos maiores do mundo seria estudado, promovido, glorificado. Não é em vão que por esse mundo fora o FC Porto e o seu presidente são homenageados e vistos como autênticos fenómenos. Mas, em Portugal, quanto maior for o sucesso, maior será o ódio, maior será o desprezo, e, claro está, Pinto da Costa é o alvo de toda a desconsideração, de toda a infâmia, de toda a calúnia.

Uma excelente e brilhante resposta contra tudo e contra todos os que tem feito tudo e mais alguma coisa, para manchar e estigmatizar o FC Porto clube a nível nacional e internacional.


From;
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2434862&seccao=Pedro%20Marques%20Lopes&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco



As acusações contra o FC Porto, são mais rápidas que a própria sombra.


O tribunal adiou para 2 de maio a comunicação de arquivar processo ou de levar a julgamento os futebolistas do FC Porto Hulk, Sapunaru, Christian Rodriguez, Helton e Fucile, acusados de agressões a seguranças no estádio da Luz, em 2009.
Fonte da 5.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, escusou-se a revelar os motivos do adiamento da leitura da decisão instrutória (estava marcada para terça-feira) e confirmou a nova data, a partir das 14.00.
Os brasileiros Hulk e Helton, o romeno Sapunaru e os uruguaios Christian Rodriguez e Fucile são acusados de agressões a dois "stewards" em serviço no jogo Benfica-FC Porto, da 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol de 2009/10, que os benfiquistas venceram por 1-0.
Nas alegações finais, realizadas a 29 de Março, o Ministério Público manteve a acusação contra os jogadores do FC Porto, enquanto o defensor dos seguranças Sandro Correia e Ricardo Silva defendeu a alteração dos crimes na forma simples para qualificada, o que modifica o enquadramento penal.
"Estão perfeitamente identificados os autores das agressões. Está gravado", referiu o advogado Soares da Veiga, que requereu a abertura da instrução.

Continua o "forrobodó" da confusão do campeonato do túnel, entre aqueles que provocam e os que respondem a provocações. E o mais sério nisto tudo, é que passam o enquadramento legal da forma simples para qualificada, como se a ocorrência da resposta dos jogadores tivesse sido uma acção premeditada.
Aguardemos os desenvolvimentos futuros de mais uma telenovela.