Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-04-29

Tradutor

sábado, 5 de maio de 2012

Hulk mais uma vez o herói do jogo do FC Porto


Hulk foi o herói do jogo, ao marcar os dois golos dos campeões nacionais, aos 82' e 89´. O primeiro surgiu de uma grande penalidade a castigar falta de Polga sobre James - o brasileiro foi expulso e o segundo golo de Hulk apareceu no seguimento de uma arrancada do portista do meio campo - o Sporting já não tinha centrais, uma vez que Onyewu também já tinha sido expulso e os leões estavam por isso reduzidos a nove jogadores.

O jogo foi bastante táctico, com o Sporting a estar mais perto de inaugurar o marcador, num grande remate de Polga ao poste aos 49'. Mas a expulsão de Onyewu por duplo amarelo (primeiro amarelo num lance sobre Moutinho quando este se arrancava para o contra-ataque) acabou por precipitar o final dos leões. Depois, apareceu Hulk, esse fenómeno de jogador, capaz de errar o mais fácil, e ao mesmo tempo fazer jogadas do mais fino recorte de virtuosismo técnico de levantar um estádio em peso, como foi a arrancada para a jogada do 2º golo, para resolver e fazer o FC Porto terminar em beleza a campanha no Estádio do Dragão. 

Jogo fantástico pleno de emoção, que até deu para Fernando festejar a sua própria expulsão, em completa euforia em sintonia com os adeptos portistas felizes.

Um fecho do ano no Dragão em grande festa, com muita cor, muita felicidade, e muita emoção e alegria, ficando para a história, mais um lance de génio desse portentoso jogador de seu nome Hulk. Para ele, o nosso obrigado por todas as emoções e momentos fantásticos com que nos brindou nestes jogos todos que envergou a camisola azul e branca do FC Porto.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

A alegria azul e branca do FC Porto, no exagero de alguns,


Quando já pensávamos que nada mais nos poderia surpreender nesta quinta à beira mar plantado, olhando para as noticias de hoje no que toca ao desporto, e mais concretamente ao futebol em que intervenha o nome do FC Porto, deparam-nos com estas belas pérolas;
O Conselho de Justiça (CJ) de Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anulou o castigo ao diretor-geral da SAD do FC Porto, Antero Henrique, referente a incidentes num jogo com a U. Leiria, anunciou esta quinta-feira o organismo.
O diretor desportivo da U. Leiria, Rodolfo Vaz, também foi castigado por um mês, na sequência do sucedido entre os dois no final do jogo da 18.ª jornada, que o FC Porto venceu (4-0).
Rodolfo Vaz disse, após o encontro, que estava a falar com o árbitro do encontro sobre a expulsão do argentino Shaffer e que Antero Henrique se terá dirigido a ele, "completamente alterado, aos gritos", tendo, confirmado que assinou a ficha de jogo no balneário, por não sentir "condições de segurança".
Primeiro e desde que esteja o nome do FC Porto em jogo, e com uma rapidez que invejaria o pistoleiro mais rápido do velho oeste, condena-se e suspende-se, mesmo que os factos não sejam tão gravosos como ultimamente as constantes anulações dos castigos impostos o tem demonstrado. Bem mas adiante.

António Carraça, director geral do futebol do Benfica, teceu algumas críticas à arbitragem, esta quinta-feira, questionando mesmo as nomeações que são feitas para os jogos das águias.
“Podemos não ganhar, como foi este ano, mas no fim vamos analisar o que não fizemos bem. Enquanto aqui estiver não vamos querer ganhar a qualquer preço. Quero ganhar de forma limpa e honesta, pois só assim a vitória tem sabor”, finalizou.
Como? "Ganhar de forma honesta e limpa?" Mais um a lançar insinuações e desculpas de mau pagador, como se o campeonato fosse discutido num só jogo, e não como uma prova de regularidades durante 32 jornadas. Será que este senhor não viu por exemplo o jogo de Barcelos, em que esteve em campo um certo tipo de paixão assolapada por um apito, num jogo em que esteve envolvido o FC Porto. Ou até nem esteve presente em S. Maria da Feira, num célebre Feirense-Mais melhor do mundo? Pois nada de estranho.
O que mais nos espanta, é que esta gente que vive do futebol, é a primeira a colocar a suspeição, a confusão, o demérito e o descrédito, no desporto pelo qual obtém o seu chorudo ganha pão. Será pura distracção, ou mais do que isso?

No entanto, o dirigente das águias aceita a contestação por partes dos adeptos: “Temos a noção de que a contestação é legítima. O futebol é cada vez mais um fenómeno emocional. Não compreendemos é atitudes de excesso e de exagero que possam colocar em causa toda a honra e dignidade do grupo de trabalho e, fundamentalmente, do presidente”.
Então tanta protecção ao treinador, e acaba por afirmar que o importante é proteger o presidente? Em que ficamos?

“Este sábado a festa é no Dragão! Vamos todos celebrar a conquista deste título no jogo frente ao Sporting”
Isto sim é que é futebol, e o apelo de James Rodriguez é um excelente exemplo desse feito
Festa, alegria, emoção e muita celebração dos adeptos do FC Porto, que de tristes e de tristezas está o mundo cheio. Acima de tudo que seja uma enorme festa de comemoração da conquista de mais um campeonato tão arduamente conquistado, e que Hulk seja amplamente agraciado por todos os adeptos azuis e brancos, pois poderá ser mesmo a última vez que o veremos equipado de azul e branco a jogar no nosso belo Dragão.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A grande vitória do campeonato dos Reis dos túneis.


Os futebolistas do FC Porto Hulk, Helton, Sapunaru, Cristian Rodríguez e Fucile vão ser julgados pelas agressões a dois seguranças privados, a 20 de Dezembro de 2009, no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz.
A magistrada determinou que Hulk, Helton, Christian Rodriguez e Fucile vão a julgamento pelo crime de ofensa à integridade física na forma simples, enquanto o romeno Sapunaru será julgado pela prática de dois crimes idênticos.
A defesa dos dois "stewards", Sandro Correia e Ricardo Silva, requereu a alteração da qualificação das agressões para forma qualificada, mas o tribunal entendeu manter a acusação do Ministério Público de ofensas à integridade física perpetradas na forma simples.
Significa que se mantém a moldura penal de pena de prisão até três anos, quando a alteração da qualificação elevaria a punição até cinco anos.
O advogado dos seguranças, Soares da Viega, considerou que "estavam preenchidos" os requisitos para que os futebolistas fossem julgados por ofensas à integridade física na forma qualificada e admitiu a possibilidade de a requerer "no recurso do julgamento", que será marcado em breve.
"A alteração da qualificação é uma questão técnica. Consideramos que estavam preenchidos as exigências para a alteração. Aliás, o tribunal reconheceu, mas fez ponderação, entendendo que existiram circunstâncias que contrabalançaram e, por isso, não havia especial censurabilidade", disse o causídico.
Cláudia Pina fundamentou a decisão, acentuando que as imagens nos recintos desportivos "são de recolha obrigatória"
Por isso, entendeu a magistrada que "não constitui prova ilícita" nem "proibida".
Na leitura da decisão instrutória, a juíza comunicou o arquivamento do processo de alegadas injúrias de Sandro Correia aos jogadores do FC Porto, cuja abertura da instrução tinha sido requerida pelos arguidos.
Ora aqui está a grande vitória daqueles que gostam de fazer as coisas por outros lados, menos dentro das quatro linhas. Tudo o que era comunicação social e adeptos do mais melhor do mundo, festejou esta notícia como se de uma grande conquista de mais um campeonato, se tivesse tratado.
No meio disto tudo, achei imensa piada que se proceda ao arquivamento do motivo, pelo qual tudo se desencadeou, mas de seguida não se aceite a pretensão do defensor dos agentes desportivos para alterar a acusação para forma qualificada. Em que ficamos? Deve ser mais um diferendo tipo carta na manga, para se jogar durante o julgamento. Por isso a grande satisfação do acusador com a afirmação; “A alteração da qualificação, é uma questão técnica.” Mais um processo de grande foguetório e festejos iniciais como de costume, mas com um final igual ao da conquista do campeonato deste ano, por parte do FC Porto. Com calma, muita concentração, muita coesão e muito suor em campo, a vitória não escapa.
Não passa de uma tentativa de estragarem a festa da conquista do campeonato por parte do FC Porto, por isso o adiamento para esta data tão propícia a esse feito.
Já agora, anexo uma noticia que passou no DN de ontem e que poucos ou nenhuns se lembraram de publicitar. Como diria um grande comunicador do nosso tempo; E esta hein?

terça-feira, 1 de maio de 2012

Vítor Pereira e a explicação de mais um título de campeão.


Na conquista de mais um título de campeão nacional de futebol, o nosso grande presidente Pinto da Costa, proclamou ao mundo o supremo valor de uma equipa com jogadores à porto
E que significaria exatamente essa distinção, para lá do óbvio de todos eles vestirem a camisola azul e branca com o emblema de dragão ao peito? O próprio presidente forneceu a resposta ao facto; Estes jogadores ao contrário de outros, não falham nos momentos decisivos.
Explicação mais certeira, concisa e direta, não existe. Para algumas almas aziadas e atónitas sobre a conquista de mais um campeonato pelo FC Porto, explicamos o que lhes sucedeu, tendo em conta esta afirmação de Pinto da Costa. Quando o Benfica chegou a ter 5 pontos de vantagem sobre o FC Porto, todos se entusiasmaram e com sorrisos de orelha a orelha, festejaram a conquista antecipada do campeonato, sem se darem conta de que o FC Porto tinha cedido a liderança, fruto de uma arbitragem com muita Paixão, e de um empate na casa do outro pretendente ao título que neste caso era o Sporting. Com a vantagem adquirida pelos vermelhos, onde abundavam a sobranceria, colinho dos mesmos do costume e alegria desmesurada, minguavam a convicção, o saber, a raça e a determinação, dos verdadeiros campeões. Por isso e após a conquista da vantagem por parte do FC Porto, os jogadores azuis e brancos uniram-se que nem uns Dragões, sofreram, resistiram à pressão descontrolada da comunicação social e à promoção individual de possíveis saídas e contratos milionários, e venceram o campeonato com uma força coletiva que alcançou muito mais do que a soma das partes.
Isto é que é um campeão.

Ano após ano o FC Porto, ensina a quem quiser ver com olhos de ver, como é que se fazem campeões. Para a maioria triste e ressabiada, fica sempre a dúvida do mérito por causa dos árbitros, da lua, da treta da nota artística dos ventos e das marés, pois é isso que lhes vendem até ao nojo supremo. Que continuem porfiadamente nesse caminho, é o nosso secreto e enorme desejo. Pois enquanto assim for, é sinónimo que o FC Porto, ficará sempre abrigado de surpresas difíceis e desagradáveis, e mais conquistas e alegrias poderemos festejar.
Um campeão é forjado na atitude, na organização, na estratégia, na elaboração de uma indiscutível cultura vencedora, em que o clube está e estará sempre acima do individual, e no genuíno respeito por um amplo conhecimento do que representa hoje, o complexo mundo do futebol mundial.
Como dizia o Maradona; Que la siguen….


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Loucos por Hulk, já chegam aos 72 milhões por Hulk


Os milionários franceses estão dispostos a entrar em loucuras pelo internacional brasileiro, mas Roman Abramovich não quer deixar fugir o Incrível.
Hulk arrisca tornar-se na venda mais cara de sempre do futebol português por largos milhões de euros. O internacional brasileiro é um dos nomes que promete agitar o próximo defeso, mas o seu passe parece estar apenas ao alcance dos petrodólares. Nada que não haja em Londres ou em Paris.

O Paris Saint-Germain lidera a lista de clubes interessados no jogador do FC Porto e avançou com uma proposta de 72 milhões de euros pelo passe do brasileiro, segundo noticia o sítio francês Blogolo. Só que Roman Abramovich quer que Hulk continue a vestir de azul, por isso estará disposto a igualar a oferta.

Hulk, pelo que dizem, tem a garantia de Pinto da Costa que o FC Porto não colocará entraves à sua saída, desde que cheguem aos cofres do Dragão uma proposta milionária. Os 72 milhões de euros, dos quais os dragões receberiam cerca de 60 milhões, parecem encaixar-se dentro desses parâmetros, até porque os dragões contariam ainda com os mais que prováveis encaixes das vendas de Ronaldo e, muito possivelmente, Álvaro Pereira e Otamendi.

O internacional brasileiro estará interessado apenas, no entanto, em mudar-se para uma das principais Ligas europeias, admitindo ainda jogar em França. Abraçar os milhões do Anzhi, da Rússia, por exemplo, está fora de questão.

Enquanto uns se degladiam por Hulk, com este a ter que decidir se muda de ares seguindo para a terra do chã das cinco, ou para a do queijo e do espumante, outros procuram novas oportunidades para seguir a sua carreira de mestres.

domingo, 29 de abril de 2012

Vítor Pereira e o titulo de Campeão Nacional do FC Porto


Com Hulk e James Rodriguez a brilhar, a quem se juntam Fernando, Maicon e Lucho Gonzalez, foram os jogadores chave do plantel portista, que este domingo se sagrou campeão nacional de futebol.
Responsáveis, até ao momento, por mais de um terço dos golos dos "dragões", o brasileiro (14) e colombiano (12) disfarçaram os vários "eclipses" dos três pontas de lança que Vítor Pereira teve ao seu dispor.
Aliás, o assunto "ponta de lança" foi bem cedo uma equação constante no quotidiano dos "dragões", começando pela saída do colombiano Falcao, a poucos dias do início da época, não permitindo à SAD portista uma "reação" adequada.
Sendo também verdade que não se encontram "falcões" de área ao virar da esquina, o FC Porto arrancou com esperanças em Kléber (seis golos) e Walter (dois), acabando este por ser emprestado, em dezembro, ao Cruzeiro, "substituído" pelo austríaco Mark Janko (quatro).
Se Hulk voltou a ser, consensualmente, o jogador mais em foco, tanto pelos 14 golos como pela dinâmica que empresta ao ataque portista, já James Rodriguez teve períodos de ausência, devido ao Mundial Sub-20 e às opções de Vítor Pereira.

Porém, o jovem sul-americano foi um dos protagonistas do título, a par (e pelas mesmas razões) de Hulk, com a particularidade de ambos terem, até, marcado num dos jogos do título: no Estádio da Luz, a 02 de março, na vitória sobre o eterno rival Benfica, por 3-2.
O golo dessa vitória, apontado em posição reclamada por toda a comunicação social aziada, seria porém, marcado por um dos jogadores de quem, talvez, não se esperasse tamanho exemplo de abnegação durante a época: o defesa brasileiro Maicon. Jogou a defesa direito, numa aposta pessoal do treinador Vítor Pereira, dando à equipa mais rapidez e altura na recuperação da sua defesa, e permitindo o crescimento dos conhecimentos táticos deste jogador. No fim, mais uma bofetada de luva azul e branca de Vítor Pereira, a todos os seus detratores. Maicon cresceu, e a equipa do Fc Porto ganhou uma defesa de betão.
Muito utilizado na ala direita da defesa, por impedimentos de Danilo (só chegou em janeiro) e Sapunaru, ou meras opções técnicas, Maicon correspondeu de forma eficaz, mas acabou por ser no centro da defesa que se impôs, assinando exibições de grande qualidade, contrastando com a irregularidade de Rolando e Otamendi nesse setor.

O quarto jogador-chave do sucesso "azul e branco" foi, uma vez mais. o médio brasileiro Fernando, que até começou a temporada com a cabeça mais "fora" da equipa do que o exigido.
Mas, quando se pensava que a sua motivação seria prejudicada pelas chamadas do "mercado" durante a pré-época, o médio defensivo correspondeu de forma muito positiva e rapidamente se percebeu -- à custa de ausências por lesão -- que a equipa era bem mais forte com ele em jogo.
Outros jogadores também foram fundamentais, embora nenhum além do exigível, como Helton, João Moutinho, Sapunaru e Álvaro Pereira.
Mas, a escolher um quinto elemento, entroncando nos critérios de mais-valias para o coletivo, então também Lucho Gonzalez merece uma referência em mais uma página do sucesso dos "dragões". "El Comandante" regressou ao FC Porto, transferido do Marselha, em Janeiro e, além do seu futebol em campo, esperava-se dele o que ele cumpriu: o peso da experiência e o conhecimento da casa na gestão das emoções dos colegas, no balneário.

Aquém do esperado, admitindo várias vicissitudes por que todos passaram, estiveram Kléber, Walter, Varela, Rolando e até Janko, mas este mais pela ansiedade criada em torno da figura de um ponta-de-lança que pelo trabalho efetuado e os golos conseguidos.
Depois do Andebol, hoje o Futebol. Mais dois títulos para Pinto da Costa e para toda a nação azul e branca. Fantástico.
Parabéns a todos os adeptos que tanto almejaram e lutaram por este título, mesmo quando muitos dos adeptos azuis e brancos, embalados pelo canto da sereia da comunicação social, se atiravam ao técnico Vítor Pereira. Mais do que ninguém VP e Pinto da Costa merecem e muito este título, por tudo que passaram e sofreram nesta época competitiva. Felizmente a organização do FC Porto aprendeu e muito com o que tinha ocorrido em 2004-2005, com a saída de outro Vítor de seu nome Fernandez.
Somos campeões…nós somos campeões!

Campeões...nós somos campeões.

Campeões…Campeões…Nos somos Campeões…Somos Porto, Somos Campeões ou antes Bi Campeões…Nós somos Campeões…tanto choro no meio da alegria azul e branca.
Equipa na varanda do Estádio do Dragão, hoje às 22H 15.
Todos à festa, contra tudo e contra todos.


Ecos da ilha, na caminhada para o título do FC Porto.


Hulk…Hulk…Hulk…Hulk; Quem tem Hulk tem tudo. Esteve em todos os lances do jogo, pela direita, pela esquerda, pelo centro e até na defesa. Fabuloso jogador que a jogar assim de certeza será o último ano que poderemos desfrutar de o ver com a camisola do Porto.

Marcou nos últimos três jogos - cinco golos nas últimas três jornadas para ser mais preciso - e surge na fase decisiva do campeonato para desequilibrar os pratos da balança. É certo que bisou com duas grandes penalidades, mas a verdade é que acabou por estar envolvido em quase todos os lances de perigo do FC Porto. Acertou num defesa (12'), quase marcava a passe de Lucho (68'), antes de devolver a gentileza ao argentino (86'), que falhou escandalosamente, e ainda meteu a bola em Djalma no lance do segundo penálti.

Pinto da Costa;
Pinto da Costa não faz questão de antecipar para hoje a festa. Para o presidente do FC Porto, "não tem o mesmo sabor ser campeão no sofá. Bonito é no estádio, seja qual for. Por mim, gostava que não fosse amanhã [hoje]", surpreendeu. E, aconteça o que acontecer no Rio Ave-Benfica de hoje, o FC Porto "vai encarar o jogo com o Sporting com a mesma seriedade, embora mais à vontade, porque faltam dois pontos em dois jogos e isso torna a pressão menor".

Para os que dizem que este é um campeonato sofrido, Pinto da Costa responde com ironia. "Não sei o que é isso. Sofrido é quando dói alguma coisa, mas a mim não me dói nada. Se estão a falar em dificuldades, ainda não vi muitos jogos que alguém tivesse ganho sem dificuldades", atirou. O de ontem, contra o Marítimo, foi mais um. O Marítimo não merecia um resultado mais desfavorável"

Vítor Pereira;
A vitória do FC Porto "é justa" e o árbitro "não merece ser questionado". Vítor Pereira está seguro de que "os penáltis são penáltis" e não se lembra "de mais nenhuma situação que pudesse influenciar o resultado". Para o treinador, "o jogo foi resolvido pelos jogadores" e com "mérito". "Ganhar por 2-0 nos Barreiros não é para qualquer um; provámos a nossa qualidade e o nosso carácter", sublinha. "A equipa deu um passo importante para revalidar o título", admite, mas nem por isso vai adormecer à sombra do amplo favoritismo que agora todos lhe reconhecem. "Ainda não conquistámos o título. Queremos vencer os dois jogos que faltam e, se possível, festejar na nossa casa e comemorar com os nossos adeptos. Abordamos os jogos sempre da mesma forma, com sentido de vitória. Não vamos tirar o pé do acelerador nem nos vamos desconcentrar. Vamos estar focados no objetivo", prometeu.
Naturalmente satisfeito com o resultado, Vítor Pereira não está, nesta fase, preocupado se o FC Porto joga melhor ou pior. "Há vitórias mais sofridas e outras menos. Este é um campeonato muito competitivo", aponta, no reforço de uma ideia que há muito vem a veicular. "Importa salientar a qualidade das duas equipas. Provámos qualidade e carácter. Os meus jogadores estão de parabéns", continuou.

Quanto ao Pedro Martins, aconselho a ler o tribunal da arbitragem de um conhecido jornal, para que não perca a sua “ inteligência”, depois de tomar um cházinho de cidreira para os nervos e para a azia;http://www.ojogo.pt/28-120/artigo983212.asp

FC Porto a 90 minutos da consagração, no Dragão.


Dois erros defensivos do Marítimo, dois penálti para o FC Porto, dois golos para Hulk... e o título a dois pontos de distância. O FC Porto derrotou este sábado o Marítimo, por 2-0, em jogo da 28.ª jornada da Liga e conquistou três pontos importantíssimos rumo ao título de campeão nacional, que até poderá ficar entregue já este domingo. Para tal, é necessário que o Benfica não derrote o Rio Ave em Vila do Conde, caso contrário tudo ficará adiado para a próxima jornada, onde os azuis e brancos defrontarão o Sporting no Dragão.
Hulk começou o jogo no eixo do ataque portista, mas na verdade o avançado brasileiro esteve em todo o lado. Com o "Comandante" Lucho González a controlar todas as ações no meio campo, Hulk criou inúmeros lances de perigo e foi sempre uma seta apontada à baliza adversária. Apesar do claro domínio dos dragões na primeira parte, foi através de uma infantilidade de Fidelis que os dragões chegaram ao golo: o avançado do Marítimo jogou a bola com a mão na grande área e deu lugar a uma grande penalidade que Hulk não desperdiçou, aos 16 minutos.
O domínio portista durante o primeiro tempo manteve-se até ao intervalo e a vantagem só não foi ampliada por causa do guarda-redes Salin. Na segunda parte, no entanto, os dragões tardaram em "matar" o jogo e permitiram que o Marítimo começasse a acreditar no empate, que só não aconteceu porque Helton travou as intenções de Fidelis em duas ocasiões. Hulk - sempre ele - criava perigo sempre que arrancava com a bola, mas esta só entrou mesmo através de penáltis.
Nem de "baliza aberta" os dragões conseguiram acertar no alvo esta trave. Exemplo disso foi a perda de Lucho González, a poucos minutos do final, depois de Hulk ter passado por dois defesas e pelo guarda-redes Salin. No minuto seguinte, o Incrível voltou a desequilibrar e colocou Djalma na cara do golo, mas o angolano acabou derrubado por Rafael Miranda na grande área, lance que terminou com a expulsão do brasileiro. Segundo penálti da partida, segundo golo para Hulk, que chegou aos 14 golos na Liga e isolou-se no terceiro lugar do pódio dos goleadores.
No final como de costume, aqueles que normalmente não conseguem aceitar a superioridade do FC Porto, aparecem sempre a demonstrar a azia que tanto lhes magoa a alma, e tolda o raciocínio. Vai dai toca a disparar e a retirar mérito a quem o merece, com uma perolas engraçadas;
«A actuação do árbitro desafia a minha inteligência»
Apesar de não parecer haver dúvidas quanto às duas grandes penalidades, Pedro Martins, treinador do Marítimo, encontrou na equipa de arbitragem a justificação para a derrota sofrida. "O senhor Paulo Baptista, desde o primeiro minuto, não marcou faltas para nós. O FC Porto foi muitas vezes ajudado. Nunca falei de arbitragens, mas desta vez tenho que me insurgir contra a dualidade de critérios", apontou. Engraçado que na semana passada nada disse, após uma pesada derrota no estádio da luz. Um pouco de kompensam faria bem melhor a saúde de alguns.

Vítor Pereira, por sua vez, sente que o título está perto, mas não lança os foguetes nem se colocou em bicos de pés. Muito sereno e com a convicção do dever cumprimento, afirmou; "Demos um passo importante. Ainda não revalidámos o título, mas estamos perto", frisando ainda que "os penáltis são penáltis.", e que o FC Porto, pretende ganhar os jogos todos até ao final do campeonato.
Que assim seja, para que não existam quaisquer dúvidas sobre a consagração do FC Porto, através de casos de secretaria, como sejam o imbróglio em que se encontra o União de Leiria, e a sua possível desistência com influência direta na classificação.