Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2011-09-04

Tradutor

sábado, 10 de setembro de 2011

Porto é a melhor equipa de Portugal.

Depois destas declarações, esperemos que Bruno Ribeiro, continue a ser o treinador do Vitória de Setúbal, desejando-lhe os maiores sucessos na sua curta carreira de treinador principal.

Se já tínhamos simpatia pelo mesmo, pelo seu trabalho na salvação do Vitória de Setúbal, hoje reforçou a sua categoria ao ter mostrado novamente toda a sua coragem, sem medos de qualquer espécie, pelas declarações que fez na conferência de imprensa após a derrota da sua equipa o Vitória de Setúbal, por 3 bolas a 0, contra o F.C.Porto.

Esta noite, jogámos contra uma grande equipa, de muito valor. Entrámos bem, a trocar bem a bola, mas o F.C. Porto depois teve duas bolas na barra, motivou-se, cresceu muito no jogo, ganhou e está de parabéns. Mas tenho de realçar que o F.C. Porto teve de lançar o Moutinho e teve de lançar o Hulk.

Vendaval de golos, com ferros a tremer no Dragão!

Hoje no Dragão, o F.C.Porto proporcionou aos seus adeptos e apoiantes um belíssimo recital de futebol contra o Vitória de Setúbal, com 2 momentos bem distintos em termos de filosofia de jogo. Na primeira parte, o F.C.Porto apresentou-se em posse de bola e com muitas tabelas e passes entre os seus elementos, mas tudo num ritmo algo lento e denunciado, misturado com algumas confusões na ocupação dos espaços. Mesmo assim, o F.C.Porto numa toada calma, lá foi empurrando o autocarro que a equipa do Vitória de Setúbal colocou em campo, na esperança de proteger todos os caminhos para a sua baliza.

Com o passar do tempo, os jogadores do Setúbal foram-se colocando cada vez mais dentro da sua grande área defensiva, já que a equipa do F.C.Porto apresentava-se cada vez mais asfixiante na procura da bola, uma vez que tinha as suas linhas muito subidas, e com isso cortava o mais possível os espaços, não permitindo ao Setúbal sair em posse da sua defesa para o ataque. A meio da primeira parte, chegamos a ver 2 ou 3 jogadores do Setúbal a colocarem-se dentro da sua baliza, na vontade de defender o resultado e o seu guarda redes, Diego, o melhor jogador do Vitória Setúbal, a suster todo o ímpeto de ataque do Porto. Nesta fase do jogo, sobressaiu mais uma vez “El Bandido” James Rodriguez , no papel de grande maestro do jogo, uma vez que as jogadas mais perigosas do ataque do F.C.Porto, partiam dos seus pés.

Mesmo num jogo algo confuso, o F.C.Porto foi capaz de enviar 3 bolas aos ferros da baliza defendida por Diego, com manifesta sorte para este último, e para grande infelicidade de Sousa, Rolando e de Kléber. Na verdade, o lance finalizado por Kléber é o mais vistoso da primeira parte, em que este após uma desmarcação primorosa, faz um remate cruzado, apanhando o guarda redes desprevenido que se ajoelha, quando a bola é rematada de baixo para cima, embatendo com estrondo na barra. Refira-se que após a bola ter saído, Diego levanta-se e dando uma palmada na trave, agradece aos Santos, a virgindade das suas redes, já que o resultado se mantinha teimosamente num nulo.

Bem a 2ª parte deste jogo, é outra história com a entrada de Moutinho para o lugar de Sousa, que diga-se em abono da verdade, até estava a fazer um bom jogo. Mas como disse Vítor Pereira, retirando um fixo e colocando 2 volantes a transportar bola e a criar linhas de passes, a primeira estrutura defensiva do autocarro do Setúbal, foi-se desmoronando, porque se marcavam Bellushi, sobravam Moutinho ou Defour ( bela exibição do Belga, quase coroada com um golo, se não fosse mais uma excelente defesa de Diego a negar –lhe o feito), para lançar o perigo no seu último reduto.

Aos 52 minutos, o momento de abertura do ferrolho da baliza de Setúbal. Numa insistência de Belluschi na procura da bola, esta sobra para Moutinho, que acariciando a mesma, aplica-lhe um potente remate de fora da área, rasante à relva, em direção ao canto inferior do poste esquerdo da baliza de Diego, e apesar do seu estiraço, foi sem possibilidades de defesa.

Estava feito o mais difícil.

Contudo, o Setúbal que até a altura em que sofreu o primeiro golo, pouco se tinha interessado em atacar a baliza do FCP, encheu-se de brios e apesar de uma oferta da defesa do F.C.Porto, mais uma por falta de agressividade na procura da bola, João Silva não foi capaz de bater a valia e experiência confirmada de Helton.

Vítor Pereira, sentindo o adormecimento da sua equipa, lança Hulk no desafio por substituição de Kleber. Em boa altura o fez, porque a partir desse momento, a mais valia técnica da equipa veio ao de cima, com jogadas vistosas e bem delineadas pelo meio campo e ataque do F.C.Porto.

O expoente máximo desse período é a obra prima do 2ª golo, concretizada por James Rodriguez, mas abrilhantada e açucarada por Hulk com um passe de calcanhar, após desmarcação primorosa de Bellushi, que tinha recebido na entrada da área, um passe de Defour, a rasgar a primeira muralha da linha defensiva.

Com este 2º golo, o que restava de capacidade defensiva do Vitória de Setubal esbateu-se, chegando o F.C.Porto ao 3º golo através de um remate de fora da área protagonizado por Belluschi que tanto tinha trabalhado na procura do mesmo.

Como dizia Vítor Pereira na conferência de imprensa após o jogo, e depois de um enorme elogio a Hulk, “por este ter demonstrado toda a sua humildade e valia de craque, já que se disponibilizou a ficar no banco de suplentes e quando chamado a jogar demonstrou mais uma vez toda a sua classe, virtuosismo e alegria em disputar o jogo”, que esta equipa do F.C.Porto é mesmo recheada de grandes e belíssimos jogadores.

Por esse facto, e mediante a capacidade técnica de cada elemento da equipa, existem hoje mais variantes na concretização dos lances de ataque do F.C.Porto, sinal disso são os 2 golos de remates de fora da área, deixando assim as equipas adversárias com dificuldades de marcação aos finalizadores, já que qualquer um deles o pode ser, e com qualquer tipo de lances organizados ou individuais de ataque.


Em resumo, belo jogo de futebol muito bem disputado, com momentos e lances para todos os gostos e interesses, e no qual depois do que vimos, só podemos esperar grandes alegrias e grandes conquistas, por parte dos de azul e branco equipados.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O apagar de uma estrela?


Varela, o que se passa contigo miúdo?

Levanta a cabeça e batalha, que a sorte volta novamente. Se não foi desta que fizeste o contrato da tua vida, volta a ter o desempenho com alegria e satisfação que já demonstraste no passado, que novas e boas oportunidades te irão aparecer.

Muitos dos adeptos, que hoje te “chigam” são os mesmos que saltaram das cadeiras, após aquela obra-prima que desenhaste no campo de futebol ou seria pantanal, da académica e debaixo de um dilúvio intenso. Eles são assim, pois rapidamente se esqueceram que esse golo valeu ouro, pois nessa altura importantíssima do calendário, permitiu à equipa relançar-se na conquista de títulos e mais títulos em 2010, quando tudo estava preparado para nos derrotar.
Era o tempo, as condições do campo, a equipa adversária extremamente aguerrida, e ainda por cima o árbitro. Sim o árbitro, esse homem do apito que tem um emprego bem pago, porque existem equipas como a tua, ou seja o F.C.Porto que privilegia o espectáculo, e por isso tem artistas da bola como tu, e que deveria em primeira estância ser o garante da protecção dos deuses do estádio, pois são esses que levam espectadores aos jogos e lhes garantem o emprego, é o primeiro a fechar os olhos às tropelias dos adversários, favorecendo o jogo viril e agressivo, do vale tudo desde que não seja arrancar olhos.
Se bem te lembras, foi nesse jogo que em sorte, coube ao teu companheiro Fernando, abandonar o campo lesionado, após mais uma entrada duríssima protagonizada por um adversário de negro vestido, e com a complacência do tal indivíduo do apito. Repara que não contentes, ainda convocam o tal homem do apito, para aquele jogo em que iríamos disputar a faixa de campeões em pleno estádio da Luz, casa do nosso querido adversário, e em plena capital.

Como eles são inteligentes!
Por isso caro Varela, não leves a mal os adeptos do F.C.Porto, pois são adeptos empertigados, vibrantes e muito exigentes, procurando ver a perfeição executada pelos seus deuses do futebol, pois muitos colocam nos outros as suas frustrações e desenganos que sofrem daqueles que na capital estão instalados, mas no fundo todos eles gostam e amam os que de azul e branco se equipam.
Não te deixes abater, nem te armes em menino mimado, com os amuos que ainda ontem demonstraste em pleno campo da Naval, ao não festejar a conquista de mais um belo golo.
Sim para muitos pareceu fácil, mas a maneira como dominaste a bola, e o gesto técnico que executaste com o corpo, para na queda a enfiar na baliza, fora do alcance do desamparado Eduardo, não é para todos. Tens técnica e futebol, que chegue e sobre para derrotar qualquer um!
Mas se não tiveres vontade e acima de tudo alegria por estares a fazer aquilo que mais gostas, que é jogar à bola e ainda por cima numa grande equipa mundial, podes ter a certeza que aquela fracção de segundo, aquela faísca que te levaria ao Olimpo, não aparece, e és assim conduzido ao inferno e à chacota das hordas de adeptos que não param o tal segundo para pensar.
Sim, eles também não param o tal segundo para pensar e questionar-se, porque diabo um dos jogadores mais influentes da equipa baixou drasticamente de produção? Será que é por falta daquilo que todos os adeptos deveriam fazer em primeiro lugar e que poucos o fazem, que é incentivar, apoiar e agradecer os excelentes momentos de prazer futebolístico que já nos ofereceste, mas que também tem momentos maus?
Será?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Facto após o jogo; F.C.Porto recupera isolado o comando, do Campeonato de Futebol da Liga Profissional.
Antes de mais gostaríamos de mencionar que assistimos hoje a uma excelente partida de futebol, com disputa de lances com muito dinamismo, marcados por momentos de grande indefinição do resultado.

A partida pende para o F.C.Porto, quando marca o 4 golo, dando alguma folga ao resultado. Mas até chegar a este resultado algo dilatado, para o que se viu no terreno de jogo, o F.C.Porto teve que puxar e muito pela construção e imaginação do seu futebol, para levar de vencida esta bem organizada e aguerrida equipa do União de Leiria.

No meio da partida um lance de sorte para a defesa do F.C.Porto, que mais uma vez se mostrou lenta a recuperar e a facilitar nos cruzamentos para a sua área, num desses cruzamentos a bola passa por alguns jogadores do Porto, sem que nenhum deles consiga afastar a bola e o perigo, e por pouco que um jogador da União de Leiria não concretiza em golo. Na continuação do lance, a bola sobra para Moutinho, que galga o seu meio campo entrando no meio campo adversário, entregando a bola redondinha para um remate seco e rasteiro de James, concretizando assim o lance em golo, e abrindo o marcador para a equipa do F.C.Porto.

Nos minutos seguintes e depois de ser forçado por Moutinho, aparecendo na dobra o Bellushi, que acaba por levar de vencida o jogador do Leiria Curto, que transportava a bola para o ataque da sua equipa, Bellushi, domina a bola e entra na grande área adversária chamando a si, o guarda redes da União, faz o passe lateralizado para Kléber, que antes de concretizar o seu primeiro golo do campeonato, ainda tem que puxar a bola da esquerda para a direita para ultrapassar um desamparado defesa da União, e bater num remate de baixo para cima, o desamparado guarda redes Eduardo Gottardi da União de Leiria.

O resto do jogo, e com um apagão pelo meio na altura em que os da casa se galvanizavam ainda mais após o 1-3, o F.C.Porto continuou a puxar dos galões e mesmo após a saída de Hulk, grande novidade, continuou a disputar o jogo a bom ritmo, concretizando mais duas jogadas em golos, passando o resultado final para 2-5.

Boa réplica da equipa da União de Leiria treinada por Pedro Caixinha, mas que de nada lhes valeu, contra uma equipa ambiciosa e com raça, como foi este F.C.Porto desta noite.

Da parte do F.C.Porto, excelente a criatividade e o fulgor do menino James Rodriguez, por todos os corredores de ataque da equipa; O encontro de Kléber com os golos, marcando logo 2 de bola corrida, e retirando toda a ansiedade que o mesmo carregava; A estreia auspiciosa de Defour, que se entendeu muito bem com o irrequieto Bellushi. Este, apesar de aqui e ali se notar ainda com alguma falta de ritmo e velocidade, criou muitas situações de rotura, com os seus passes de primeira a desmarcar a entrada dos companheiros pelas alas.

Como negativo, Varela que marcou um belo golo de raça e oportunidade, não festejando a conquista do mesmo. Não percebemos o que se passa com este jogador, para ter descido drasticamente a sua produção e influência na equipa, e julgamos que estas atitudes de menino mimado, não ajudam em nada a recuperar a sua posição e estatuto.

Em resumo, grande jogo de futebol, com duas equipas que se entregaram na disputa do resultado, em que claramente o F.C.Porto foi superior, e em que numa das equipas, existiu um menino de nome James Rodriguez, que passeou classe e alegria pelo relvado, afim de estabilizar a sua equipa na reconquista do primeiro lugar da Liga.

domingo, 4 de setembro de 2011

Apresentação.

Olá.
Sou um jovem desportista e que adora praticar desporto, principalmente futebol, bem como discutir todas as vertentes do mesmo, e em especial sobre o Futebol Clube do Porto.