Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-02-26

Tradutor

sexta-feira, 2 de março de 2012

Mais uma vez, a festa do FC Porto em plena Luz.


Espanto !!!! Todos “gritam” que o golo de Maicon, é concretizado em fora de jogo. Mas ninguém fala no lance que Cardozo ajeita a bola com os braços na cobrança de um canto, que daria penálti e consequente expulsão deste jogador, bem como nos amarelos que o mesmo jogador não levou, por na primeira parte ter jogado a bola com o braço, bem como numa falta para vermelho na entrada sobre Rolando.

Ver só para um lado, é que destrói a beleza do futebol. Resumir um excelente jogo, disputado por grandes equipas, com grandes jogadores, com grandes golos de parte a parte, é de uma tristeza confrangedora. Inacreditável.

Valha-nos a festa do momento, a beleza da comemoração dos golos, a esperteza de Hulk, e o xadrez de James Rodriguez, comandados por Lucho, Moutinho, e um grande Fernando. Que grande resposta deram mais uma vez Fernando e Maicon, a todos aqueles que os criticaram e que os apelidaram de patinhos feios, num jogo intenso e altamente disputado, com momentos de pura magia.

Conferência triste e desonesta de um treinador, que deveria falar de 2 penáltis escamoteados a uma das equipa e se agarra desesperadamente a um possível fora de jogo. Antes da bola partir não existe fora de jogo. Se assim fosse, Luisão também estaria em fora de jogo, no golo do Benfica. Na dúvida benefício a quem ataca, é a regra.

Os outros foram superiores e mereceram, porque fizeram mais e melhor, e quando assim é, só nos resta dar os parabéns ao adversário. É de uma menoridade gritante, afirmar a plenos pulmões que foram derrotados pela 3ª equipa, quando no outro lado está uma equipa que puxou dos galões dando uma imagem fulgurante de um campeão que não se deixou abater. 

Mas os adeptos do FC Porto até o desculpam, porque não deve ser fácil aceitar perder em 3 jogos 8 pontos, e ficar sem a paixão da encomenda das faixas, e ver o adversário que estava a 5, passar quem nem um foguete para a liderança com 4 pontos de vantagem. Deve doer e de que maneira!

Carrega FC Porto.
Grande demonstração de Futebol, orquestrado por Vítor Pereira.
BENFICA 2-3 FC PORTO Goal highlights 02.03.2012 por vik2003

FC Porto a mostrar quem tem os galões de Campeão.


O conjunto "azul-e-branco" começou da melhor forma o encontro no Estádio da Luz, já que chegou à vantagem aos sete minutos, por intermédio de Hulk. O brasileiro fez uso do seu potente remate e disparou com êxito após uma entrada positiva dos portistas.

Em desvantagem no marcador, o Benfica tentou responder e acabou por chegar ao empate aos 42 minutos, por intermédio de Óscar Cardozo, depois de João Moutinho ter atirado à barra da baliza de Artur. Maxi Pereira rematou de pé esquerdo à entrada da área, Witsel desviou para o lado e Cardozo rematou de forma imparável.

Motivado pelo tento do empate a fechar o primeiro tempo, os comandados de Jorge Jesus alcançaram a vantagem logo após o recomeço, mais uma vez graças a Cardozo. O Avançado paraguaio aproveitou da melhor forma um livre de Aimar para cabecear de forma colocada, levando ao delírio os adeptos da casa, que praticamente encheram o Estádio da Luz.

Apesar de se ter visto em desvantagem, o conjunto portista chegou ao empate aos 64 minutos, mercê de um golo do recém-entrado James Rodríguez. Aos 77 minutos, o Benfica ficou reduzido a dez elementos, por expulsão de Emerson (duplo amarelo), com os visitantes a aproveitarem para fazer o 3-2 final aos 87 minutos, após cabeceamento de Maicon. Com este resultado, a equipa de Vítor Pereira chega à liderança isolada, agora com três pontos de vantagem sobre os "encarnados".

Benfica e FC Porto protagonizaram um clássico repleto de emoções, com os "dragões" a baterem as "águias" no Estádio da Luz, por 3-2.

Foi arrancado a ferros o que aos dez minutos de jogo, parecia tão fácil de alcançar. Bastava o FC Porto ter aguentado mais 10 minutos a pressão fantástica que vinham fazendo, para que o Benfica não tivesse recuperado psicologicamente como o conseguiu. Mas a decisão ousada de Vítor Pereira nos minutos finais, transformaram a equipa passando a mesma de meio tração atrás, para totalmente de tração à frente, empurrando o Benfica para a sua baliza. Foi emocionante, extremamente disputado com alegria empenho, suor e beleza, com golos fantásticos, disputado por 2 grandes equipas, mas com claro sinal mais do FC Porto, cujo meio campo foi de uma enorme preponderância neste desafio.

O FC Porto puxou dos galões de campeão e num assomo de enorme brio profissional e crença, vendeu cara a luta, dando a volta ao marcador.

Agora é momento de celebrar, mas com os pés bem assentes no chão, porque não passamos de ser tão maus a excecionais e excelentes por termos vencido este jogo.

Parabéns aos jogadores do FC Porto, que estiveram em grande plano, valendo o seu conjunto, bem como um palavra especial para Vítor Pereira. Estando sobre fogo cerrado, e estando com o resultado do jogo a pressionar, quando se previa a derrota, Vítor Pereira, saca de um coelho da cartola, James, passando Djalma para defesa direito, demonstrando claramente à equipa, que queria vivamente ganhar o jogo.

Se em alguns jogos Vítor Pereira foi comedido, hoje foi fantástico pelo sinal claro que enviou à equipa. Para ele os nossos parabéns. 

São estes jogos, que nos fazem acreditar cada vez mais na beleza do futebol, e principalmente neste Fantástico Futebol Clube do Porto.

Que o FC Porto pressione de inicio, aproveitando ao máximo o ascendente emocional.


Talvez o ascendente emocional pertença aos homens de Vítor Pereira, que recuperaram os cinco pontos que tinham de desvantagem para os “encarnados” em apenas duas jornadas, mas há sempre a pressão acrescida de o campeonato ser o único objectivo (a Taça da Liga é uma causa menor para todos) depois da eliminação da Taça de Portugal e do traumático afastamento da Liga Europa às mãos do Manchester City. 

E o campeonato, onde também já sofreu uma derrota (Gil Vicente), parece mesmo ser a única coisa que segura Vítor Pereira no banco do Dragão. É da conquista desse objectivo que o seu futuro parece depender, mesmo que o discurso para fora seja o de confiança mútua entre treinador e o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

O sinal mais preocupante é o de que o Benfica não marcou nos dois últimos jogos, quando tinha marcado sempre nos jogos anteriores. Jesus disse ontem em conferência de imprensa que era injusto julgar o Benfica pelo incapacidade ofensiva recente. A verdade é que a equipa tem 47 golos marcados (tal como o FC Porto) no campeonato e, antes dos jogos em Guimarães e Coimbra, tinha marcado sempre, enquanto os portistas já tiveram três jogos em que ficaram a zero (Feirense, Olhanense e Sporting). E o FC Porto tem sido mais inconstante nos resultados. O melhor que os portistas conseguiram foi quatro vitória consecutivas (da primeira à quarta jornada), enquanto os “encarnados” chegaram a ter uma série de oito triunfos seguidos, que terminou com a derrota em Guimarães.
Há um ano, com o mesmo número de jogos disputados no campeonato, as diferenças eram bem maiores entre os dois rivais, com posições trocadas. O FC Porto liderava, com 54 pontos, enquanto o Benfica somava 48. Estes seis pontos, dez jornadas depois, cresceram para 21 e os portistas foram campeões sem derrotas. As últimas dez jornadas de Villas-Boas foram quase perfeitas (nove vitórias e um empate), enquanto as de Jesus foram desastrosas (quatro vitórias, três empates e três derrotas).

Este jogo, que marca o arranque para o último terço do campeonato, poderá ser um importante reforço psicológico para quem vencer, mas não irá decidir o campeão porque, depois, ficam a faltar nove jogos, com 27 pontos em disputa e espaço para recuperação caso a vitória caia para qualquer um dos lados - pode, no entanto, servir para desempatar caso ambos cheguem ao fim com o mesmo número de pontos. Até ao fim da época, ambos ainda terão compromissos difíceis. O FC Porto recebe, por exemplo, Académica e Sporting, e tem difíceis deslocações aos terrenos de Nacional, Sp. Braga e Marítimo. Já o Benfica, depois do encontro de hoje, recebe na Luz Sp. Braga e Marítimo e visita os campos de Olhanense e Sporting.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Portistas; "Não podemos esquecer quem somos".

Não podemos esquecer quem somos! from Z Produções on Vimeo.

FC Porto, e a determinação e carácter dos campeões!


O carácter dos campeões revela-se em momentos como este, em que não podemos permitir que o ruído dos pessimistas abafe a nossa vontade e a nossa determinação. Quando as dificuldades surgem só temos uma coisa a fazer: unir esforços para seguir em frente.”

A determinação de alguns é tanta, que utilizam todos os meios e mais alguns, para atingir determinada equipa, que vá lá saber-se porquê, aparece nos momentos mais incisivos, sempre dispostas a derrubar e a destruir todos os planos maquinados e engendrados por gente que se acha acima de tudo e de todos, e que por direito próprio tem a autoridade em se tornarem dignos de envergar as faixas de campeão já previamente encomendadas.

Para seguir em frente e quando a casa já ameaça pegar fogo, pela visita da tal equipa irredutível que enverga as cores azuis e brancas nas suas vestes, e que nunca se dá por vencida e não se verga um milímetro, ao centralismo balofo de um País pequeno em tamanho, mas ainda muito mais pequeno em pensamento, unem-se misteriosamente esforços, para por todos os meios e mais alguns descredibilizar e destabilizar psicologicamente o tal adversário incomodo.

Vai dai, é normal que apareçam difundidas pela tal comunicação, sempre tão ciente do papel a desenvolver, as primeiras incidências como a noticia abaixo mencionada, que só por mera coincidência, irá ocorrer num dia encaixado entre as duas deslocações do FC Porto à cidade de Lisboa, para enfrentar os tais, que com exemplar determinação, querem seguir em frente, e alcançar o titulo tão ansiado.

Debate instrutório do processo do "Túnel da Luz" inicia-se a 16 de março

O debate instrutório do processo do “Túnel da Luz”, em que dois seguranças de uma empresa privada acusam cinco futebolistas do FC Porto de agressões, inicia-se a 16 de Março.

A primeira sessão do debate instrutório, requerida pelos jogadores Hulk, Helton, Sapunaru, Christian Rodríguez e Fucile, está programada para as 14h, no 5.º Juízo do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (TIC), no Campus da Justiça em Lisboa.
Sandro Correia e Ricardo Silva apresentaram queixa-crime contra os cinco futebolistas por alegadas agressões a 20 de Dezembro de 2009 e o Ministério Público (MP) deduziu acusação.
O MP fundamentou o despacho de pronúncia depois de dadas como provadas as agressões, murros e pontapés a Ricardo Silva e a Sandro Correia, que lhe provocaram um traumatismo na face e num membro inferior.
Os dois “stewards” em serviço no jogo entre Benfica e FC Porto, da 14.ª jornada da Liga da temporada de 2009/10, que os benfiquistas venceram por 1-0, requereram ao FC Porto uma indemnização superior a 45.000 euros.

Por tudo isto e por tudo o que sempre foi vivido nos últimos anos no futebol português, cabe ao FC Porto, só ter em mente um pensamento; A vitória, e só a vitória, nem que seja por meio a zero. Porque por mais que o disfarcem com manobras dilatórias, como a chamada de um árbitro que ainda recentemente foi agredido bem perto das suas instalações, é dentro do campo e entre as quatro linhas, que as derrotas mais lhes doem, como ainda no ano passado também o demonstraram, com as atitudes que tomaram no final dos jogos, em que o FC Porto tão brilhantemente os levou de vencida.

Como disse Mourinho, quando se iniciou no FC Porto; “Em condições normais,…seremos campeões, e,… prosseguindo após um murro na mesa…”E mesmo em condições anormais…também seremos campeões!!!”.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Provocações do "Voo da águia", a Vítor Pereira.


“Mas não. Decidi fazer a minha própria recuperação emocional e estou convicta que que no jogo do campeonato, os campeões seremos nós. Pouco me importa que Lucho e Janko tenham vindo fazer alguma coisa por uma equipa perdida nas mãos da incompetência de Vítor Pereira. Ao FC Porto só Pinto da Costa salva. A nós, 60 mil de cachecóis no ar e onze em campo. Subo ao marquês lá para Maio”.

Parte da coluna de opinião da Marta Rebelo, hoje publicada na ultima página do diário desportivo o Record.

Bem meu caro Vítor Pereira, se ainda não tinha grandes motivos motivacionais para abordar o jogo da próxima 6ª feira, como sejam por exemplo o de marcar uma clara diferença entre vencedor e vencido e agarrar com ambas as mãos a liderança da liga isolado da concorrência, aconselho-o a fotocopiar a página do dito jornal e escarrapachar o mesmo na parede do balneário, para que os jogadores e restante equipa técnica, vejam e saibam, o que os nossos adversários pensam da atual equipa do FC Porto.

Se como treinador, da principal equipa de futebol que mais títulos conquistou nos últimos 30 anos, não tivesse já motivos pessoais mais que suficientes, para tentar por todas as vias e mais algumas, levar de vencida o seu gabarolas adversário, esta provocação às suas capacidades de liderança da equipa do FC Porto, seriam de facto mais que suficientes, para lhe dar o animo explosivo e a tenacidade feroz, para se empenhar na máxima força e levar de vencida este confronto entre os dois pretendentes ao título de campeão nacional, mostrando quem na verdade é o melhor, dando-lhes que contar com meia bola e força.

Acreditamos que a festa se fará novamente na Avenida dos Aliados, e que o mesmo Marquês estará ocupado pelas gentes de azul e branco, engalanado com um pano a condizer, com a inscrição de RESERBADO.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

FC Porto alcança a liderança, com uma cabeçada de Maicon.

FC Porto, 2 - Feirense, 0
Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência 34.229 espectadores.
Maicon, com um golpe de cabeça, tirou o FC Porto de uma situação complicada. Os portistas, que realizaram uma primeira parte sofrível perante um surpreendente Feirense, entraram com mais velocidade no segundo tempo e destroçaram o adversário em muito pouco tempo. 


Primeiro reduziram os forasteiros a dez elementos e depois, em quatro minutos, destroçaram os homens de Santa Maria da Feira, com James a selar a vitória que faz com que o FC Porto entre, na sexta-feira, na Luz, como líder da Liga (em igualdade pontual com o Benfica). A notável exibição do guarda-redes Paulo Lopes não foi suficiente.

O FC Porto passou por dificuldades algo inesperadas frente a uma equipa do Feirense que, apesar de ocupar os últimos lugares, pratica um futebol positivo e tem um conjunto que sabe o que está a fazer em campo. Tem Hélder Castro, Diogo Cunha, Miguel Pedro, que jogam atrás de Buval, todos elementos bons tecnicamente. 

O treinador Quim Machado também deu uma ajuda para as dificuldades portistas ao manter Fernando sobre pressão, colocando a sua equipa a pressionar logo no meio-campo adversário. Lucho e João Moutinho, que gostam de trocar a bola de forma perfeita, passaram muito tempo a correr atrás do adversário, jogando a um ritmo lento e incapazes de oferecerem profundidade ao futebol da equipa. Só Hulk, quando podia, dava alguma velocidade ao futebol da equipa. A complicar tudo isto, Varela (saiu aos 29’, cedendo o lugar a James) não conseguiu ganhar um lance individual a Pedro Queirós.

O bom futebol do Feirense ainda ameaçou, aqui e ali, Helton. Particularmente, aos 39’, quando Diogo Cunha apareceu solto na esquerda, cruzou rasteiro, Álvaro Pereira cortou de forma defeituosa e por muito pouco a bola não ficava ao alcance de Hélder Castro. Dois minutos depois, foi Maicon que errou, deixando passar a bola, com Buval a antecipar-se a Rolando, ficando a um pequeno passo de emendar para o fundo da baliza.
Mas a segunda parte trouxe um FC Porto com outra velocidade. Inicialmente, ainda esbarrou no excelente Paulo Lopes que, aos 50’, realizou uma bela defesa, após um remate de primeira de Janko. O austríaco voltou a estar perto do golo (55’), mas o cabeceamento saiu por cima. A seguir (57’) o avançado, lançado por Hulk, isolou-se e foi agarrado por Luciano. O árbitro assinalou grande penalidade e mostrou o vermelho ao central. Mas o brasileiro na grande penalidade não bateu o extraordinário Paulo Lopes.
O Feirense finou-se neste momento. E o jogo passou a ser de sentido único. O inevitável aconteceu, aos 68’, com Maicon a saltar mais alto que toda a gente e a fazer o golo, após um livre de James. Logo a seguir, Lucho enviou uma bomba ao ferro. E, aos 72’, surgiu a jogada mais bonita da partida, iniciada e concluída pelo jovem colombiano, depois de passar por Moutinho e Lucho.

POSITIVO
Paulo Lopes
É um guarda-redes veterano, 33 anos, mas realizou uma exibição notável. Paulo Lopes realizou um punhado de defesas extraordinárias e foi fazendo sofrer os mais de 34 mil adeptos portistas que se encontravam na bancada. Defendeu mesmo uma grande penalidade a Hulk. Não se lhe podia pedir mais.

James Rodríguez
O colombiano entrou para o lugar do lesionado Varela e acabou por ser fundamental para quebrar a resistência do Feirense. Marcou o livre para a cabeça de Maicon abrir o marcador e depois selou o resultado.
NEGATIVO
Primeira parte do FC Porto
O Feirense não teve mais oportunidades que o adversário em toda a primeira parte, mas anulou os pontos fortes portistas e jogou o jogo pelo jogo. Sobressaíram futebolistas como Hélder Castro, Diogo Cunha ou Miguel Pedro.