Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2012-03-11

Tradutor

sábado, 17 de março de 2012

Somos Porto e "mai" nada!


Hóquei em Patins: Vencemos o Liceo da Corunha por 3-2. Para se apurar para a "final 8", o FC Porto tem de vencer em casa o Genève, na última jornada, e esperar que o Liceo não vença o Valdagno, em Itália.

Andebol: Vitória sobre o Águas Santas por 29-27. Alargamos para 4 pontos a vantagem sobre SLBosta e Sporting.
Basquetebol: Eliminamos o SLBosta da Taça de Portugal e estamos na final que se joga amanhã pelas 15h30 frente à Académica, em Fafe.
Futebol: Vitória sobre o Nacional por 2-0 e mantemos-nos em primeiro lugar do campeonato.
Querem mais? Continua na 3ª feira. Lá estaremos…para comer os camarões novamente.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Porto Vintage: o vício de ganhar nos genes do passado.


A caderneta de cromos ganhou vida. Na página um, Vítor Baía voa para a direita e agarra com as duas mãos um pontapé violento de Pablo Alfaro. 

É só avançar umas folhas e chegar ao desvio de Rui Barros para golo. Com a cabeça, no alto do seu 1,58 metros! E se saltarmos diretamente para o fim, sabemos que nesta viagem do tempo, ao coração dos 80s e 90s, o F.C. Porto derrotou o Sevilha por 8-6.

Se é de energia, caráter e amor pela causa que o F.C. Porto de Vítor Pereira precisa, então o plantel devia programar rapidamente uma visita de estudo a esta Liga Fertiberia. 

Um campeonato de tons vintage, assumidamente nostálgico, apaixonante, capaz de atirar com o passado para a frente dos nossos olhos. Uma espécie de museu vivo.

Horas antes dos dragões do presente jogarem na Choupana, estes monstros sagrados deram uma lição de crença e ardor. Ah, e qualificou-se em grande estilo para a próxima fase. Rugas, cabelos brancos, barriguinhas protuberantes? Nos cromos desta caderneta não há quem se lembre disso.

Fabulosa a reação do FC Porto, que estando a perder por 2-4, consegue recuperar até aos 5-5, no final do primeiro tempo. Quem foi o catalisador dessa mudança? 

Pois não poderia ser outro, que não o Fernando Couto. Entrando em campo, colocou em sentido os jogadores Espanhóis, com a sua fibra e garra, de quem disputa cada lance como se fosse o último possível. 

Que exemplo vivo para alguns dos atuais jogadores da equipa principal. 

É favor tirar umas horas e deixarem-se envolver pela mística desta equipa do Porto Vintage.
Merecem todos e mais alguns elogios pelo que hoje ofereceram ao vasto publico que disse presente no Dragão Caixa. Obrigado pelo belos momentos, e pelas excelentes recordações que nos ofereceram.  

Continua o sonho do FC Porto, bem agarrado pelas mãos de Helton.


O FC Porto continua no comando da Liga portuguesa, ao arrancar uma difícil vitória por 2-0 na visita ao Nacional da Madeira, golos de Marc Janko na primeira parte e Alex Sandro ao cair do pano.

O FC Porto continua no comando da Liga portuguesa, ao arrancar uma difícil vitória por 2-0 na visita ao Nacional da Madeira, golos de Marc Janko na primeira parte e Alex Sandro ao cair do pano.

Sabendo que o Benfica, segundo classificado, jogava logo a seguir, no Estádio da Luz, os portistas sabiam que não podiam derrapar, mas começaram algo hesitantes, com o Nacional a dominar os primeiros minutos e a criar os primeiros lances de perigo. 

Pecnik teve o golo nos pés logo aos três minutos, solto na grande área, e em zona frontal, mas o seu remate foi à figura de Helton, que apenas conseguiu desviar para canto, numa excelente oportunidade de golo para os insulares.

O FC Porto respondeu com Lucho a atirar por cima e vários lances em que Vladan teve de se aplicar para evitar o tento dos "dragões", que viriam mesmo a marcar, aos 21 minutos, por Marc Janko. Moreno aliviou a bola contra Álvaro Pereira e esta viajou em direção ao atacante austríaco, que só teve de empurrar para a baliza.

Na segunda parte e acusando um desgaste físico acentuado a equipa do FC Porto, ofereceu o meio campo à equipa do Nacional, passando a fazer as jogadas diretas da defesa, para a cabeça de Janko, que se encontrava quase sempre sozinho ou muito pouco apoiado.

Durante esse período o Porto foi diminuindo a pressão, e por sua vez o Nacional cresceu, com Mateus a surgir muito em jogo, em lances de contra-golpe, testando por diversas vezes a atenção de Helton. 


E na altura em que o Nacional era a melhor equipa em campo, aos 77 minutos Mateus teve mesmo a melhor ocasião nos pés, mas rematou fraco na pequena área, para Helton agarrar, o mesmo se repetindo aos 80, com os mesmos intervenientes.

Aos 86 minutos, primeiro Rolando e depois Maicon atiraram à barra da baliza do Nacional, ambos de cabeça e na mesma jogada, numa altura em que o FC Porto começava a sacudir a pressão dos da casa. Aos 90, Mateus quem poderia ser, obrigou Helton à defesa da noite, segurando uma vitória importante para o líder da Liga.

Alex Sandro, no último minuto do encontro, fez o 2-0 final, ao concluir após um toque de grande classe, sobre o guarda redes Vladan, saltando sobre o mesmo e ainda a tempo de conseguir empurrar para a baliza, confirmando o golo.
Em resumo tanto sofrimento após ter conseguido o mais difícil, que foi passar para a frente do marcador, permitindo que o Nacional, conseguisse ocupar o meio campo do FC Porto, ficando mais perto da baliza de Helton.

Quanto ao árbitro, o famoso “Xistrema”, lá fez o costume, contemplando as faltas cometidas pelos jogadores do FC Porto com o respectivo amarelo, mesmo que fossem as primeiras e únicas do visado jogador. Aceitava-se esta situação, caso o seu critério fosse o mesmo perante as duas camisolas. Contundo o mesmo já seria diferente para com os jogadores do Nacional, já que esses podiam abusar das faltas consecutivas, como o defesa esquerdo, e só lhes mostrava o amarelo à 3ª ou 4ª falta cometida.

Com este critério tão estreito, lá conseguiu contemplar o Álvaro Pereira com o 5º amarelo, que o afasta do próximo confronto contra o Benfica, já na próxima 3ª feira. Enfim…mais do mesmo, dos amigos do Sr. Vítor Pereira da tasca de Lisboa.

Nacional - FC Porto



O árbitro Carlos Xistra, de Castelo Branco, foi designado para dirigir na sexta-feira o encontro Nacional-FC Porto, que abre a 23.ª jornada da I Liga.

Mesmo com este artista, mais um da famosa APAF, estratégicamente colocado em campo, espero que o FC Porto que hoje se apresenta contra o Nacional, não se acanhe nem atmorize, e jogue com todo o empenho, força e querer, de no próximo ano continuar a envergar nas suas camisolas, o símbolo de campeão nacional.

Só assim conseguiremos trazer a vitória, e fazer justiça a frase que ostentamos na gola das nossas camisolas, para que os nossos adversários as possam ler … A VENCER desde 1893…

Meus caros, nada de distracções mesmo que em campo esteja a Joana capa de revista  badalada em desporto, e cuja foto colocamos em anexo.
Era caso para dizer....Até os comemos!!!



quinta-feira, 15 de março de 2012

Sofrer a bom sofrer, mas era altura disso mesmo. Será?

"Um leão de muito coração saiu de Inglaterra derrotado, mas com a qualificação no bolso e uma lição de humildade dada ao milionário adversário.


Os deuses estavam com os jogadores do Sporting e eles muito fizeram para merecer esta sofrida qualificação. "


Cuidado Vítor Pereira. 
Depois do resultado alcançado hoje pelo Sporting frente a um City em frangalhos psicologicamente e fisicamente, com deslize ou sem deslize, lá terás que aguentar com a investida dos teus adoráveis e estimados VIP´s.


É que alguns nascem com a sorte do tamanho do mundo, enquanto outros nascendo no lado errado da lua, em que tudo de errado que lhes possa acontecer, acontece mesmo por obra e graça dos loucos deuses do olimpo, como por exemplo, o golo que Balotelli marcou no Dragão, ao FC Porto.


Aos outros, os tais que tem a estrelinha da sorte na ponta dos dedos, como hoje o demonstrou Rui Patrício, na defesa que efectuou no ultimo lance do encontro, quando ligeiramente toca na bola o suficiente para a desviar da sua baliza, após um cabeçada de Joe Hart, tudo lhes corre de "fezada", e lá seguem triunfantes de vitória em vitória.


Mantêm-te firme, e com olhos no título de campeão, pois é isso o que mais interessa, e não te desvies um milímetro do caminho traçado, a responder a provocações que amanhã não faltarão, que no fim a festa será sempre do FC Porto.Conta connosco, pois nós acreditamos que é possível tal feito, contra tudo e contra todos, pois sabemos que vale sempre a pena acreditar.

O próximo Nacional- FC Porto irá decidir o campeão desta liga, desgovernada.


“É importante pensar que queremos e podemos e que teremos que fazer tudo para vencer este jogo. Se o conseguirmos, ficaremos mais perto das equipas que estão à nossa frente, nomeadamente o Vitória de Guimarães que vai jogar depois de nós”, adiantou Pedro Caixinha em conferência de imprensa.

O treinador dos “alvinegros” deu pouca importância à pressão que o FC Porto possa sentir nesta altura, preferindo destacar que, segundo o percurso analisado, os “dragões” perdem sempre pontos de forma seguida. “Vamos ter de aproveitar os factores que temos em linha de conta. O FC Porto, quando vem de resultados menos conseguidos, tem de seguida um outro que não consegue ganhar: quando empatou com o Feirense, depois igualou com o Benfica, e quando perdeu com o Apoel, depois empatou em Olhão. Desta vez empatou com a Académica e vamos tentar que não consiga pontuar com o Nacional”, exemplificou Pedro Caixinha.

Pronto! Fica sempre bem, dizer que tudo vão fazer para vencer o FC Porto. Que grande novidade. Só os mais distraídos é que ainda não perceberam , que é nos jogos contra o FC Porto que alguns relançam a sua carreira e por isso de tudo fazem para levar de vencida o clube do Dragão. Se ganham, são levados ao colo pela dita comunicação social. Se perdem, são de tal maneira crucificados pela mesma quadrilha, que muitas das vezes acabam despedidos sem justa causa. E refira-se que nesta época, Pedro Caixinha já passou por isso, enquanto treinador do Leiria.

Bom, e depois disto, só esperamos que o FC Porto já tenha concluído as ações de benemérito que andou a realizar nos jogos desta época, com as equipas ditas aflitas.
Quanto ao FC Porto, Vítor Pereira teceu as seguintes afirmações no lançamento do próximo desafio;

“Queremos somar os três pontos. Sabemos que a Choupana não é um campo fácil para equipa nenhuma. Temos que estar no nosso melhor para conseguir a vitória. Trabalhámos bem durante a semana, refletimos obre o último jogo e tirámos ilações. Vamos tentar corrigir os erros do último jogo”

“Optei por falar no nosso demérito e no mérito do adversário e durante a semana trabalhámos para corrigir os nossos erros e na sexta-feira vamos ser uma equipa diferente. Esperamos e vamos fazer um jogo diferente. Os jogadores que vão jogar, com certeza, vão fazer um bom jogo e dar uma boa resposta”

Ó Vítor Pereira; Mérito do adversário, que neste caso foi a Académica de Coimbra? Uhmmm??? Mesmo a jogar a duas velocidades, na primeira parte do último FC Porto – Académica, como seja o parado e o paradinho, o Porto na segunda fez o suficiente, para vencer o desafio, caso não fosse um tipo redondo que vindo da Madeira visitar o Dragão não resolvesse meter a mão no resultado final desse desafio. Como pode então haver mérito do adversário?

Mas e porque não estando ainda contente com o feito nesse dia, mexeu na organização do jogo seguinte, ao mostrar o amarelo ao Hulk, que assim não poderá entrar em campo para defrontar o Nacional, que é precisamente contra um clube da Madeira. Feito isso, ninguém achou estranho, que um árbitro tenha prejudicado com a sua ação um clube que vai defrontar outro, que é representante da sua associação? Pois, é…já sabemos que é difícil fazer contas em Portugal, por isso tão maus resultados a matemática.

Quanto ao resto, e fazendo fé nas suas palavras, acreditamos que a equipa irá responder em força, com muito empenho e suor, para que de uma vez por todas, ganhe o ascendente necessário para cavar a diferença para a concorrência. Já chega de oferecer 45 minutos aos adversários, para tornar os desafios mais empolgantes, e mais acompanhados pelos adeptos dos outros clubes. É para entrar a vencer desde os primeiros minutos e sem perda de tempo.

A Liga em claro desgoverno, e loucura…ou será que se o FC Porto for o campeão desta época, teremos beiça por tempos infinitos?

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Figueiredo, abandonou hoje a reunião com o seu homólogo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, por não aceitar "agendas escondidas".




Eles não dormem

O árbitro Carlos Xistra, de Castelo Branco, foi designado para dirigir na sexta-feira o encontro Nacional-FC Porto, que abre a 23.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje o Conselho de Arbitragem da federação



terça-feira, 13 de março de 2012

A estranha leveza de uma determinada camisola de um clube de futebol.


O P. Ferreira publicou esta terça-feira uma fotografia de Luisinho, na enfermaria da Mata Real, na qual se notam várias marcas na perna do lateral-esquerdo e cuja foto foi acompanhada de um comentário no qual se recorda a entrada, dupla pisadela, de Bruno César.

«Luisinho ficou no departamento médico a fazer tratamento, vítima da entrada de Bruno César no jogo de domingo... partida em que o FC Paços de Ferreira teve dois atletas expulsos e que não vão poder jogar na próxima jornada...», escreveu-se na página do clube na referida rede pessoal.
A resposta da Liga e da FPF a estas situações;

O mapa de castigo da 22ª jornada, divulgado nesta terça-feira pela Liga e pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, permite concluir que a expulsão de Ricardo, no P. Ferreira-Benfica, se deveu à entrada sobre Bruno César.

O árbitro Bruno Esteves exibiu o cartão vermelho ao central pacense ao minuto 88, por indicação do árbitro assistente Venâncio Tomé. Na altura ficaram dúvidas se a decisão tinha sido motivada por uma falta sobre o adversário ou eventuais palavras dirigidas ao árbitro assistente. O comunicado desta terça-feira enquadra a suspensão de um jogo no artigo 124.1 do Regulamento Disciplinar, que determina que «o jogador que praticar para com o adversário jogo violento é punido com pena de suspensão de 1 a 4 jogos e multa de 250 a 2500 euros». Nesse mesmo ponto esclarece-se que a prática de jogo violente corresponde a «entrada física ao corpo do adversário que, ainda a pretexto de disputa de bola, coloque em risco a integridade física desse adversário.

As nossas conclusões a mais um caso da bendita verdade desportiva;

Afinal pisar o adversário e deixa-lo no estado que a foto o demonstra, não é tão perigoso nem sancionavel, como a atitude do jogador do Paços de Ferreira que demonstrou intenção (?) de acertar no jogador do Benfica, mas sem o efetuar propriamente. Para estas aves raras de galinheiro, pisar e voltar a pisar intencionalmente o adversário quando este se encontra no chão, é permitido desde que o jogador não tenha anteriormente demonstrado a intenção de o fazer.

Quer dizer; A intenção é um ato bárbaro e sancionável, mas a ação em si, já é desculpável? Mas estes tipos são chalados da mona, ou pensam que os outros são todos idiotas e tontos como eles? Já sei…é esta a verdade desportiva que tanto adoram. É como aquela em que um jogador corta o movimento da bola com a mão dentro da área e, não contente pois a bla poderia fugir para o adversário que se encontrava por perto, volta a acariciar a bola com a outra mão, para que a mesma lhe caia nos pés, e nada de consequências.

Mais uma vez, o lance foi ajuizado por um predestinado árbitro, qual adivinho que lê a mente dos jogadores de futebol et voilá; Não teve intenção de o fazer!

E sabem porquê? Porque os jogadores que usam a camisola de um determinado clube, nunca mas por nunca, tem intenção de jogar a bola com as mão, ou agredir selvaticamente os seus adversários.

Não era preciso esperar pelo relatório do árbitro, para ver o que iria acontecer. Bastou ver a repetição do lance na TV, onde se percebe claramente o famoso árbitro assistente a dizer: "é falta para vermelho" ao arbitro principal. Espetacular o nível destes árbitros que conseguem prever as intenções mesmo que os jogadores não toquem nos seus adversários e vai dai; " pega lá um vermelho direto, porque eu sei que o que querias fazer era aleijar o gajo da dita camisola". A sorte do futebol português, é haver estes fiscais de linha que tiraram um curso com a Maya e conseguem fazer previsões e futurologia num curto espaço de tempo. Será que eles também saberão ler nas estrelas, e já sabem quem é o campeão?

Mas o mais caricato disto tudo, é que os tipos que deveriam ser isentos e esclarecidos na análise e determinação dos castigos, sancionam na mesma o que o árbitro escreveu, mesmo havendo imagens claras que comprovam o contrário. Porque será?

segunda-feira, 12 de março de 2012

FC Porto, está na hora de responder ou engolir e calar.

Esperemos que a resposta do FC Porto seja já no próximo desafio, e que a resposta seja condizente com a grandeza do clube.

A vergonha dos anti FC Porto, não tem limites nem descaramento.


A verdade desportiva segundo algumas aves raras que dominam o futebol português, quer dentro do campo, quer na comunicação social.

Como diria um dito mestre…”Até um cego vê o que faz Bruno Cêsar”, ou seria só para o pretenso penalti?


Parte da crónica publicitada num jornal diário nacional;
“A vantagem com que o Paços saiu para o intervalo era algo injusta. É verdade que a equipa mostrou sempre qualidade de jogo, fiabilidade defensiva e eficácia concretizadora (marcou ao terceiro ameaço), mas os primeiros 25 minutos foram de domínio do Benfica, que não foi capaz de aproveitar quatro boas situações. As três primeiras foram desperdiçadas por Nolito, Saviola e Cardozo, numa fase eléctrica do jogo. Mas o desperdício mais escandaloso surgiu ao minuto 24, quando após uma defesa de recurso de Cássio, Bruno César não acertou na baliza deserta.”


Então a equipa que mais remates fez à baliza, que mostrou mais qualidade de jogo e fiabilidade defensiva, não merecia estár a vencer?
Da agressão de Bruno César nem uma palavra? Para cúmulo, e desonestidade intelectual, ainda consideram este jogador, como um dos mais positivos no campo?
Não acredita? Aqui está;

Bruno César
”Marcou o golo da vitória com uma execução genial de um livre, sofreu um penálti não assinalado e criou boa parte dos desequilíbrios na área do Paços.”


Veja o lance e retire as suas conclusões. Imaginem se era o Hulk, ou um jogador do FC Porto, a ter uma atitude destas? 
A impunidade e a vergonha grassam a olhos vistos, num futebolzinho triste e vergonhoso, e descaradamente encoberto, quando as situações acontecem com determinadas cores. Mesmo assim, acredito que contra tudo e todos o FC Porto será campeão.