Os Invencíveis Azuis e Brancos: 2011-12-25

Tradutor

sábado, 31 de dezembro de 2011

Manifestação de superioridade e de grandeza, do FC Porto.


“Foi assim quase uma estreia a minha recente visita ao estádio do Dragão, que não conhecia sequer, para a entrega a Hulk do prémio Artur Agostinho Record 2011.”

“Tive a oportunidade de agradecer ao presidente Pinto da Costa e ao diretor geral da SAD, Antero Henrique, a gentileza da receção no Dragão, mas só no regresso a Lisboa, é que tomei a verdadeira consciência da natureza desse gesto. 

É que no início de 2003, quando cheguei com o António Magalhães à direção de Record, os contactos institucionais com o FC Porto estavam cortados, para os reatar, só oferecemos nestes nove anos o que podemos dar; respeito pelo clube e pelo que conseguiu, e boa-fé no relacionamento diário.

O afastamento levou Record a perder leitores portistas, e por isso, a nem sempre poder dar nas primeiras páginas, o merecido relevo editorial às proezas desportivas que os dragões foram acumulando. E até a nossa opção de contar com o empate do Benfica com o FC Porto, e de colocar os encarnados à frente da Liga de futebol, parecia fazer desta, a altura desaconselhável para entregar um prémio a um jogador dos campeões. Não o entenderam assim os dirigentes do FC Porto, que quiseram mesmo associar-se a um ato de justiça para com um futebolista extraordinário.

Record regista, e agradece publicamente, essa manifestação de superioridade e grandeza. Não é para todos, é só para quem é capaz.”

Parte da crónica “ Canto Direto “ do Diretor do Record, Alexandre Pais.

Depois de ler isto, admitindo desde já o ter ficado um pouco perplexo com o que foi escrito, num jornal ostensivamente contrário e com provocações diárias ao bom nome do FC Porto, como ainda ontem se viu, questionamos o seguinte;

Como é que um diretor de um jornal desportivo de maior tiragem diária nacional, não conhece o estádio do recente campeão nacional e campeão da liga europa, estando nessa função desde 2003?

Como pode este Diretor, emitir corretamente opiniões e considerações ou gerir noticias diárias na comunicação social, sobre a vivência do FC Porto, se realmente desconhece o clube, e a massa adepta que o idolatra?

Pensavam que viriam a casa de uns energúmenos e sem educação, e como foram bem recebidos com elevação e educação, ficaram tão surpresos e perplexos, ao ponto de ter a necessidade de registar publicamente o agradecimento?

Porque refere que tratam o FC Porto com respeito, se ainda ontem, na sua publicação, publicaram que o campeão de Portugal, era o Benfica e não o FC Porto. Que tipo de respeito é este?

Ou será que este ato é devido aos tempos de crise nos subsídios, e na previsão de uma queda acentuada no poder de compra, daqueles que compram e devoram a amálgama do seu jornal, tendo-os obrigado a rever a estratégia, e com esta entrega do prémio a Hulk, tentar ganhar o mercado que na altura não lhes fez diferença?

Será este gesto, um verdadeiro ato genuíno de contrição e de tréguas, ou um ato de pura gestão comercial, para travar a queda acentuada nas suas vendas diárias, fruto do maior nº de adeptos portistas, que como se sabe, se encontram quer em termos nacionais quer em termos internacionais, em franco crescimento numérico nos últimos 10 anos?

Bem, como dizia alguém; Mais vale tarde do que nunca.

Resposta à altura, teve-a a SAD do FC Porto, nas pessoas do seu Presidente e do seu Diretor Geral. Altivez, educação e saber estar, pois o clube os seus jogadores e os seus adeptos, tudo merecem, e são superiores a estas questiúnculas de taberna e alguidar.

Veremos até que ponto este reconhecimento publico, será um mero ato isolado, ou se o Record seguirá o caminho correto de tratar todos os agentes, clubes, jogadores, e acontecimentos desportivos, com a mesma e devida distância crítica, sem envergar a camisola de qualquer um dos clubes.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os grandes da Europa olham para o FC Porto, e reconhecem-lhe qualidade.


Na comemoração dos seus 74 anos, o Presidente do FC Porto Pinto da Costa, recebeu um presente muito especial, o Globe Soccer Award”, oferecido pela Uefa, como reconhecimento pelos seus quase 30 anos, como dirigente máximo da instituição FC Porto.

Pinto da Costa, que se mostrou muito orgulhoso pela distinção, agradeceu o mesmo em nome pessoal e do clube. “Tem um significado especial”, vincando ainda “ o clube com mais títulos no sec.XXI, tendo ganho neste período 4 troféus internacionais”.

No decurso da gala, o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, aconselhou os clubes a olharem para o FC Porto, a propósito da sua capacidade de descobrir novos talentos, e desenvolve-los até patamares de classe internacional.

Pinto da Costa respondeu, a este tema, e enunciou os nomes de” Hulk, James Rodriguez e Iturbe, como exemplos e sucessores da quantidade de ex-portistas, a representarem agora as mais competitivas equipas da Europa”.

Lembrou ainda Pinto da Costa, que nem só dos jogadores os portistas se orgulham. “Treinadores como José Mourinho, André Villas-Boas, e até Jesualdo Ferreira e Fernando Santos, que nunca tinham sido campeões antes de chegarem ao FC Porto, apresentam agora carreiras que muito nos honram”.

Vénia ao Presidente Pinto da Costa, que não deixou de mandar ainda uma alfinetada;

“Orgulho; Mesmo não sendo reconhecido por alguma comunicação social, o FC Porto é reconhecido do ponto de vista internacional”.

Mais um excelente motivo de orgulho para a nação portista!

Parabéns Presidente Pinto da Costa, e nosso sentido obrigado, pelas incontáveis vitórias e alegrias, que nem o mais otimista dos portistas, pensaria ser possível de alcançar, à 35 anos atrás, quando rompemos com o jejum de 19 anos, sem o título de CAMPEÃO.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pinto da Costa; O Dragão de Ouro!


Nasceu a 28 de Dezembro de 1937, no dia dos Santos Inocentes, o homem que mudou a história do FC Porto, para sempre. Transformou um clube de dimensão regional, num clube de dimensão mundial e capaz de desafiar todos os limites. Em 29 anos de presidência, levou os “Dragões”, antigamente apelidados pejorativamente como” Andrades”, à conquista de 55 troféus, de todos os tipos, conseguindo a proeza assinalável, e que muitos adeptos portistas e não só, pensariam ser possível nos tempos mais próximos; ultrapassar o grande rival encarnado de Lisboa, o Benfica, no numero de títulos ( 70 FCP, 68 SLB ).

Esse feito, foi garantido na última época desportiva, com um sensacional poker de troféus, nos quais se destacam, o campeonato sem derrotas, e a Liga Europa.

Será à luz dessa temporada dourada e histórica, a que só faltou ganhar a Supertaça Europeia perdida para a grande equipa dos tempos modernos, o Barcelona FC, que Pinto da Costa estará hoje e amanhã presente no Dubai, para representar o FC Porto, na gala anual do Globe Soccer Awards.

Nesta noite, Pinto da Costa poderá ver o seu FC Porto receber o troféu, de melhor clube do mercado de transferências, e com melhores resultados desportivos do ano. Os Dragões estão entre os 3 nomeados, ao lado do Borússia Dortmund e do colosso Barcelona, clubes de futebol vistos pela comunidade desportiva, como os casos de maior sucesso absoluto, em função dos títulos conquistados em 2011.

Largos dias tem cem anos!!!

Famosa frase, que demonstra frontalmente a têmpera e sagacidade deste verdadeiro Dragão, e que perante aqueles que lhe procuram derrotar ou menosprezar, não regateia esforços para engrandecer a sua obra, que é o engrandecimento do FC Porto.

“A seguir ao FC Porto ter ganho uma taça europeia, disseram-lhe que aquilo era único. Mas o presidente respondeu que podia ser repetido. E foi. Ainda vai dar mais uns campeonatos e umas taças europeias. É o melhor dirigente europeu de sempre, o melhor gestor desportivo de todos os tempos em Portugal, e é um dos portugueses mais importantes do último século e do atual. É notável” Pedro Marques Lopes; Comentador Político.

Palavras para quê? A sua coleção de troféus, demonstram claramente a grandeza e obra que Pinto da Costa, e os seus colaboradores, conseguiram alcançar para o FC Porto.

Parabéns Presidente, pelas suas 74 primaveras, e que as mesmas sejam comemoradas por muito e muitos anos de alegrias, e troféus conquistados.

PS; É por estas e por outras, que quando leio algumas colunas de opinião da comunicação social, fico com um sorriso de orelha a orelha, ou solto mesmo umas gargalhadas sonoras, perante o que escrevem alguns "obesos", que nada de relevante fizeram para a sociedade, ou obra notável se podem identificar, sobre outros a quem apelidam de "obtusos", quando estes apresentam obras tão notáveis e variadas, como as que Pinto da Costa se pode orgulhar.
A estes, o meu mais que sentido obrigado, por serem tão exigentes com alguém como Pinto da Costa, e o FC Porto, não os deixando adormecer à sobra dos troféus e distinções conquistados.

Fonte; JN

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

As semelhanças entre Vítor Pereira, e Vilas Boas.


André Vilas Boas, bem pode ser um progressivo pensador de futebol de ataque, mas a sua teimosia na imposição de uma linha de defesa muito subida no campo, com jogadores relutantes, ou incapazes de a adotar, tem resultado em copiosas derrotas para o Chelsea, como o sejam contra o Manchester United, Queens Park Rangers, Arsenal, Liverpool, (2 vezes ), bem como com o Bayer Leverkusen.

É quase obrigatório, encontrar grandes semelhanças entre aquilo que Villas Boas, e o seu antigo chefe José Mourinho realizaram no FC Porto. Mas o mais intrigante, entre os dois técnicos e antigos colegas de equipa, é a diferença na abordagem táctica das equipas.

Enquanto Mourinho, gosta de colocar a sua defesa numa linha bem baixa, e mais fixa no campo, como se viu em 2010, na 2ª mão da meia-final da Champions League, entre o Barcelona e o Inter, em Camp Nou, Villas Boas pelo contrário perfere uma defesa que pressione bem mais alto, no terreno de jogo.

Contudo, esta filosofia tem provocado bastantes dissabores a Villas Boas e ao seu Chelsea, cuja defesa não se encontra dotada para jogar neste sistema.

John Terry, líder da defesa do Chelsea, é o primeiro a saír ao encontro da bola, sendo o comandante de uma defesa dura e intransponível, quando a bola se encontra à sua frente, mas que deixa muitos espaços nas suas costas, e que devido à sua falta de rapidez e de velocidade, podem ser bem aproveitados pelos seus adversários.

Quando Terry se encontrava no seu apogeu como jogador, partilhava o centro de defesa do Chelsea, com um jogador rápido e inteligente a defender - Ricardo Carvalho ou Rio Ferdinand, que se posicionavam ligeiramente atrás de Terry, enquanto este fazia o duro trabalho físico de ser o primeiro a tentar roubar a bola ao adversário, fosse por disputas no solo, ou em batalhas áreas.

Nesta epoca contudo, Terry que não tem tido um parceiro regular no centro da defesa, pois os mesmos tem variado entre Alex, David Luiz e Ivanovic, tem sofrido um pouco mais, com este seu posicionamento numa defesa subida no terreno.

O fraco sentido posicional de David Luiz, em particular, tem colocado por vezes algumas questões e dificuldades acrescidas a Terry.

A linha completa e certa dos 4 defesas do Chelsea, tem passado por dificuldades de organização e por incertezas de sentido posicional, pela dificuldade que Ashley Cole, revela, ao não acompanhar os restantes colegas, no recuo para a sua posição.

Conforme se viu na derrota do Chelsea por 3-5, frente ao Arsenal. A pressão que a defesa do Chelsea faz, é muito fraca, e por sua vez devido ao seu adiantamento, deixam muito espaço nas suas costas que podem ser muito bem aproveitados pelos adversários que sejam rápidos e saibam jogar com o timing certo, para as desmarcações, em profundidade.

Foi o que aconteceu, quando Cole do Chelsea, ficou exposto perante o rapidíssimo Theo Walcott´s do Arsenal, devido a dificuldade de Obi Mikel, trinco do Chelsea, ( pesado e lento ) em recuperar rapidamente a sua posição, já que este tinha saído para a direita, ao encontro de André Santos, do Arsenal, por falha de Bosingwa, que facilmente tinha sido ultrapassado, por ser pouco agressivo na procura da bola.

O problema do Chelsea, não se deve só a uma causa, mas sim ao somatório dos erros individuais de cada jogador, cujo somatório total, acabam por levar ao erro geral de toda a equipa.

Quando se tem uma defesa num bloco baixo, as tarefas de cada um são muito mais simples e compartimentadas, como por exemplo, os atacantes atacam, e os defesas defendem, permitindo que as diferentes partes da equipa, consigam realizar as suas ações com poucos ou nenhuns erros, já que não existe sobreposição de funções. Contudo, quando os erros acontecem, lá estará uma linha de 4 defesas bem formada, e se necessário com a adoção de um 5º elemento, qual polvo, que lhes permite fechar todos os caminhos para a baliza.

Com uma linha de defesa subida, todos os jogadores da equipa devem funcionar em conjunto e corretamente como um só, pois um erro por pequeno que seja, transforma-se num grande buraco.

O Chelsea, não é meramente uma equipa de futebol constituída por jogadores de idade avançada, e que foi construída numa certa filosofia de jogo, mas sim um velho cão, que está a ser forçado a aprender novos truques.

Sete dos jogadores que iniciaram o desafio do Chelsea na derrota contra o Liverpool, foram jogadores de José Mourinho em Stamford Bridge. Apos esta derrota frente ao Liverpool, houve conversa da grossa, protagonizada pelas figuras mais seniores que dominam o balneário, como por exemplo Lampard, desaparecido das primeiras linhas, e que por sua vez, e de certa maneira estiveram envolvidos, no despedimento dos treinadores como Avram Grant, e Luiz Filipe Scolari.

Este ambiente pesado, tem dificultado a fácil mudança, e por paradoxal que pareça, esta cultura do imediato, tem mesmo provocado constantes mudanças de treinadores, tornando as mudanças genuínas, muito difíceis de acontecer, pelo novo técnico.

O Chelsea, é neste momento uma equipa com necessidade premente de renovação. A esta geração de jogadores foi-lhes permitido envelhecer em conjunto, desde que José Mourinho esteve neste clube o tempo suficiente para implementar a sua visão. A questão neste momento, é se André Vilas Boas, é o homem certo para realizar esta carismática mudança.

O problema, é que André com os seus 34 anos, e num clube como o FC Porto, quase que só teve sucesso, não havendo indicações de como se comportará mediante a adversidade.  

Veremos se o Chelsea dará a Vilas Boas, os recursos suficientes para reconstruir a equipa do Chelsea na sua filosofia de jogo, ou se isto acabará por ser um erro tremendo do Chelsea, e os mesmos possam partir para a contratação de um novo técnico. O ridiculo desta situação, é que se for essa a escolha, com certeza que o novo técnico terá pela frente, as mesmas questões que agora são enfrentadas por André Vilas Boas.

Será que Vítor Pereira, precisa destas ajudas?


“Importante foi termos mantido a calma. Contra o City, é preciso ter paciência para chegar ao golo.” A frase de Villas Boas, dita após a vitória sobre os citizens, espelha parte da estratégia que o Chelsea teve de alterar depois de se ter visto tão precocemente em desvantagem no jogo. 

O 4x3x3 dos londrinos replica um pouco da táctica do FC Porto ( um ala que entra bem na área, outro que descai para o meio para pegar no jogo), ao passo que o City se sente confortável num 4x2x3x1, muito dinâmico, principalmente por Touré, Silva e Balotelli, que não se coíbe de procurar as linhas laterais, para romper uma defesa como a do Chelsea.

Balotelli deu vantagem à equipa de Mancini, e o City estava confortável na partida, mediante o bloco que o Chelsea apresentava, já que jogava muito subido no terreno, concedendo muitos espaços. Baixando as linhas, Villas-Boas conteve o ímpeto do adversário, e os golos do Chelsea, acabaram por surgir.

Recuar foi uma virtude na reviravolta do resultado, contra o City.

Pelos vistos e se calhar devido à distância que o Chelsea já leva dos lugares do topo da classificação da Premier League, já permitem a Villas Boas ter um pouco mais de tempos livres para se dedicar a dar a sua opinião sobre a melhor estratégia que Vítor Pereira e o seu FC Porto, devem utilizar para levar de vencida o “super” Manchester City.

Será que Vítor Pereira necessita mesmo destas considerações emanadas pelo seu antigo chefe técnico, e que foram transcritas na comunicação social, para desenvolver a melhor estratégia a adotar nesta eliminatória?

Vejamos então, qual vai ser o sistema de jogo adaptado por Vítor Pereira do FC Porto, quando em Fevereiro disputar a eliminatória da Liga Europa, com o Manchester City.