Os Invencíveis Azuis e Brancos: FC Porto a 90 minutos da consagração, no Dragão.

Tradutor

domingo, 29 de abril de 2012

FC Porto a 90 minutos da consagração, no Dragão.


Dois erros defensivos do Marítimo, dois penálti para o FC Porto, dois golos para Hulk... e o título a dois pontos de distância. O FC Porto derrotou este sábado o Marítimo, por 2-0, em jogo da 28.ª jornada da Liga e conquistou três pontos importantíssimos rumo ao título de campeão nacional, que até poderá ficar entregue já este domingo. Para tal, é necessário que o Benfica não derrote o Rio Ave em Vila do Conde, caso contrário tudo ficará adiado para a próxima jornada, onde os azuis e brancos defrontarão o Sporting no Dragão.
Hulk começou o jogo no eixo do ataque portista, mas na verdade o avançado brasileiro esteve em todo o lado. Com o "Comandante" Lucho González a controlar todas as ações no meio campo, Hulk criou inúmeros lances de perigo e foi sempre uma seta apontada à baliza adversária. Apesar do claro domínio dos dragões na primeira parte, foi através de uma infantilidade de Fidelis que os dragões chegaram ao golo: o avançado do Marítimo jogou a bola com a mão na grande área e deu lugar a uma grande penalidade que Hulk não desperdiçou, aos 16 minutos.
O domínio portista durante o primeiro tempo manteve-se até ao intervalo e a vantagem só não foi ampliada por causa do guarda-redes Salin. Na segunda parte, no entanto, os dragões tardaram em "matar" o jogo e permitiram que o Marítimo começasse a acreditar no empate, que só não aconteceu porque Helton travou as intenções de Fidelis em duas ocasiões. Hulk - sempre ele - criava perigo sempre que arrancava com a bola, mas esta só entrou mesmo através de penáltis.
Nem de "baliza aberta" os dragões conseguiram acertar no alvo esta trave. Exemplo disso foi a perda de Lucho González, a poucos minutos do final, depois de Hulk ter passado por dois defesas e pelo guarda-redes Salin. No minuto seguinte, o Incrível voltou a desequilibrar e colocou Djalma na cara do golo, mas o angolano acabou derrubado por Rafael Miranda na grande área, lance que terminou com a expulsão do brasileiro. Segundo penálti da partida, segundo golo para Hulk, que chegou aos 14 golos na Liga e isolou-se no terceiro lugar do pódio dos goleadores.
No final como de costume, aqueles que normalmente não conseguem aceitar a superioridade do FC Porto, aparecem sempre a demonstrar a azia que tanto lhes magoa a alma, e tolda o raciocínio. Vai dai toca a disparar e a retirar mérito a quem o merece, com uma perolas engraçadas;
«A actuação do árbitro desafia a minha inteligência»
Apesar de não parecer haver dúvidas quanto às duas grandes penalidades, Pedro Martins, treinador do Marítimo, encontrou na equipa de arbitragem a justificação para a derrota sofrida. "O senhor Paulo Baptista, desde o primeiro minuto, não marcou faltas para nós. O FC Porto foi muitas vezes ajudado. Nunca falei de arbitragens, mas desta vez tenho que me insurgir contra a dualidade de critérios", apontou. Engraçado que na semana passada nada disse, após uma pesada derrota no estádio da luz. Um pouco de kompensam faria bem melhor a saúde de alguns.

Vítor Pereira, por sua vez, sente que o título está perto, mas não lança os foguetes nem se colocou em bicos de pés. Muito sereno e com a convicção do dever cumprimento, afirmou; "Demos um passo importante. Ainda não revalidámos o título, mas estamos perto", frisando ainda que "os penáltis são penáltis.", e que o FC Porto, pretende ganhar os jogos todos até ao final do campeonato.
Que assim seja, para que não existam quaisquer dúvidas sobre a consagração do FC Porto, através de casos de secretaria, como sejam o imbróglio em que se encontra o União de Leiria, e a sua possível desistência com influência direta na classificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário