Os Invencíveis Azuis e Brancos: Pinto da Costa e a saída de Pepe Guardiola do Barcelona.

Tradutor

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pinto da Costa e a saída de Pepe Guardiola do Barcelona.

Com a saída hoje anunciada de Pepe Guardiola do comando técnico do Barcelona, Pinto da Costa mais uma vez acertou em pleno. Quando em julho de 2011 na despedida de Villas Boas do comando técnico do FC Porto, a caminho do cantar da sereia do Chelsea FC, Pinto da Costa preconizou que Villas Boas deveria ter continuado como técnico principal, pois possivelmente até poderia ser indicado para a substituição de Pepe Guardiola no ano seguinte, ninguém ou muito poucos, o levaram em consideração. Deveria ser mais um delírio ou um devaneio do invejado Presidente.

Afinal, nem 12 meses depois o que Pinto da Costa preconizou no ano anterior acabou mesmo por acontecer e deixar o mundo inteiro estupefacto com excepção de quem o tinha afirmado um ano antes. Neste momento Villas Boas deve estar amplamente e amargamente arrependido de não ter seguido as indicações do Presidente do FC Porto, já que ao ter aceitado aquilo que à partida lhe parecia um doce convite, acabou no fim por se tornar numa amarga e dolorosa experiência, que queimou parte ou a totalidade do prestígio alcançado enquanto treinador dos azuis e brancos do FC Porto, onde tudo tinha vencido.
Como diria o outro. “Largos dias tem cem anos”.

Aqui fica a despedida de Guardiola do comando técnico do Barcelona FC, onde será substituído por Tito Vilanova.


Alguma história de Guardiola;
Foram quatro épocas de bons e leais serviços na Catalunha.
Pep Guardiola abandona os comandos do FC Barcelona. O anúncio oficial foi feito esta sexta-feira pelo presidente do clube, Sandro Rosell.
Depois de o Barça ter sido eliminado, nas meias-finais, da Liga dos Campeões – batido pelo Chelsea – aumentaram as especulações em torno do futuro do treinador. Tanto mais que o Barcelona perdeu também, no sábado, o jogo contra o Real Madrid, afastando-se cada vez mais do título da Liga espanhol – troféu que o Barça ganhou nos últimos três anos.
Em quatro épocas, Pep Guardiola ofereceu 13 troféus ao clube catalão.






3 comentários:

  1. Para quem na altura não percebeu a tirada de Pinto da Costa, cá está a afirmação;

    «A resposta dele foi que era tudo muito bonito, mas se levar três ou quatro do Barcelona e se a Champions correr mal para o ano ninguém me quer. Teve receio de o sucesso não se repetir», disse ainda Pinto da Costa. «Ele está sempre com o fantasma do Mourinho, que ganhou a Taça UEFA e a Champions em anos seguidos. Disse-lhe que devia ter ficado, porque quando se pensa em grande clube é no Barcelona ou no Manchester United. O Chelsea é mais um camião de libras».

    ResponderEliminar
  2. No meu Fecebook coloquei este diálogo:
    - Estou, Pinto da Costa? É Sandro Rossell... O Pep não vai continuar, que devo fazer?
    - Olha, faz como eu, promove o adjunto...

    Portanto, meu caro, o rapaz da Foz nunca iria para o Barça...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não sei se o rapazinho da foz, poderia lá chegar. Achei piada que um ano antes, Pinto da Costa afirmava convictamente que Mourinho ficaria no Real, e que se calhar outros estariam a procura de treinador, e poucos se aperceberam da tirada. E não é que o homem acertou! Vamos ver se acerta também na equipe B da Sagres para a equipa A do mesmo patrocinador.

      Eliminar