Os Invencíveis Azuis e Brancos: Porque falha o futebol deste F.C.Porto, de Vítor Pereira?

Tradutor

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Porque falha o futebol deste F.C.Porto, de Vítor Pereira?

Analisando estatisticamente o novo sistema de jogo do F.C.Porto chegamos a alguns factos curiosos, relativamente à comparação com a equipa que quase tudo venceu em 2010-2011.

Facto;
Quando um dos sectores da equipa, está bem…é o outro que vacila.
Tanta mudança na defesa, ou no meio campo, tem vindo a originar estas exibições menos conseguidas, parecendo que a equipa está sempre curta, não ocupando a totalidade dos espaços concedidos pelas equipas adversárias.
Facto; O modelo táctico do F.C.Porto, é preferencialmente o 4-3-3, e até a data o único utilizado durante os jogos realizados em 2011.
Teoricamente com dois laterais que podem dar profundidade à equipa, mas , na prática os corredores não estão a ter o devido uso, que este sistema permite.
As estatísticas provam, que os Dragões são apenas a sétima equipa da prova com mais cruzamentos efectuados, (152 ) sendo suepradas, por equipas como Académica, V.Guimaraes, V.Setubal e U.Leiria. Estes valores dão que pensar.
Facto; 64% de posse de bola no último jogo, disputado em Olhão.
Uma supremacia temporal, que não teve utilidade nenhuma, nas acções ofensivas da equipa.
Facto; 79 bolas jogadas por Álvaro Pereira, que o tornou o Dragão mais interventivo no jogo contra a Olhanense, ao longo dos 90 minutos.
Curiosamente os seus colegas da defesa Mangala e Maicon, também foram os que mais lances disputaram, com 73 intervenções cada um. Questiona-se; E Rolando? Foi um dos que menos transportou a bola.
Facto; 41 ataques pelo lado direito, que teve o central Maicon adaptado a lateral, como um dos protagonistas. Engraçado que do lado contrário, ou seja no corredor esquerdo e com Palito e James, só se iniciaram, 29 jogadas de ataque.
Facto; Com 22 golos à 8 jornada, esta equipa é uma das mais concretizadoras do historial do F.C.Porto.
Engraçado que muitos que opinam sobre tudo e mais alguma coisa, nada mencionam ou lembram estes registos.
Facto; Quando a média de remates desta equipa anda pelos 20, no jogo contra o Olhanense, o F.C.Porto só fez 11 remates à baliza, em que apenas 3, é que levaram a direcção certa à baliza do guarda redes Fabiano. Não esquecer, que um deles foi na marcação de uma grande penalidade.
Ora, é neste problema, falta de pontaria, que esta equipa tem vindo a esbarrar nos resultados finais dos jogos que disputa. A falta de confiança de alguns dos elementos da equipa, bem como a marcação cerrada movida a outros que tudo fazem para aumentar o nº de remates à baliza, como seja Hulk, tem colocado um travão à capacidade concretizadora desta equipa. Falta aqui um plano B, pois os treinadores adversários já perceberam, como funcionam as movimentações dos nossos médios e defesas laterais, bloqueando, precisamente os terrenos que estes pisam. Para que este sistema não fique bloqueado como aconteceu em Olhão e na liga dos Campeões contra o Apoel, falta nesta equipa um médio com as características de Aimar ou Hugo Viana, e que não tenha medo de transportar a bola, fazendo a ligação entre linhas, ou que se façam mais cruzamentos, ou passes longos. Tem a palavra o treinador Vitor Pereira.
Para mim, nesta função de ligação entre linhas, utilizaria o Sousa, como já o provou na primeira parte do jogo contra o contra o Barcelona.

Resumindo; Depois de ver e ouvir tanta asneira pegada, inclusive de doutos colunáveis, sobre as capacidades técnicas de Vítor Pereira, bem como sobre a capacidade dos jogadores desta equipa, que tudo quase venceu num passado recente, os números não nos deixam mentir.
São francamente mais positivos que no passado recente.
Quem quiser ter o trabalho de os consultar que os procure, e os estude e depois sim, omita a sua opinião.
É tudo uma questão de pormenores, como seja utilização dos cruzamentos, ou um médio tipo box to box, mais avançado na linha tradicional que estes ocupam, no sistema 4-3-3 deste F.C.Porto, ou o apuramento da pontaria de meia distância.
Como já se viu, jogos com 2 autocarros em frente à baliza, é o que mais vai ser utilizado para parar este F.C.Porto.
Por outro lado, e para terminar com um pouco de humor; “Sei que as dificuldades me ajudam a crescer, mas já estou batendo com a cabeça no tecto”.


Sem comentários:

Enviar um comentário