Os Invencíveis Azuis e Brancos: Ainda nada está perdido para o FC Porto.

Tradutor

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ainda nada está perdido para o FC Porto.

Enquanto parte dos adeptos e simpatizantes do FC Porto continua à procura de explicações para o desenrolar atípico deste campeonato, e outros mostram já a sua pouca convicção e fé, de que não é possível dar a volta a situação, os adversários que sabem que a sua posição é periclitante, vão continuando a sua guerra psicológica na comunicação social diária, contra o FC Porto.

E isto porquê? Porque sabem que uma vitória do FC Porto no estádio da Luz, pode transformar os famosos 5 pontos em 2, que em caso de igualdade entre as 2 equipas, se transforma em 1, por vantagem dos azuis e brancos. Um só jogo pode dar a cambalhota na liderança deste campeonato.

Se eles não tivessem passado no ano transacto, pela dupla vergonha que sentiram nas duas derrotas que o FC Porto lhes aplicou na sua casa, com a vantagem que agora levam no campeonato, até poderiam cantar de galo.

Mas como o sentiram e bem na pele, sabem que a vantagem de jogar em casa contra o FC Porto, já não é uma garantia tão forte e convincente de uma vitória, como no passado.

Por isso meus amigos, tudo é ainda possível, e este campeonato encontra-se em discussão competitiva e aberta, entre os 4 primeiros da classificação. 

Ora e nesse sentido, a guerra na comunicação social contra o FC Porto até ao dia em que ambos se irão confrontar, não descerá de intensidade e será de crucial importância no desacreditar dos seus apoios.

Para o demonstrar, aqui está a grande noticia do dia de hoje, que amanhã alguns apresentarão escarrapachada nas suas primeiras paginas desportivas, em desprimor do FC Porto.

"A UEFA pediu às autoridades inglesas que investiguem duas empresas que financiaram a compra do passe do avançado brasileiro Walter pelo FC Porto, noticia a “Bloomberg”.


A Gool Co e a Pearl Design ajudaram a adquirir o passe do brasileiro ao clube uruguaio Atlético Rentistas, a quem o FC Porto pagou seis milhões de euros por 75% dos direitos económicos.



A Gool ficou com direito a 10% de uma futura mais-valia e a Pearl Design detém 25% do passe do jogador, que foi entretanto emprestado ao Cruzeiro.



“Estamos a pedir às autoridades para verificarem”, disse Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, “porque somos uma empresa privada, uma associação, e não podemos ir a uma empresa e dizer: ‘digam-nos quem são e o que fazem’. Eles respondem: ‘quem são vocês para perguntar isso?’”.

As duas empresas estão sediadas em Inglaterra e não há muita informação sobre elas. Nem Mark Quirk, co-proprietário da Gool, nem Mário Jorge Queiroz Castro, gestor da Pearl Design, responderam aos emails da Bloomberg, que cita preocupações dos responsáveis da UEFA com o uso de empresas com morada em Inglaterra mas sem qualquer aparente actividade lá.

Os fundos de jogadores e as parcerias são um tema no topo da actualidade, depois de em Inglaterra e França ter sido proibido que os clubes partilhem os direitos económicos dos jogadores com terceiros.

Pelo contrário, em países como Portugal, Espanha e Turquia, esta partilha é permitida e tem sido cada vez mais frequente, sendo uma importante forma de financiamento dos clubes, numa altura em que o acesso ao crédito bancário é cada vez mais complicado.
O tema dos fundos e parcerias foi, por exemplo, debatido num recente congresso organizado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (“Football Talks”), com as opiniões a dividirem-se entre os que pensam que são um instrumento fundamental no financiamento dos clubes e o que colocam reservas, nomeadamente quanto à transparência dos negócios e a origem do dinheiro.


Os clubes ingleses e franceses têm também feito pressão junto da UEFA, por causa do possível efeito dos fundos e parcerias nas novas regras do “fair play financeiro”.


In jornal o público.


2 comentários:

  1. Acho curioso a UEFA estar preocupada com estes fundos e não se preocupar com o dinheiros árabes, como por exemplo o do Manchester City que deu mais de 250 milhões de prejuízo ou do PSG que vai pelo mesmo caminho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E será que a Uefa está mesmo preocupada com os jogadores do FC Porto, ou isto não passa de propaganda da nossa cs, cavalgando a onda costumeira de colocar em dificuldades, os azuis e brancos?
    Vila pouca, quanto ao resto e muito bem, devem ser os valores exorbitantes que devem meter medo à Uefa. É mais fácil tratar dos pequeninos.
    Abraço.

    ResponderEliminar