Os Invencíveis Azuis e Brancos: Porquê tanto nervosismo do FC Porto?

Tradutor

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Porquê tanto nervosismo do FC Porto?


Acabou por ser um passeio à beira-Sado, ainda que um golo de Meyong, a quinze minutos do fim, tenha certamente assustado. Mas a realidade é que o F.C. Porto teve o adversário ideal afastar eventuais repercussões da derrota europeia com o Manchester City, e teve até a possibilidade de gerir o desgaste antes de novo confronto com a formação inglesa.

Frente a um Vitória de enormes fragilidades, sem sorrir há largos meses, o campeão nacional nem precisou de puxar dos galões para conquistar um triunfo que permite colocar alguma pressão no líder Benfica, que visita Guimarães nesta segunda-feira. Janko, Fernando e Varela marcaram os golos do triunfo azul e branco.

Janko fiel à numerologia
Na última deslocação (interna) antes do clássico, o «dragão» visitou um palco onde costuma ser feliz. O F.C. Porto não perde no Bonfim há 29 anos, e ironicamente foi o jogador com esse número nas costas que deu o primeiro passo para confirmar a tendência histórica.
Estavam cumpridos apenas três minutos quando Marc Janko inaugurou o marcador. De regresso à titularidade, o avançado austríaco só teve de aproveitar as facilidades concedidas pela defesa sadina. Moutinho teve toda liberdade para planear o cruzamento, no lado direito, e depois Janko apareceu no meio dos centrais, a concluir de cabeça (Ricardo Silva ficou pregado ao chão). Uma jogada que começou num lançamento de Sapunaru e acabou no fundo da baliza de Ricardo, as duas principais novidades entre as opções iniciais de ambos os técnicos.

O experiente guarda-redes destacou-se ao minuto 21, a negar o golo a João Moutinho. Antes, porém, já a equipa visitante tinha reclamado uma grande penalidade, por aparente corte com o braço de Ricardo Silva, na área (9m).
Sem chama, e a revelar as debilidades que são conhecidas, o Vitória só esboçou uma reacção aos 23 minutos, com Meyong a cabecear ligeiramente por cima, após lançamento lateral de Ney. Mas três minutos depois o F.C. Porto aumentou a vantagem, aproveitando novo erro sadino. Amoreirinha errou um passe em zona proibida e permitiu a Hulk lançar Fernando em velocidade, para o segundo golo.

Um pequeno susto, logo contrariado
Depois de ter perdido Neca por lesão, ainda na primeira parte (entrou Gallo), José Mota decidiu trocar Djikiné por Rafael Lopes ao intervalo. A intenção era tornar o Vitória mais ofensivo, mas sem grandes efeitos imediatos. O F.C. Porto foi controlando as operações, já a pensar nas futuras batalhas, com Vítor Pereira a substituir Lucho, Hulk e Moutinho.
A equipa da casa só deu um ar da sua graça a quinze minutos do fim quando Meyong, de livre directo, reduziu a diferença com uma bela execução. Os adeptos setubalenses animaram-se, mas quatro minutos depois o F.C. Porto sentenciou o encontro, com um golo de Varela.

Sapunaru ainda esteve perto do quarto golo, neste regresso à titularidade, quatro meses depois, mas acertou na barra, a dois minutos do fim.

2 comentários:

  1. Será que o homem percebe de psicologia? Se não percebe, arranjem um psicólogo e, se porventura já o têm, arranjem outro, porque esse também nada percebe da arte.

    ResponderEliminar
  2. Sem Maicon, uma surpresa, talvez a pensar no jogo de quarta-feira, onde o brasileiro, com mais ritmo que Sapunaru - que atendendo ao tempo de paragens esteve bem e podia ter marcado... - será necessário e na estreia de Alex Sandro - quero ver mais e o jogo de quarta-feira vai ser um bom indicativo sobre o lateral brasileiro - em jogos da Liga Zon Sagres, no lugar do castigado Alvaro Pereira, o F.C.Porto entrou bem e logo aos 3 minutos adiantou-se no marcador. Jogada simples de Moutinho pela direita, cruzamento e no sítio certo, Janko - 3 jogos, 3 golos, é isso que se pede a um ponta-de-lança - carimbou.
    Se é verdade que ainda não havia uma tendência, parecia claro que a pressão a meio-campo e depois saídas rápidas para o ataque, parecia ser a forma pretendida para o Campeão resolver as dificuldades que esperava encontrar. A dar razão a esta teoria, o segundo golo: Fernando recuperou, deu, recebeu e marcou, coisa rara, mas merecida, de um jogador que tem sido dos melhores da equipa portista. Nos entretantos, entre o primeiro e o segundo golo, uma ou outra desconcentração defensiva - contra equipas mais fortes pagam-se caro...-, como cabeceamento de Mayong, por exemplo, e mais um penalty cristalino a favor do F.C.Porto que Paulo Baptista não assinalou. A ganhar por dois golos o F.C.Porto geriu e até ao intervalo só deu Porto. Mesmo sem forçar e num ritmo baixo, o Campeão dominou e controlou totalmente o jogo, com uma posse esmagadora, podia ter marcado mais um ou outro golo e nunca esteve em risco de sofrer. Tudo somado, talvez o 0-3 expressasse mais fielmente o que foram os primeiros 45 minutos.

    Na etapa completar nada de novo... Porto a dominar a seu belo prazer, gerindo e poupando, até que aos 60 minutos, Vítor Pereira a pensar no Manchester City, começou a rodar. Aos 60 minutos saiu Lucho, mais tarde, aos 68, saíram Hulk e Moutinho, para as entradas de Defour, James e C.Rodríguez. Mesmo com as alterações tudo continuou igual e só se alterou quando e sem fazer muito por isso, a equipa de José Mota diminuiu... mas como Varela - voltou a jogar bem -, passados apenas 4 minutos colocou novamente a vantagem portista em dois golos, o jogo ficou definitivamente decidido. Embora o marcador pudesse ter sido alterado, valendo uma excelente defesa de Helton e a barra da baliza sadina, para que o resultado final não tivesse mais um golo para cada lado.

    Em resumo:
    Quando uma equipa tem 5 pontos de atraso, sabe que só lhe resta ganhar e ganhar. Foi o quer o F.C.Porto fez esta noite. Conseguiu-o com naturalidade e tranquilidade e uma exibição que sem ser brilhante, foi suficiente para um triunfo claro e justíssimo.

    Notas finais:
    Uma palavra de apreço para os muitos portistas que se deslocaram ao Bonfim. Mesmo com a época a não correr como esperavamos e desejavamos, o apoio tem sido constante e isso merece ser destacado.

    O duo Valdemar Duarte, João Manhã, igual a ele próprio, mais uma vez não se aguentou - eu desisti aos 6 minutos quando um penalty, claro, de Ricardo Silva, corte com o braço na área, não mereceu nenhum comentário.

    Abraço

    ResponderEliminar