Os Invencíveis Azuis e Brancos: Dois Reis, na mesma equipa de Xadrez.

Tradutor

domingo, 6 de novembro de 2011

Dois Reis, na mesma equipa de Xadrez.

Depois de ver o jogo de ontem, mais uma vez o F.C.Porto demonstrou que nas suas peças ou seja nos seus jogadores falta alguém que faça o papel igual ao que a peça do Bispo faz num tabuleiro de Xadrez.

Neste naipe de jogadores não existem jogadores com a capacidade de tocar a bola na diagonal avançar e receber mais a frente, ganhando metros de terreno e aparecendo nas costas da defesa adversária.

Por outro lado sobram jogadores que fazem o papel de peões, de torres e de reis. Sim este F.C.Porto tem um xadrez com duas peças que fazem o papel de Rei, e por isso se nota dificuldades em saber o que se deve fazer durante os 90 minutos e principalmente quando a equipa tem a bola para iniciar o ataque.

Hulk e Vítor Pereira tentam encarnar essa peça de Xadrez, no desenvolvimento e organização táctica dos métodos de jogo. Enquanto Vítor pereira pretende um jogo aberto nos extremos, e cruzamentos para a área, Hulk encarrega-se de tentar fazer tudo sozinho, e ao mesmo tempo fugir do corredor, flectindo para dentro, para tentar fazer o remate de meia distância e frontal à baliza. Com este tipo de jogadas, Hulk arrasta o defesa direito, bem como o médio de cobertura das suas posições para a zona central do terreno já de si miuto congestionada, em vez de procurar as tabelas com a entrada de um colega junto à linha lateral, apanhando assim em contra pé a defesa contrária.

Esta indisciplina táctica de Hulk, tem colocado a equipa em constantes sobressaltos, bem como a bater em constantes muralhas de homens que são colocados à entrada da defesa adversária, assim como deixa o ponta de lança sem jogo. Por isso o treinador do Olhanense orgulhosamente afirmava no final do encontro, que tinha inventado a tatica do 4-6-0, porque este F.C.Porto não trabalha as linhas laterais e não busca a linha do fundo para poder entrar por esse sítio.

A dificuldade em jogar em troca de bola, mas em progressão é demasiado evidente que este F.C.Porto não o consegue fazer, pois só sabem utilizar os passes laterais e perpendiculares, facilitando assim a vida às equipas adversárias, Basta as equipas manterem a sua posição no terreno e não se perderem nas marcações, que este FCP, revela uma dificuldade atroz em progredir, sendo obrigado a atrasar a bola para os seus centrais ou para o seu guarda redes.

No jogo de ontem, foi por demais evidente o papel das duas peças fulcrais deste F.C.Porto, no desenvolvimento do seu papel de Reis da equipa. Nesta história e pelo avolumar dos maus resultados nota-se que a corda irá partir para o Rei que se encontra sentado no banco, porque não teve coragem nem vontade de manter a sua posição, após o jogo do F.C.Porto-Paços de Ferreira, ao ter retirado Hulk do jogo.

Ontem, antes da marcação do penálti que foi assinalado aos 2 minutos de jogo, Hulk olha para o guarda redes do Olhanense, pisca-lhe o olho direito e ao fazer o remate na marcação da grande penalidade, envia a bola para o mesmo lado, originando um grande brilharete ao guarda redes do Olhanense, pela grande defesa que efetuou, ao seu remate.

Não contente, e apesar de ter chegado à bola em boas condições de poder recarregar com êxito, marcando assim o golo, Hulk, faz o mais difícil, voltando a falhar, por ter optado por enviar a bola para o poste mais distante da baliza de Olhão, com a mesma a sair muito ao lado.

Tudo isto é triste e está a tornar-se no fado deste F.C.Porto 2011-2012, quando tudo se previa que fosse mais um hino de glórias e conquistas para as vestes de azul e branco.

Esta história tem que ser travada pelo chefe maior da tribo, pois a sua frase, de Hulk e mais dez, faz-me lembrar uma célebre frase de um sonhador da bola, que um dia apareceu a treinar o F.C.Porto, e que afirmou; Neste Porto, é Gomes e mais dez…e não queiram saber como terminou essa época, com uma das maiores derrotas do Porto a nível internacional.

Por isso, das duas uma. Ou e equipa leva um banho de humildade com Hulk e companhia a serem colocados no lseu devido lugar de funcionários do clube, passando a desempenhar o papel das outras peças de xadrez, ou o Rei que deveria ser único e que se deveria encontrar no banco a comandar a sua equipa, é exonerado do cargo, entrando alguém mais duro e disciplinador.

Aguardemos.
http://portodragoinfire.blogspot.com/

1 comentário:

  1. Quando não se joga com o ponta de lança também não podemos pedir que este marque golos e mais golos. A equipa tem que treinar os ataques organizados com a inclusão do ponta de lança e não só esperar que sejam os médios a marcar os golos.

    ResponderEliminar