Os Invencíveis Azuis e Brancos: FC Porto, e o monstro HULK.

Tradutor

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FC Porto, e o monstro HULK.



Após 5 jogos disputados nesta edição da Champions League, o FC Porto apresenta alguns resultados estatísticos interessantes, que podem ajudar a explicar o porquê do seu 3º lugar algo complicado, na tabela do Grupo G.

No total, o FC Porto apresenta um bom saldo de 78 remates efectuados, ficando a 8 remates do primeiro lugar, que é ocupado pelo Real Madrid, com 86 remates .

O indicador que nos pode oferecer algumas luzes para a situação complicada do apuramento do FC Porto para a fase seguinte da Champions, pode explicar-se pelo baixo percentual da concretização em golos, para o total de remates efectuados.

Ou seja, em 78 remates, só 8,24% deles é que se traduzem em golos. Valor muito baixo, se comparado com outros clubes dito "grandes", como sejam o Real Madrid, com 15,69% de aproveitamento, sendo quase o dobro do valor do FC Porto.

Como curiosidade neste capitulo, refira-se que o Zenit, apresenta dados muito próximos do FC Porto, já que fez 84 remates para a obtenção de 7 golos, traduzindo-se numa taxa de sucesso de 7,69%, estando assim muito perto do valor do FC Porto com os seus, 8,24%.

Este baixo valor de concretização em golos para o FC Porto, tem uma explicação na falta de pontaria revelada, já que dos 78 remates, só 33 é que seguiram a direcção da baliza, totalizando-se num aproveitamento de 42%.

A equipa mais rematadora e certeira desta Champions League, é o Real Madrid que efectou 51 remates à baliza, seguido de perto pelo Chelsea com 47, e o Valência com 41.

O FC Porto é a 6ª equipa mais certeira do torneio com 33, mais um remate que o o Zenit com 32. 
Apesar de um honroso 6º lugar, o FC Porto encontra.se já a uma apreciável distância do primeiro lugar, estando com menos 18 remates certeiros que o Real Madrid, que tem feito até ao momento, uma Champions League exemplar. 

Contudo, deve-se realçar que o FC Porto neste capitulo, apresenta melhores índices que o seu grande rival português ou seja o SL Benfica, que só apresenta 26 remates certeiros, ou seja menos 7 que os azuis e brancos.

A falta de pontaria, é na verdade o calcanhar de Aquiles desta equipa do FC Porto, que não apresenta um finalizador de topo, ou seja um verdadeiro ponta de lança do tipo nº9. 

Mas para explicar melhor a tal falta de eficácia de um matador de área nesta equipa, analisemos então os 33 remates que seguem a direcção da baliza adversária.

Dos 33 remates do FC porto, poderemos verificar que só 21% deles, é que se transformaram efectivamente em golo, já que 79% acabaram nas mãos dos guarda redes, ou nos postes das balizas, adversárias.

Com indicadores de eficácia em golo tão baixos, não podemos exigir que a equipa consiga maior numero de vitórias nesta competição, quando estamos a disputar apuramentos com equipas que apresentam neste capitulo, valores 2 vezes superiores aos do FC Porto.

Fica assim demonstrado, que foi um erro por parte da direcção técnica do FC Porto, o ter inscrito só um ponta de lança, ou seja Kléber, quando ainda por cima este não tinha qualquer experiência demonstrada, quer com a equipa, quer em jogos desta envergadura e responsabilidade.

Não é de estranhar para os mais atentos nestas coisas, as dificuldades que esta equipa do FC Porto tem vindo a demonstrar no apuramento para a fase seguinte da prova, e que com os maus resultados alcançados, foi avolumando os índices de nervosismo, ansiedade e tensão na disputa dos jogos, potenciando ainda mais a tal falta de eficácia e pontaria nos remates efectuados.

Obviamente para contornar este facto, tem vindo o FC Porto a socorrer-se desse extraordinário jogador de seu nome Hulk. Muitos dos adeptos do FC Porto, não tem valorizando devidamente o trabalho fantástico e competitivo, que este tem efectuado nos jogos deste torneio, em prol da equipa azul e branca.


Como demonstração do que acima mencionamos, atente-se nos nºs que Hulk apresenta, nesta competição da Champions League, quando em comparação directa com outros monstros do futebol europeu, como sejam, Lionel Messi ou o Cristiano Ronaldo.
Hulk tem uma taxa de sucesso de 30,77%, rivalizando com esse monstro sagrado Lionel Messi com 35,29%, mas apresentando um valor superior ao de Cristiano Ronaldo, que só alcança os 25%.

Se analisarmos os valores de Hulk, em comparação com verdadeiros pontas de lança, ou seja os tais nºs 9, como sejam Benzema 36,36%, Soldado 71,43%, Ibrahimovic 40% ou Mario Gomez com os seus 60%, poderemos então afirmar com toda a certeza, que o valente jogador brasileiro ao serviço do FC Porto, tem conseguido realizar o feito do 2 em 1, ou seja; Cria as situações, e concretiza as mesmas.

Se duvidas existissem para a demonstração do extraordinário trabalho que Hulk tem vindo a realizar, fica ainda o registo de ser o 2º jogador  com maior nº de remates à baliza, unicamente ultrapassado por Lionel Messi com 17, e que ocupa o 1º lugar dtop da Champions League.

Sem comentários:

Enviar um comentário