Os Invencíveis Azuis e Brancos: Fabuloso James, a marcar a diferença.

Tradutor

domingo, 15 de janeiro de 2012

Fabuloso James, a marcar a diferença.


Pouco habituado, nos últimos tempos, a olhar para o cimo da tabela classificativa e encontrar lá alguém, o FC Porto reagiu da melhor maneira à liderança no campeonato perdida na semana passada, vencendo o Rio Ave, por 2-0, num jogo em que começou com cinco pontos de atraso para o Benfica, que minutos antes havia derrotado o Vitória de Setúbal. O resultado da Luz não afectou os campeões nacionais, nem mesmo as ausências de João Moutinho, castigado, e Djalma, que partiu para a CAN. Vítor Pereira apostou em Defour para o lugar do internacional português, enquanto James rendeu o angolano. O belga começou, inclusive, por ser um dos mais dinâmicos no passe e na construção de jogo, e o colombiano foi sempre um quebra-cabeças para a defensiva vila-condense.

Apesar de ter mais jogadores no meio-campo, o Rio Ave jogou com o quarteto defensivo muito adiantado, provocando enormes desequilíbrios, bem aproveitados pelo FC Porto. Com James de um lado e Cristian Rodríguez do outro, a equipa de Vítor Pereira tentou aproveitar os espaços, procurando a velocidade de Hulk, ficando a sensação que o primeiro golo poderia ser uma questão de minutos. Porém, perto da meia hora de jogo os dragões perderam o Incrível. Uma lesão afastou-o do jogo, obrigando o treinador portista a mexer na equipa. Entrou Kléber, mantendo-se o desenho táctico, mas com menos velocidade e menor capacidade de explosão. Apesar disso, o FC Porto quis demonstrar que não estava Hulkdependente. Continuou a praticar um futebol ofensivo, com maior posse de bola e, mesmo com Belluschi e Defour pouco agressivos na hora de recuperar bolas, viram o adversário com enorme dificuldade para chegar à baliza de Helton.

O golo de James acalmou os adeptos portistas e percebeu-se logo que, ou o Rio Ave aparecia transfigurado na segunda parte, ou arriscava sofrer mais alguns golos.
Com o FC Porto cada vez mais ofensivo e à procura do 2-0, o Rio Ave continuou a sentir os mesmos problemas. Já sem um apagado Jorginho - ovacionado pelos adeptos do FC Porto no regresso ao Dragão -, a equipa de Vila do Conde nunca conseguiu assumir o comando do jogo. Helton passou mais tempo a jogar com as mãos do que com os pés, e João Tomás, apesar do esforço, jogou mais fora do que dentro da área portista. Raramente servido em condições de tentar o golo, o ponta-de-lança só teve uma ocasião para tentar o golo, num lance no período de descontos e que originou a expulsão de Rolando. Antes disso, muito antes, já os dragões tinham chegado ao 2-0, num lance concretizado por James. O colombiano aliou a inteligência ao talento e, numa combinação com os dois pés, deixou Tiago Pinto pelo caminho e voltou a bater o brasileiro Huanderson. Mais um belo momento do esquerdino.

Com o segundo golo, ficou novamente a sensação que o FC Porto podia embalar para um resultado mais volumoso, mas a falta de pontaria ou as intervenções do guarda-redes do Rio Ave impediram um resultado que daria uma maior e mais justa expressão do que aconteceu ao longo do jogo. Os dragões bem tentaram, perante um adversário que pouco fez e que, curiosamente, não conseguiu um único canto ao longo do jogo. Com este triunfo, o FC Porto não só impediu que o líder fugisse, como registou o 54º jogo sem perder no campeonato.

Continua a perseguição ao líder.


Video resumo do jogo;http://www.youtube.com/watch?v=mJ8X83WEqP8

Sem comentários:

Enviar um comentário