Os Invencíveis Azuis e Brancos: Pinto da Costa, volta a ganhar.

Tradutor

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pinto da Costa, volta a ganhar.


O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu, esta segunda-feira, Pinto da Costa do crime de ofensa a pessoa colectiva. Em causa, estavam declarações do dirigente do F.C. Porto consideradas pelo tribunal como exercício da liberdade de expressão.

O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu, esta segunda-feira de manhã, Pinto da Costa, bem como a jornalista Felícia Cabrita, ambos arguidos no processo por ofensa a pessoa colectiva, acusados pelo Ministério Público.

Em causa, estavam as declarações do presidente do F.C. Porto na biografia «Luzes e Sombras de um Dragão», escrito pelas jornalistas Felícia Cabrita e Ana Sofia Fonseca, na qual Pinto da Costa compara o Ministério Público à PIDE.

"Não estou para viver num país onde a revolução de Abril acabou com a PIDE para agora a ver substituída pelo Ministério Público", afirma Pinto da Costa no livro.

Esta segunda-feira, o Tribunal Criminal de Lisboa considerou as declarações feitas no âmbito da prerrogativa da liberdade de expressão, referindo-se não a factos, mas um juízo de valor.

Quando em Dezembro de 2006, foi publicado o livro "Eu Carolina", da autoria da ex-namorada do presidente do FC Porto, com a colaboração de uma professora e da jornalista Leonor Pinhão, o procurador-geral da Republica, tendo conhecimento da obra, resolveu criar uma equipa especial para investigar todos os casos do famoso "Apito Dourado". A para desta decisão o procurador determinou que todos os procuradores do Ministério Público, deveriam recorrer de todas as decisões dos juízes contrárias às teses da Procuradoria. Todos estes casos com acusação do MP, acabaram arquivados pelos juízes na fase de instrução, ou confirmados na relação. 

Apesar destas 5 vitórias, caso FC Porto-E.Amadora, Beira - FC Porto, Nacional-Benfica, Bofetada em Carolina, e agora o mais recente no crime de ofensa ao MP, fica ainda pendente um sexto caso referente ao inquérito por alegados crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, que também é decorrente dos relatos de Carolina Salgado, envolvendo a transferência de jogadores da era Mourinho, e supostos depósitos de dinheiro na Suíça e off-shores. 

Em 2009, a Procuradora especial explicou que a investigação seria muito complexa, prevendo-se uma duração de três anos, terminando o prazo em 2012.

Continua assim, a saga de Pinto da Costa e do FC Porto, na luta pela defesa da sua honra pessoal e do clube por si dirigido, nos anos das mais prestigiadas conquistas, protagonizadas por uma equipa de futebol, em Portugal.

Um dia, na história deste fantástico País, ficarão registadas com orgulho, as grandes epopeias e valorosos feitos protagonizados por uma equipa de azul e branca vestidos, quais habitantes de uma aldeia gaulesa, rodeada pelas tropas romanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário