Os Invencíveis Azuis e Brancos: Soccer Invest - O Fundo financeiro do FC Porto.

Tradutor

sábado, 3 de dezembro de 2011

Soccer Invest - O Fundo financeiro do FC Porto.


Soccer Invest, o fundo de investimento em jogadores de futebol, associado ao FC Porto, é um fundo financeiro português.

Este fundo, tem sido actualmente um dos parceiros mais importantes para o FC Porto, sendo detido pela empresa MNF Gestão de Activos.
O Soccer Invest, foi reconhecido como um fundo importante na estratégia do FC Porto, quando em Agosto último se soube que detinha 37,5% do passe de João Moutinho, que como se sabe é um dos jogadores mais importantes na equipa principal de futebol.

Recentemente a Soccer Invest, pagou mais de 700 mil euros por 11% dos direitos económicos de Iturbe, quando já detinha por 600 mil euros, 15% dos passes dos jogadores Castro e Ukra, ( jogadores cedidos pelo FCPorto, ao Sporting de Gijón e ao SC Braga) e mais 500 mil euros por 25% do passe de Fucile.

A Soccer Invest torna-se assim num parceiro importante para a estratégia da Sad do FC Porto, apesar desta última desmentir que existe uma colagem do FC Porto, aos fundos que quer o Benfica através da Satrs Fund, quer o Sporting com o seu fundo a Portugal Fund, utilizam.

A empresa que gere o Soccer Invest Fund, tem como administrador uma antigo membro da assembleia geral do Sporting, João Lino de Castro, conforme se pode comprovar no site da MNF, e nas informações que esta presta à CMVM.
A necessidade de liquidez que os principais clubes de futebol, tem vindo a demonstrar, é sustentado por este aparecimento destes Fundos.

Como exemplo desta situação, o FC Porto negociou recentemente com um fundo ainda não declarado, a cedência de 30% do passe de Kléber, bem como 10% dos passes de Defour e de Mangala.

De notar que estes fundos já avaliam o passe de Juan Iturbe em mais de 7 milhões de euros, sem que este jogador argentino, tenha ainda efectuado qualquer jogo no campeonato nacional, pois só efectuou um jogo pelo FC Porto e para a Taça de Portugal, onde se lesionou num cotovelo.

Pelos vistos, o aparecimento destes fundos que germinaram que nem cogumelos pelas diversas Sad´s dos clubes mundiais, está para durar, com intervenções directas em transferências, cedências e vendas de percentagens de passes, a mudarem constantemente de mão, com as consequentes complicações a estenderem-se na utilização dos jogadores, para uma correta gestão das principais equipas de futebol.

Como se explica então, a não utilização de Iturbe, que foi adquirido com pompa e circunstância pelo FC Porto, num único jogo do campeonato nacional de futebol, a não ser por estas negociatas extra futebol?

Estas estratégias de engenharia financeira, que por um lado libertam rapidamente alguma liquidez aos clubes, podem contudo e a breve prazo, asfixiar completamente o surgimento espontâneo de algumas futuras estrelas de futebol, que não tenham sido objecto de compra de um qualquer fundo de investimento mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário