Os Invencíveis Azuis e Brancos: FC Porto e assim também se fabrica um campeão.

Tradutor

segunda-feira, 7 de maio de 2012

FC Porto e assim também se fabrica um campeão.


Nelson Puga licenciou-se em Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É Mestre em Medicina Desportiva tendo feito a sua especialização profissional nesta área e tirado a especialidade em Medicina Desportiva.
Atualmente, é o Director do Departamento Médico e Médico da equipa profissional de futebol sénior do Futebol Clube do Porto tendo, desde 1986, sido médico do Departamento Médico de Atividades de Rendimento e Alta Competição do clube.
É também médico da Federação Portuguesa de Voleibol e Director do Departamento Médico desta Federação.
Nelson Puga foi Médico Oficial do Comité Olímpico Português nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e Médico do Conselho Nacional Antidopagem, fazendo parte das equipas de controlo Anti-Doping.
Esteve presente em mais de uma centena de Colóquios e Congressos (Nacionais e Internacionais), tendo sido orador em mais de 60.
Nelson Puga é membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva e da Associação dos Médicos de Futebol.
Currículo Desportivo
Nelson Puga praticou Voleibol durante 20 anos. Iniciou a sua prática no CDUP, tendo passado pelo F. C. Porto e pelo Leixões S. C., até ter terminado a sua carreira desportiva na A. A. S. Mamede. Durante o período em que esteve ligado à modalidade, ganhou 8 Campeonatos de Portugal e venceu 3 Taças de Portugal.
Foi também capitão da Seleção Nacional em mais de 100 jogos, onde obteve 148 Internacionalizações pela equipa principal. Desde 1980 a 1992 foi o único atleta a fazer todos os jogos da Seleção Nacional, tendo sido homenageado pela Federação Portuguesa de Voleibol e pela Associação de Voleibol do Porto, por ter sido o primeiro atleta português a atingir as 100 internacionalizações.

Aqui fica o curriculum de um extraordinário colaborador do nosso clube o FC Porto, e um dos responsáveis pela obtenção deste bicampeonato de futebol.

Para quem não viu o programa desta noite no Porto Canal, em que o médico Nelson Puga, foi o convidado principal, não sabe o que perdeu em termos de conhecimento de alguns importantíssimos pormenores e segredos, ajudam o FC Porto a transformar-se também por essa via, num clube da elite do futebol mundial.
A mudança estratégica operada na filosofia seguida pelo departamento médico do FC Porto, que deixou de assim se chamar e passou a ser dominado de gabinete de saúde, com o abandono da capacidade de tratamento por reação às ocorrências das lesões, para uma mais competitiva e proactiva antecipando cenários de possíveis lesões e impedimentos, para que os jogadores estejam sempre no seu máximo vigor físico e prontos para entrar em competição. São estes também, alguns dos pormenores em que se baseiam a construção de campeões como o FC Porto. A confidencia de partilhar cenários e ocorrências com os clubes da elite do futebol, principalmente os que mais participam na Liga dos Campeões, para mais rapidamente e melhor se delinearem estratégias de tratamento das lesões dos jogadores, permitem estar sempre no topo da inovação.
Fantástica a partilha do sucesso alcançado com a conquista do campeonato, bem como com a disponibilidade de todos os jogadores numa altura crucial da época, com todos os elementos do corpo clínico do FC Porto. Ficamos também a saber sobre a primordial importância das ações do psicólogo antes durante e depois dos tratamentos das lesões dos jogadores, do FC Porto.
A terminar, uma história deliciosa, sobre muitas que constam do seu reportório mas que por falta de tempo ou por confidencialidade o Dr. Puga não pode divulgar com exceção de uma que definem claramente que é o sócio 3600 do FC Porto, que por acaso é o médico da equipa de futebol do FC Porto.
“Estava a nossa equipa a vencer por um a zero no estádio em que ultimamente mais temos festejado a obtenção de títulos nestas ultimas épocas e com o FC Porto a massacrar o adversário, sou chamado a entrar no campo para prestar assistência a um dos nosso jogadores. Estava eu a prestar assistência ao nosso jogador na presença do árbitro do desafio, quando um dos jogadores adversário se aproximou, e em tom ameaçador afirmou; Vamos lá a despachar!!!. Olhei para ele e respondi; Porquê, estás com pressa de sofrer o 2ª golo? O árbitro riu-se, o tipo ficou embasbacado e retirou-se do local.”
Grande portista, grande amor e grande paixão. Terminou afirmando; Ser Porto, é estar disposto a morrer ( em sentido figurado ) por este emblema e por este clube.

2 comentários:

  1. Portista apaixonado e com grande sentido de profissionalismo e dedicação ao Clube do seu coração.

    Parabéns pela entrevista.

    ResponderEliminar
  2. Grande pessoa, grande profissional, grande portista. É uma referência e alguém que dentro do clube, próximo dos jogadores, ajuda e de que maneira, a passar a paixão, o espírito e a mística do Dragão.

    Um abraço

    ResponderEliminar